Satisfação dos clientes de uma indústria de ração no Mato Grosso do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Betina Eberhart
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3083
Resumo: Este estudo tem como objetivo apontar o nível de satisfação dos clientes do segmento de rações para bovinos em uma empresa agroindustrial do município de Maracaju – MS. Para alcançar este objetivo utilizou os objetivos específicos que consistiam em: Analisar as experiências dos consumidores em interações passadas, mensurar o nível de satisfação dos clientes em relação ao atendimento, produto, preços e cobranças, ambiente e a satisfação global e identificar qual o principal critério utilizado pelo consumidor para escolher a empresa. O Referencial teórico se pautou em: Satisfação do Consumidor, Marketing de Relacionamento, Fidelização do Cliente e o pós-venda. A Metodologia utilizada tem uma abordagem quantitativa, sendo um estudo de caso descritivo, onde foi aplicando um questionário estruturado, com perguntas fechadas de múltipla escolhas aos clientes da empresa Benetti Industria e Comércio de Ração LTDA, através da escalas tipo Likert, e levando-se em conta as cinco dimensões: Atendimento, Produto, Preço e Cobrança, Ambiente e Satisfação Geral para então identificar as percepções, expectativas, opiniões e críticas dos clientes da empresa do segmento de ração. E uma entrevista qualitativa com o gestor da empresa. Portanto, a análise dos dados possibilitou identificar que a empresa está atendendo satisfatoriamente os aspectos: Atendimento, Produto, Preço e Cobrança, Satisfação Geral, tendo apenas o Ambiente como um problema a ser resolvido. A partir dos dados obtidos, foi constatado que os clientes em sua maioria estão satisfeitos com os aspectos analisados.
id UFGD-2_ec6bdb6b931d5fdb36361cc37e016dd1
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/3083
network_acronym_str UFGD-2
network_name_str Repositório Institucional da UFGD
repository_id_str 2116
spelling Mendonça, Jane Corrêa Alves0000-0001-9143-4717http://lattes.cnpq.br/8439393300744502Dutra, Fábio Mascarenhashttp://lattes.cnpq.br/1193767417072889Gomes, Narciso Bastoshttp://lattes.cnpq.br/8591563148610577http://lattes.cnpq.br/1838215714389712Magalhães, Betina Eberhart2020-05-20T12:46:53Z2020-05-20T12:46:53Z2017MAGALHÃES, Betina Eberhart. Satisfação dos clientes de uma indústria de ração no Mato Grosso do Sul. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3083Este estudo tem como objetivo apontar o nível de satisfação dos clientes do segmento de rações para bovinos em uma empresa agroindustrial do município de Maracaju – MS. Para alcançar este objetivo utilizou os objetivos específicos que consistiam em: Analisar as experiências dos consumidores em interações passadas, mensurar o nível de satisfação dos clientes em relação ao atendimento, produto, preços e cobranças, ambiente e a satisfação global e identificar qual o principal critério utilizado pelo consumidor para escolher a empresa. O Referencial teórico se pautou em: Satisfação do Consumidor, Marketing de Relacionamento, Fidelização do Cliente e o pós-venda. A Metodologia utilizada tem uma abordagem quantitativa, sendo um estudo de caso descritivo, onde foi aplicando um questionário estruturado, com perguntas fechadas de múltipla escolhas aos clientes da empresa Benetti Industria e Comércio de Ração LTDA, através da escalas tipo Likert, e levando-se em conta as cinco dimensões: Atendimento, Produto, Preço e Cobrança, Ambiente e Satisfação Geral para então identificar as percepções, expectativas, opiniões e críticas dos clientes da empresa do segmento de ração. E uma entrevista qualitativa com o gestor da empresa. Portanto, a análise dos dados possibilitou identificar que a empresa está atendendo satisfatoriamente os aspectos: Atendimento, Produto, Preço e Cobrança, Satisfação Geral, tendo apenas o Ambiente como um problema a ser resolvido. A partir dos dados obtidos, foi constatado que os clientes em sua maioria estão satisfeitos com os aspectos analisados.The objective of this study was to assess the level of satisfaction of the costumers of a cattle feed segment in an agribusiness company in the municipality of Maracaju - MS. In order to achieve this objective, we focused the specific objectives of: Analyzing the experiences of consumers in past interactions, measuring the level of customer satisfaction in relation to service, product, prices and charges, environment and overall satisfaction and we identified the main criterion used by the consumer for choosing that company. The theoretical reference was based on: Consumer Satisfaction, Relationship Marketing, Customer Loyalty and aftermarkets. The methodology used has a quantitative approach, being a descriptive case study, in which we applied a structured questionnaire, with closed questions of multiple choices to the clients of the company Benetti Industria e Comércio de Ração LTDA, through Likert scales, and taking into account the five dimensions: Service, Product, Price and Collection, Environment and General Satisfaction, to identify the perceptions, expectations, opinions and criticisms of the company's customers in the animal feed segment, as well as a brief interview with the manager of the company. Therefore, the analysis of the data made it possible to identify that the company is satisfying the aspects: Customer Service, Product, Price and Collection, General Satisfaction, having only the Environment as a problem to be solved. From the results obtained, we verified that the clients are mostly satisfied with the analyzed aspects.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-05-20T12:46:53Z No. of bitstreams: 1 BetinaEberhartMagalhaes.pdf: 762675 bytes, checksum: 620405a3fd3542828c65ed9b98d61516 (MD5)Made available in DSpace on 2020-05-20T12:46:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BetinaEberhartMagalhaes.pdf: 762675 bytes, checksum: 620405a3fd3542828c65ed9b98d61516 (MD5) Previous issue date: 2017porUniversidade Federal da Grande DouradosUFGDBrasilFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e EconomiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOSatisfação do clienteConsumer satisfactionMarketingSatisfação dos clientes de uma indústria de ração no Mato Grosso do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTBetinaEberhartMagalhaes.pdf.txtBetinaEberhartMagalhaes.pdf.txtExtracted texttext/plain88298https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3083/3/BetinaEberhartMagalhaes.pdf.txt39aa8e5be89fa9c1ea519d6d936be277MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3083/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALBetinaEberhartMagalhaes.pdfBetinaEberhartMagalhaes.pdfapplication/pdf762675https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3083/1/BetinaEberhartMagalhaes.pdf620405a3fd3542828c65ed9b98d61516MD51prefix/30832023-09-14 02:11:50.596oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-14T06:11:50Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Satisfação dos clientes de uma indústria de ração no Mato Grosso do Sul
title Satisfação dos clientes de uma indústria de ração no Mato Grosso do Sul
spellingShingle Satisfação dos clientes de uma indústria de ração no Mato Grosso do Sul
Magalhães, Betina Eberhart
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Satisfação do cliente
Consumer satisfaction
Marketing
title_short Satisfação dos clientes de uma indústria de ração no Mato Grosso do Sul
title_full Satisfação dos clientes de uma indústria de ração no Mato Grosso do Sul
title_fullStr Satisfação dos clientes de uma indústria de ração no Mato Grosso do Sul
title_full_unstemmed Satisfação dos clientes de uma indústria de ração no Mato Grosso do Sul
title_sort Satisfação dos clientes de uma indústria de ração no Mato Grosso do Sul
author Magalhães, Betina Eberhart
author_facet Magalhães, Betina Eberhart
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendonça, Jane Corrêa Alves
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 0000-0001-9143-4717
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8439393300744502
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Dutra, Fábio Mascarenhas
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1193767417072889
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Gomes, Narciso Bastos
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8591563148610577
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1838215714389712
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Betina Eberhart
contributor_str_mv Mendonça, Jane Corrêa Alves
Dutra, Fábio Mascarenhas
Gomes, Narciso Bastos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Satisfação do cliente
Consumer satisfaction
Marketing
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação do cliente
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumer satisfaction
Marketing
description Este estudo tem como objetivo apontar o nível de satisfação dos clientes do segmento de rações para bovinos em uma empresa agroindustrial do município de Maracaju – MS. Para alcançar este objetivo utilizou os objetivos específicos que consistiam em: Analisar as experiências dos consumidores em interações passadas, mensurar o nível de satisfação dos clientes em relação ao atendimento, produto, preços e cobranças, ambiente e a satisfação global e identificar qual o principal critério utilizado pelo consumidor para escolher a empresa. O Referencial teórico se pautou em: Satisfação do Consumidor, Marketing de Relacionamento, Fidelização do Cliente e o pós-venda. A Metodologia utilizada tem uma abordagem quantitativa, sendo um estudo de caso descritivo, onde foi aplicando um questionário estruturado, com perguntas fechadas de múltipla escolhas aos clientes da empresa Benetti Industria e Comércio de Ração LTDA, através da escalas tipo Likert, e levando-se em conta as cinco dimensões: Atendimento, Produto, Preço e Cobrança, Ambiente e Satisfação Geral para então identificar as percepções, expectativas, opiniões e críticas dos clientes da empresa do segmento de ração. E uma entrevista qualitativa com o gestor da empresa. Portanto, a análise dos dados possibilitou identificar que a empresa está atendendo satisfatoriamente os aspectos: Atendimento, Produto, Preço e Cobrança, Satisfação Geral, tendo apenas o Ambiente como um problema a ser resolvido. A partir dos dados obtidos, foi constatado que os clientes em sua maioria estão satisfeitos com os aspectos analisados.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-20T12:46:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-20T12:46:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MAGALHÃES, Betina Eberhart. Satisfação dos clientes de uma indústria de ração no Mato Grosso do Sul. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3083
identifier_str_mv MAGALHÃES, Betina Eberhart. Satisfação dos clientes de uma indústria de ração no Mato Grosso do Sul. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2017.
url http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFGD
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFGD
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Repositório Institucional da UFGD
collection Repositório Institucional da UFGD
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3083/3/BetinaEberhartMagalhaes.pdf.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3083/2/license.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3083/1/BetinaEberhartMagalhaes.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 39aa8e5be89fa9c1ea519d6d936be277
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
620405a3fd3542828c65ed9b98d61516
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798042078346739712