Estudo comparativo sobre a satisfação dos clientes em quatro empresas na cidade de Dourados, MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Roseli Tozzi Colombo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFGD
Texto Completo: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3787
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar se as empresas certificadas com o selo de melhor empresa para trabalhar, da revista VOCÊ S/A, se sobressaem aos seus concorrentes não certificados no que se refere à satisfação dos clientes. Desse modo, a pesquisa foi realizada em duas fases, sendo a primeira qualitativa, com um questionário semi-estruturado, e a segunda fase quantitativa com um questionário estruturado e elaborado a partir da análise das entrevistas da primeira fase, tendo como base a escala SERVQUAL. Fez parte da pesquisa duas empresas do ramo de telefonia móvel e duas do comércio varejista de móveis e eletrodomésticos. A amostra foi composta por 210 (duzentas e dez) pessoas, sendo 10 (dez) na fase qualitativa e 200 (duzentas) na fase quantitativa. O levantamento de dados foi realizado entre março e julho de 2015 na cidade de Dourados, MS. Os resultados obtidos demonstraram uma similaridade na satisfação dos clientes entre as empresas de mesmo ramo, dessa forma, as empresas detentoras do selo de “melhores empresas para trabalhar” não se sobressaíram em relação aos seus concorrentes pesquisados. Vale ressaltar que a satisfação dos clientes depende de vários fatores ligados tanto à gestão de pessoas quanto às estratégias empresariais, necessitando assim, de investimentos direcionados de acordo com as prioridades de seu público alvo.
id UFGD-2_cf412e90cc25cfae87f902a07a726e8c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:prefix/3787
network_acronym_str UFGD-2
network_name_str Repositório Institucional da UFGD
repository_id_str 2116
spelling Viana, José Jair Soareshttp://lattes.cnpq.br/5727031233026272Casarotto, Eduardo Luishttp://lattes.cnpq.br/4633102509901694Novaes, Amilton Luizhttp://lattes.cnpq.br/0994801724255246Silva, Roseli Tozzi Colombo2020-08-10T13:30:56Z2020-08-10T13:30:56Z2015-11-24SILVA, Roseli Tozzi Colombo. Estudo comparativo sobre a satisfação dos clientes em quatro empresas na cidade de Dourados, MS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3787Este estudo tem por objetivo analisar se as empresas certificadas com o selo de melhor empresa para trabalhar, da revista VOCÊ S/A, se sobressaem aos seus concorrentes não certificados no que se refere à satisfação dos clientes. Desse modo, a pesquisa foi realizada em duas fases, sendo a primeira qualitativa, com um questionário semi-estruturado, e a segunda fase quantitativa com um questionário estruturado e elaborado a partir da análise das entrevistas da primeira fase, tendo como base a escala SERVQUAL. Fez parte da pesquisa duas empresas do ramo de telefonia móvel e duas do comércio varejista de móveis e eletrodomésticos. A amostra foi composta por 210 (duzentas e dez) pessoas, sendo 10 (dez) na fase qualitativa e 200 (duzentas) na fase quantitativa. O levantamento de dados foi realizado entre março e julho de 2015 na cidade de Dourados, MS. Os resultados obtidos demonstraram uma similaridade na satisfação dos clientes entre as empresas de mesmo ramo, dessa forma, as empresas detentoras do selo de “melhores empresas para trabalhar” não se sobressaíram em relação aos seus concorrentes pesquisados. Vale ressaltar que a satisfação dos clientes depende de vários fatores ligados tanto à gestão de pessoas quanto às estratégias empresariais, necessitando assim, de investimentos direcionados de acordo com as prioridades de seu público alvo.This study aims to analyze if the companies certified with the best company seal to work, from VOCÊ S/A magazine stand out to their non-certified competitors when it comes to the customer satisfaction. This way, the survey was conducted in two phases, being the first qualitative, with a semi-structured questionnaire, and the second one quantitative with a structured and elaborated from the analysis of the first phase interviews questionnaire, based on the SERVQUAL scale. Two companies in the mobile industry and two of retail sales of furniture and appliances took part in the research. The sample consisted of 210 (two hundred and ten) people, including ten (10) in the qualitative phase and two hundred (200) in the quantitative phase. Data collection was conducted between March and July 2015 in Dourados, MS. The results showed a similarity in customer satisfaction among the same industry companies, therefore, the companies holding the seal of "Best Places to Work" did not stand out in relation to its competitors surveyed. It is worth saying that customer satisfaction depends on many factors related both to personnel management regarding business strategies, also requiring, targeted investments in accordance with the priorities of their target audience.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2020-08-10T13:30:56Z No. of bitstreams: 1 RoseliTozziColomboSilva.pdf: 228510 bytes, checksum: 01ab24c7ae0e24b0cd07cf85605b668e (MD5)Made available in DSpace on 2020-08-10T13:30:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RoseliTozziColomboSilva.pdf: 228510 bytes, checksum: 01ab24c7ae0e24b0cd07cf85605b668e (MD5) Previous issue date: 2015-11-24porUniversidade Federal da Grande DouradosUFGDBrasilFaculdade de Administração, Ciências Contábeis e EconomiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOSatisfação do clienteMarketingConsumer satisfactionEstudo comparativo sobre a satisfação dos clientes em quatro empresas na cidade de Dourados, MSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFGDinstname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDTEXTRoseliTozziColomboSilva.pdf.txtRoseliTozziColomboSilva.pdf.txtExtracted texttext/plain80722https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3787/3/RoseliTozziColomboSilva.pdf.txt2b2cfaa5f791271f462accaaa0d32a03MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3787/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALRoseliTozziColomboSilva.pdfRoseliTozziColomboSilva.pdfapplication/pdf228510https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3787/1/RoseliTozziColomboSilva.pdf01ab24c7ae0e24b0cd07cf85605b668eMD51prefix/37872023-09-15 01:11:52.509oai:https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufgd.edu.br/jspui:8080/oai/requestopendoar:21162023-09-15T05:11:52Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo comparativo sobre a satisfação dos clientes em quatro empresas na cidade de Dourados, MS
title Estudo comparativo sobre a satisfação dos clientes em quatro empresas na cidade de Dourados, MS
spellingShingle Estudo comparativo sobre a satisfação dos clientes em quatro empresas na cidade de Dourados, MS
Silva, Roseli Tozzi Colombo
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Satisfação do cliente
Marketing
Consumer satisfaction
title_short Estudo comparativo sobre a satisfação dos clientes em quatro empresas na cidade de Dourados, MS
title_full Estudo comparativo sobre a satisfação dos clientes em quatro empresas na cidade de Dourados, MS
title_fullStr Estudo comparativo sobre a satisfação dos clientes em quatro empresas na cidade de Dourados, MS
title_full_unstemmed Estudo comparativo sobre a satisfação dos clientes em quatro empresas na cidade de Dourados, MS
title_sort Estudo comparativo sobre a satisfação dos clientes em quatro empresas na cidade de Dourados, MS
author Silva, Roseli Tozzi Colombo
author_facet Silva, Roseli Tozzi Colombo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Viana, José Jair Soares
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5727031233026272
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Casarotto, Eduardo Luis
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4633102509901694
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Novaes, Amilton Luiz
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0994801724255246
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Roseli Tozzi Colombo
contributor_str_mv Viana, José Jair Soares
Casarotto, Eduardo Luis
Novaes, Amilton Luiz
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Satisfação do cliente
Marketing
Consumer satisfaction
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação do cliente
dc.subject.eng.fl_str_mv Marketing
Consumer satisfaction
description Este estudo tem por objetivo analisar se as empresas certificadas com o selo de melhor empresa para trabalhar, da revista VOCÊ S/A, se sobressaem aos seus concorrentes não certificados no que se refere à satisfação dos clientes. Desse modo, a pesquisa foi realizada em duas fases, sendo a primeira qualitativa, com um questionário semi-estruturado, e a segunda fase quantitativa com um questionário estruturado e elaborado a partir da análise das entrevistas da primeira fase, tendo como base a escala SERVQUAL. Fez parte da pesquisa duas empresas do ramo de telefonia móvel e duas do comércio varejista de móveis e eletrodomésticos. A amostra foi composta por 210 (duzentas e dez) pessoas, sendo 10 (dez) na fase qualitativa e 200 (duzentas) na fase quantitativa. O levantamento de dados foi realizado entre março e julho de 2015 na cidade de Dourados, MS. Os resultados obtidos demonstraram uma similaridade na satisfação dos clientes entre as empresas de mesmo ramo, dessa forma, as empresas detentoras do selo de “melhores empresas para trabalhar” não se sobressaíram em relação aos seus concorrentes pesquisados. Vale ressaltar que a satisfação dos clientes depende de vários fatores ligados tanto à gestão de pessoas quanto às estratégias empresariais, necessitando assim, de investimentos direcionados de acordo com as prioridades de seu público alvo.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-11-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-10T13:30:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-10T13:30:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Roseli Tozzi Colombo. Estudo comparativo sobre a satisfação dos clientes em quatro empresas na cidade de Dourados, MS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3787
identifier_str_mv SILVA, Roseli Tozzi Colombo. Estudo comparativo sobre a satisfação dos clientes em quatro empresas na cidade de Dourados, MS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2015.
url http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/3787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFGD
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFGD
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Repositório Institucional da UFGD
collection Repositório Institucional da UFGD
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3787/3/RoseliTozziColomboSilva.pdf.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3787/2/license.txt
https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/bitstream/prefix/3787/1/RoseliTozziColomboSilva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2b2cfaa5f791271f462accaaa0d32a03
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
01ab24c7ae0e24b0cd07cf85605b668e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798042085545213952