Production of alternative didactic materials for teaching genres: an experience of initial teacher education in the major degree in pedagogy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva , Elaine Cristina Nascimento da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva , Leila Nascimento da, Lima , Gustavo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16389
Resumo: O artigo proposto tem como objetivo refletir sobre as possíveis implicações de uma experiência envolvendo a produção de sequências didáticas (SD) para a formação de professores de português no curso de licenciatura em Pedagogia. Tal experiência a ser relatada e discutida foi realizada com estudantes no âmbito de duas disciplinas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). As SD foram inspiradas no procedimento didático sistematizado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para o ensino de gêneros. Os(as) licenciandos(as) planejam as SD em pequenos grupos, as quais passam por um processo de revisão e reescrita sob orientação das docentes das disciplinas. Em seguida, o material produzido é socializado no “Seminário de Práticas Metodológicas de Língua Portuguesa”. Professores(as) convidados (as) têm espaço para comentar sobre as SD e sugerir alterações. Por fim, os alunos, levando em conta os comentários e sugestões feitas pelos(as) professores(as), podem ainda revisitar suas SD e realizar ajustes. Ao apresentarmos essa experiência, é nossa intenção colocar em evidência a necessidade de construirmos um itinerário formativo (DINIZ; LIMA; SOBRAL JR., 2021) em sala de aula que procure articular teoria e prática na formação inicial dos professores. Notamos que a produção desses materiais alternativos tem possibilitado aos estudantes refletir sobre alternativas didáticas para o ensino, com vistas ao fortalecimento do seu exercício profissional enquanto futuros pedagogos/as.
id UFGD-4_bcfcb71021be095f2b70cfddc5d7ada1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16389
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Production of alternative didactic materials for teaching genres: an experience of initial teacher education in the major degree in pedagogyElaboração de materiais didáticos alternativos para o ensino de gêneros: uma experiência de formação de professores de português no curso de licenciatura em pedagogiaLíngua PortuguesaGêneros textuaisMateriais DidáticosFormação de professoresPedagogiaPortuguese language teachingTextual-genresDidatic materialsInicial teacher educationPedagogyO artigo proposto tem como objetivo refletir sobre as possíveis implicações de uma experiência envolvendo a produção de sequências didáticas (SD) para a formação de professores de português no curso de licenciatura em Pedagogia. Tal experiência a ser relatada e discutida foi realizada com estudantes no âmbito de duas disciplinas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). As SD foram inspiradas no procedimento didático sistematizado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para o ensino de gêneros. Os(as) licenciandos(as) planejam as SD em pequenos grupos, as quais passam por um processo de revisão e reescrita sob orientação das docentes das disciplinas. Em seguida, o material produzido é socializado no “Seminário de Práticas Metodológicas de Língua Portuguesa”. Professores(as) convidados (as) têm espaço para comentar sobre as SD e sugerir alterações. Por fim, os alunos, levando em conta os comentários e sugestões feitas pelos(as) professores(as), podem ainda revisitar suas SD e realizar ajustes. Ao apresentarmos essa experiência, é nossa intenção colocar em evidência a necessidade de construirmos um itinerário formativo (DINIZ; LIMA; SOBRAL JR., 2021) em sala de aula que procure articular teoria e prática na formação inicial dos professores. Notamos que a produção desses materiais alternativos tem possibilitado aos estudantes refletir sobre alternativas didáticas para o ensino, com vistas ao fortalecimento do seu exercício profissional enquanto futuros pedagogos/as.The article aims to reflect on the possible implications of a formative itinerary involving the production of didactic sequences (DS) by future portuguese language teachers in the context of major degree in Pedagogy. This experience to be reported and discussed was lived within two courses of the major degree in Pedagogy at Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). The notion of DS was based on the didactic procedure systematized by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) for teaching genres. The students plan the DS in small groups, which go through a process of review and rewriting under the guidance of the professors of the courses. Then, the material produced is shared in the “Seminar on Methodological Practices in the Portuguese Language”. Some professors are invited to comment on the DS and suggest changes. Finally, students, taking into account the comments and suggestions made by the professors, can still revisit their DS and make adjustments. By presenting this experience, it is our intention to highlight the need to build a formativeitinerary in the classroom that intends to articulate theory and practice in the initial teacher education. We note that the production of these alternative didatic materials allows students to reflect on didactic alternatives for language teaching as well as to improve their professional practice as future portuguese language teachers.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2022-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1638910.30612/raido.v16i40.16389Raído; v. 16 n. 40 (2022): Formação de professoras de Português na Licenciatura em Pedagogia: olhares da Linguística Aplicada; 322-3501984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16389/8878Copyright (c) 2022 RAÍDOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva , Elaine Cristina Nascimento da Silva , Leila Nascimento da Lima , Gustavo 2022-10-05T19:13:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16389Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2022-10-05T19:13:38Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Production of alternative didactic materials for teaching genres: an experience of initial teacher education in the major degree in pedagogy
Elaboração de materiais didáticos alternativos para o ensino de gêneros: uma experiência de formação de professores de português no curso de licenciatura em pedagogia
title Production of alternative didactic materials for teaching genres: an experience of initial teacher education in the major degree in pedagogy
spellingShingle Production of alternative didactic materials for teaching genres: an experience of initial teacher education in the major degree in pedagogy
Silva , Elaine Cristina Nascimento da
Língua Portuguesa
Gêneros textuais
Materiais Didáticos
Formação de professores
Pedagogia
Portuguese language teaching
Textual-genres
Didatic materials
Inicial teacher education
Pedagogy
title_short Production of alternative didactic materials for teaching genres: an experience of initial teacher education in the major degree in pedagogy
title_full Production of alternative didactic materials for teaching genres: an experience of initial teacher education in the major degree in pedagogy
title_fullStr Production of alternative didactic materials for teaching genres: an experience of initial teacher education in the major degree in pedagogy
title_full_unstemmed Production of alternative didactic materials for teaching genres: an experience of initial teacher education in the major degree in pedagogy
title_sort Production of alternative didactic materials for teaching genres: an experience of initial teacher education in the major degree in pedagogy
author Silva , Elaine Cristina Nascimento da
author_facet Silva , Elaine Cristina Nascimento da
Silva , Leila Nascimento da
Lima , Gustavo
author_role author
author2 Silva , Leila Nascimento da
Lima , Gustavo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva , Elaine Cristina Nascimento da
Silva , Leila Nascimento da
Lima , Gustavo
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Portuguesa
Gêneros textuais
Materiais Didáticos
Formação de professores
Pedagogia
Portuguese language teaching
Textual-genres
Didatic materials
Inicial teacher education
Pedagogy
topic Língua Portuguesa
Gêneros textuais
Materiais Didáticos
Formação de professores
Pedagogia
Portuguese language teaching
Textual-genres
Didatic materials
Inicial teacher education
Pedagogy
description O artigo proposto tem como objetivo refletir sobre as possíveis implicações de uma experiência envolvendo a produção de sequências didáticas (SD) para a formação de professores de português no curso de licenciatura em Pedagogia. Tal experiência a ser relatada e discutida foi realizada com estudantes no âmbito de duas disciplinas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). As SD foram inspiradas no procedimento didático sistematizado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para o ensino de gêneros. Os(as) licenciandos(as) planejam as SD em pequenos grupos, as quais passam por um processo de revisão e reescrita sob orientação das docentes das disciplinas. Em seguida, o material produzido é socializado no “Seminário de Práticas Metodológicas de Língua Portuguesa”. Professores(as) convidados (as) têm espaço para comentar sobre as SD e sugerir alterações. Por fim, os alunos, levando em conta os comentários e sugestões feitas pelos(as) professores(as), podem ainda revisitar suas SD e realizar ajustes. Ao apresentarmos essa experiência, é nossa intenção colocar em evidência a necessidade de construirmos um itinerário formativo (DINIZ; LIMA; SOBRAL JR., 2021) em sala de aula que procure articular teoria e prática na formação inicial dos professores. Notamos que a produção desses materiais alternativos tem possibilitado aos estudantes refletir sobre alternativas didáticas para o ensino, com vistas ao fortalecimento do seu exercício profissional enquanto futuros pedagogos/as.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16389
10.30612/raido.v16i40.16389
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16389
identifier_str_mv 10.30612/raido.v16i40.16389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16389/8878
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 RAÍDO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 RAÍDO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 16 n. 40 (2022): Formação de professoras de Português na Licenciatura em Pedagogia: olhares da Linguística Aplicada; 322-350
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316390887718912