Satisfação dos clientes de uma indústria de ração no Mato Grosso do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFGD |
Texto Completo: | http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3083 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo apontar o nível de satisfação dos clientes do segmento de rações para bovinos em uma empresa agroindustrial do município de Maracaju – MS. Para alcançar este objetivo utilizou os objetivos específicos que consistiam em: Analisar as experiências dos consumidores em interações passadas, mensurar o nível de satisfação dos clientes em relação ao atendimento, produto, preços e cobranças, ambiente e a satisfação global e identificar qual o principal critério utilizado pelo consumidor para escolher a empresa. O Referencial teórico se pautou em: Satisfação do Consumidor, Marketing de Relacionamento, Fidelização do Cliente e o pós-venda. A Metodologia utilizada tem uma abordagem quantitativa, sendo um estudo de caso descritivo, onde foi aplicando um questionário estruturado, com perguntas fechadas de múltipla escolhas aos clientes da empresa Benetti Industria e Comércio de Ração LTDA, através da escalas tipo Likert, e levando-se em conta as cinco dimensões: Atendimento, Produto, Preço e Cobrança, Ambiente e Satisfação Geral para então identificar as percepções, expectativas, opiniões e críticas dos clientes da empresa do segmento de ração. E uma entrevista qualitativa com o gestor da empresa. Portanto, a análise dos dados possibilitou identificar que a empresa está atendendo satisfatoriamente os aspectos: Atendimento, Produto, Preço e Cobrança, Satisfação Geral, tendo apenas o Ambiente como um problema a ser resolvido. A partir dos dados obtidos, foi constatado que os clientes em sua maioria estão satisfeitos com os aspectos analisados. |
id |
UFGD-2_ec6bdb6b931d5fdb36361cc37e016dd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/3083 |
network_acronym_str |
UFGD-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFGD |
repository_id_str |
2116 |
spelling |
Mendonça, Jane Corrêa Alves0000-0001-9143-4717http://lattes.cnpq.br/8439393300744502Dutra, Fábio Mascarenhashttp://lattes.cnpq.br/1193767417072889Gomes, Narciso Bastoshttp://lattes.cnpq.br/8591563148610577http://lattes.cnpq.br/1838215714389712Magalhães, Betina Eberhart2020-05-20T12:46:53Z2020-05-20T12:46:53Z2017MAGALHÃES, Betina Eberhart. Satisfação dos clientes de uma indústria de ração no Mato Grosso do Sul. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3083Este estudo tem como objetivo apontar o nível de satisfação dos clientes do segmento de rações para bovinos em uma empresa agroindustrial do município de Maracaju – MS. Para alcançar este objetivo utilizou os objetivos específicos que consistiam em: Analisar as experiências dos consumidores em interações passadas, mensurar o nível de satisfação dos clientes em relação ao atendimento, produto, preços e cobranças, ambiente e a satisfação global e identificar qual o principal critério utilizado pelo consumidor para escolher a empresa. O Referencial teórico se pautou em: Satisfação do Consumidor, Marketing de Relacionamento, Fidelização do Cliente e o pós-venda. A Metodologia utilizada tem uma abordagem quantitativa, sendo um estudo de caso descritivo, onde foi aplicando um questionário estruturado, com perguntas fechadas de múltipla escolhas aos clientes da empresa Benetti Industria e Comércio de Ração LTDA, através da escalas tipo Likert, e levando-se em conta as cinco dimensões: Atendimento, Produto, Preço e Cobrança, Ambiente e Satisfação Geral para então identificar as percepções, expectativas, opiniões e críticas dos clientes da empresa do segmento de ração. E uma entrevista qualitativa com o gestor da empresa. Portanto, a análise dos dados possibilitou identificar que a empresa está atendendo satisfatoriamente os aspectos: Atendimento, Produto, Preço e Cobrança, Satisfação Geral, tendo apenas o Ambiente como um problema a ser resolvido. A partir dos dados obtidos, foi constatado que os clientes em sua maioria estão satisfeitos com os aspectos analisados.The objective of this study was to assess the level of satisfaction of the costumers of a cattle feed segment in an agribusiness company in the municipality of Maracaju - MS. In order to achieve this objective, we focused the specific objectives of: Analyzing the experiences of consumers in past interactions, measuring the level of customer satisfaction in relation to service, product, prices and charges, environment and overall satisfaction and we identified the main criterion used by the consumer for choosing that company. The theoretical reference was based on: Consumer Satisfaction, Relationship Marketing, Customer Loyalty and aftermarkets. The methodology used has a quantitative approach, being a descriptive case study, in which we applied a structured questionnaire, with closed questions of multiple choices to the clients of the company Benetti Industria e Comércio de Ração LTDA, through Likert scales, and taking into account the five dimensions: Service, Product, Price and Collection, Environment and General Satisfaction, to identify the perceptions, expectations, opinions and criticisms of the company's customers in the animal feed segment, as well as a brief interview with the manager of the company. Therefore, the analysis of the data made it possible to identify that the company is satisfying the aspects: Customer Service, Product, Price and Collection, General Satisfaction, having only the Environment as a problem to be solved. From the results obtained, we verified that the clients are mostly satisfied with the analyzed aspects.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-05-20T12:46:53Z No. of bitstreams: 1 BetinaEberhartMagalhaes.pdf: 762675 bytes, checksum: 620405a3fd3542828c65ed9b98d61516 (MD5)Made available in DSpace on 2020-05-20T12:46:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BetinaEberhartMagalhaes.pdf: 762675 bytes, checksum: 620405a3fd3542828c65ed9b98d61516 (MD5) Previous issue date: 2017porUniversidade Federal da Grande DouradosUFGDBrasilFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e EconomiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOSatisfação do clienteConsumer satisfactionMarketingSatisfação dos clientes de uma indústria de ração no Mato Grosso do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTBetinaEberhartMagalhaes.pdf.txtBetinaEberhartMagalhaes.pdf.txtExtracted texttext/plain88298https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3083/3/BetinaEberhartMagalhaes.pdf.txt39aa8e5be89fa9c1ea519d6d936be277MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3083/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALBetinaEberhartMagalhaes.pdfBetinaEberhartMagalhaes.pdfapplication/pdf762675https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3083/1/BetinaEberhartMagalhaes.pdf620405a3fd3542828c65ed9b98d61516MD51prefix/30832023-09-14 02:11:50.596oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T06:11:50Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Satisfação dos clientes de uma indústria de ração no Mato Grosso do Sul |
title |
Satisfação dos clientes de uma indústria de ração no Mato Grosso do Sul |
spellingShingle |
Satisfação dos clientes de uma indústria de ração no Mato Grosso do Sul Magalhães, Betina Eberhart CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Satisfação do cliente Consumer satisfaction Marketing |
title_short |
Satisfação dos clientes de uma indústria de ração no Mato Grosso do Sul |
title_full |
Satisfação dos clientes de uma indústria de ração no Mato Grosso do Sul |
title_fullStr |
Satisfação dos clientes de uma indústria de ração no Mato Grosso do Sul |
title_full_unstemmed |
Satisfação dos clientes de uma indústria de ração no Mato Grosso do Sul |
title_sort |
Satisfação dos clientes de uma indústria de ração no Mato Grosso do Sul |
author |
Magalhães, Betina Eberhart |
author_facet |
Magalhães, Betina Eberhart |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mendonça, Jane Corrêa Alves |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
0000-0001-9143-4717 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8439393300744502 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Dutra, Fábio Mascarenhas |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1193767417072889 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Gomes, Narciso Bastos |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8591563148610577 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1838215714389712 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Betina Eberhart |
contributor_str_mv |
Mendonça, Jane Corrêa Alves Dutra, Fábio Mascarenhas Gomes, Narciso Bastos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Satisfação do cliente Consumer satisfaction Marketing |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação do cliente |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Consumer satisfaction Marketing |
description |
Este estudo tem como objetivo apontar o nível de satisfação dos clientes do segmento de rações para bovinos em uma empresa agroindustrial do município de Maracaju – MS. Para alcançar este objetivo utilizou os objetivos específicos que consistiam em: Analisar as experiências dos consumidores em interações passadas, mensurar o nível de satisfação dos clientes em relação ao atendimento, produto, preços e cobranças, ambiente e a satisfação global e identificar qual o principal critério utilizado pelo consumidor para escolher a empresa. O Referencial teórico se pautou em: Satisfação do Consumidor, Marketing de Relacionamento, Fidelização do Cliente e o pós-venda. A Metodologia utilizada tem uma abordagem quantitativa, sendo um estudo de caso descritivo, onde foi aplicando um questionário estruturado, com perguntas fechadas de múltipla escolhas aos clientes da empresa Benetti Industria e Comércio de Ração LTDA, através da escalas tipo Likert, e levando-se em conta as cinco dimensões: Atendimento, Produto, Preço e Cobrança, Ambiente e Satisfação Geral para então identificar as percepções, expectativas, opiniões e críticas dos clientes da empresa do segmento de ração. E uma entrevista qualitativa com o gestor da empresa. Portanto, a análise dos dados possibilitou identificar que a empresa está atendendo satisfatoriamente os aspectos: Atendimento, Produto, Preço e Cobrança, Satisfação Geral, tendo apenas o Ambiente como um problema a ser resolvido. A partir dos dados obtidos, foi constatado que os clientes em sua maioria estão satisfeitos com os aspectos analisados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-05-20T12:46:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-20T12:46:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MAGALHÃES, Betina Eberhart. Satisfação dos clientes de uma indústria de ração no Mato Grosso do Sul. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3083 |
identifier_str_mv |
MAGALHÃES, Betina Eberhart. Satisfação dos clientes de uma indústria de ração no Mato Grosso do Sul. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017. |
url |
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3083 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFGD |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFGD instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFGD |
collection |
Repositório Institucional da UFGD |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3083/3/BetinaEberhartMagalhaes.pdf.txt https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3083/2/license.txt https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3083/1/BetinaEberhartMagalhaes.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
39aa8e5be89fa9c1ea519d6d936be277 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b 620405a3fd3542828c65ed9b98d61516 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798042078346739712 |