O letramento como atividade de apropriação de gêneros textuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/797 |
Resumo: | Pensando na importância do ensino da Língua Portuguesa nas escolas a partir de um ponto de vista do(s) letramento(s), ou seja, não tendo como foco o ensino da decodificação do sistema linguístico, em seus aspectos puramente formais, mas a língua vista em sua manifestação discursivo-textual, e tendo o processo de interação interpessoal como seu espaço de intersecção, é que, neste artigo, apresenta-se uma discussão acerca das concepções de alfabetização, letramento e ensino da língua por meio de gêneros textuais. Para complementar a discussão, traz-se uma análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa das séries iniciais, com o intuito de verificar o posicionamento do documento em relação às práticas de alfabetização e letramento escolar, bem como a sua abordagem no que se refere ao ensino da língua mediado por gêneros de textos. |
id |
UFGD-4_519773810c8f913a70f4be89948e1977 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/797 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O letramento como atividade de apropriação de gêneros textuaisAlfabetização. Letramento. Gêneros textuais.Pensando na importância do ensino da Língua Portuguesa nas escolas a partir de um ponto de vista do(s) letramento(s), ou seja, não tendo como foco o ensino da decodificação do sistema linguístico, em seus aspectos puramente formais, mas a língua vista em sua manifestação discursivo-textual, e tendo o processo de interação interpessoal como seu espaço de intersecção, é que, neste artigo, apresenta-se uma discussão acerca das concepções de alfabetização, letramento e ensino da língua por meio de gêneros textuais. Para complementar a discussão, traz-se uma análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa das séries iniciais, com o intuito de verificar o posicionamento do documento em relação às práticas de alfabetização e letramento escolar, bem como a sua abordagem no que se refere ao ensino da língua mediado por gêneros de textos.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2011-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/797Raído; v. 5 n. 9 (2011); 127-1451984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/797/807Barros, Eliana Merlin Deganutti deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-21T17:52:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/797Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-21T17:52:14Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O letramento como atividade de apropriação de gêneros textuais |
title |
O letramento como atividade de apropriação de gêneros textuais |
spellingShingle |
O letramento como atividade de apropriação de gêneros textuais Barros, Eliana Merlin Deganutti de Alfabetização. Letramento. Gêneros textuais. |
title_short |
O letramento como atividade de apropriação de gêneros textuais |
title_full |
O letramento como atividade de apropriação de gêneros textuais |
title_fullStr |
O letramento como atividade de apropriação de gêneros textuais |
title_full_unstemmed |
O letramento como atividade de apropriação de gêneros textuais |
title_sort |
O letramento como atividade de apropriação de gêneros textuais |
author |
Barros, Eliana Merlin Deganutti de |
author_facet |
Barros, Eliana Merlin Deganutti de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Eliana Merlin Deganutti de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização. Letramento. Gêneros textuais. |
topic |
Alfabetização. Letramento. Gêneros textuais. |
description |
Pensando na importância do ensino da Língua Portuguesa nas escolas a partir de um ponto de vista do(s) letramento(s), ou seja, não tendo como foco o ensino da decodificação do sistema linguístico, em seus aspectos puramente formais, mas a língua vista em sua manifestação discursivo-textual, e tendo o processo de interação interpessoal como seu espaço de intersecção, é que, neste artigo, apresenta-se uma discussão acerca das concepções de alfabetização, letramento e ensino da língua por meio de gêneros textuais. Para complementar a discussão, traz-se uma análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa das séries iniciais, com o intuito de verificar o posicionamento do documento em relação às práticas de alfabetização e letramento escolar, bem como a sua abordagem no que se refere ao ensino da língua mediado por gêneros de textos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/797 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/797 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/797/807 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 5 n. 9 (2011); 127-145 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316388699340800 |