Production of alternative didactic materials for teaching genres: an experience of initial teacher education in the major degree in pedagogy
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16389 |
Resumo: | O artigo proposto tem como objetivo refletir sobre as possíveis implicações de uma experiência envolvendo a produção de sequências didáticas (SD) para a formação de professores de português no curso de licenciatura em Pedagogia. Tal experiência a ser relatada e discutida foi realizada com estudantes no âmbito de duas disciplinas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). As SD foram inspiradas no procedimento didático sistematizado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para o ensino de gêneros. Os(as) licenciandos(as) planejam as SD em pequenos grupos, as quais passam por um processo de revisão e reescrita sob orientação das docentes das disciplinas. Em seguida, o material produzido é socializado no “Seminário de Práticas Metodológicas de Língua Portuguesa”. Professores(as) convidados (as) têm espaço para comentar sobre as SD e sugerir alterações. Por fim, os alunos, levando em conta os comentários e sugestões feitas pelos(as) professores(as), podem ainda revisitar suas SD e realizar ajustes. Ao apresentarmos essa experiência, é nossa intenção colocar em evidência a necessidade de construirmos um itinerário formativo (DINIZ; LIMA; SOBRAL JR., 2021) em sala de aula que procure articular teoria e prática na formação inicial dos professores. Notamos que a produção desses materiais alternativos tem possibilitado aos estudantes refletir sobre alternativas didáticas para o ensino, com vistas ao fortalecimento do seu exercício profissional enquanto futuros pedagogos/as. |
id |
UFGD-4_bcfcb71021be095f2b70cfddc5d7ada1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16389 |
network_acronym_str |
UFGD-4 |
network_name_str |
Raído (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Production of alternative didactic materials for teaching genres: an experience of initial teacher education in the major degree in pedagogyElaboração de materiais didáticos alternativos para o ensino de gêneros: uma experiência de formação de professores de português no curso de licenciatura em pedagogiaLíngua PortuguesaGêneros textuaisMateriais DidáticosFormação de professoresPedagogiaPortuguese language teachingTextual-genresDidatic materialsInicial teacher educationPedagogyO artigo proposto tem como objetivo refletir sobre as possíveis implicações de uma experiência envolvendo a produção de sequências didáticas (SD) para a formação de professores de português no curso de licenciatura em Pedagogia. Tal experiência a ser relatada e discutida foi realizada com estudantes no âmbito de duas disciplinas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). As SD foram inspiradas no procedimento didático sistematizado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para o ensino de gêneros. Os(as) licenciandos(as) planejam as SD em pequenos grupos, as quais passam por um processo de revisão e reescrita sob orientação das docentes das disciplinas. Em seguida, o material produzido é socializado no “Seminário de Práticas Metodológicas de Língua Portuguesa”. Professores(as) convidados (as) têm espaço para comentar sobre as SD e sugerir alterações. Por fim, os alunos, levando em conta os comentários e sugestões feitas pelos(as) professores(as), podem ainda revisitar suas SD e realizar ajustes. Ao apresentarmos essa experiência, é nossa intenção colocar em evidência a necessidade de construirmos um itinerário formativo (DINIZ; LIMA; SOBRAL JR., 2021) em sala de aula que procure articular teoria e prática na formação inicial dos professores. Notamos que a produção desses materiais alternativos tem possibilitado aos estudantes refletir sobre alternativas didáticas para o ensino, com vistas ao fortalecimento do seu exercício profissional enquanto futuros pedagogos/as.The article aims to reflect on the possible implications of a formative itinerary involving the production of didactic sequences (DS) by future portuguese language teachers in the context of major degree in Pedagogy. This experience to be reported and discussed was lived within two courses of the major degree in Pedagogy at Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). The notion of DS was based on the didactic procedure systematized by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) for teaching genres. The students plan the DS in small groups, which go through a process of review and rewriting under the guidance of the professors of the courses. Then, the material produced is shared in the “Seminar on Methodological Practices in the Portuguese Language”. Some professors are invited to comment on the DS and suggest changes. Finally, students, taking into account the comments and suggestions made by the professors, can still revisit their DS and make adjustments. By presenting this experience, it is our intention to highlight the need to build a formativeitinerary in the classroom that intends to articulate theory and practice in the initial teacher education. We note that the production of these alternative didatic materials allows students to reflect on didactic alternatives for language teaching as well as to improve their professional practice as future portuguese language teachers.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2022-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/1638910.30612/raido.v16i40.16389Raído; v. 16 n. 40 (2022): Formação de professoras de Português na Licenciatura em Pedagogia: olhares da Linguística Aplicada; 322-3501984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16389/8878Copyright (c) 2022 RAÍDOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva , Elaine Cristina Nascimento da Silva , Leila Nascimento da Lima , Gustavo 2022-10-05T19:13:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16389Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2022-10-05T19:13:38Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Production of alternative didactic materials for teaching genres: an experience of initial teacher education in the major degree in pedagogy Elaboração de materiais didáticos alternativos para o ensino de gêneros: uma experiência de formação de professores de português no curso de licenciatura em pedagogia |
title |
Production of alternative didactic materials for teaching genres: an experience of initial teacher education in the major degree in pedagogy |
spellingShingle |
Production of alternative didactic materials for teaching genres: an experience of initial teacher education in the major degree in pedagogy Silva , Elaine Cristina Nascimento da Língua Portuguesa Gêneros textuais Materiais Didáticos Formação de professores Pedagogia Portuguese language teaching Textual-genres Didatic materials Inicial teacher education Pedagogy |
title_short |
Production of alternative didactic materials for teaching genres: an experience of initial teacher education in the major degree in pedagogy |
title_full |
Production of alternative didactic materials for teaching genres: an experience of initial teacher education in the major degree in pedagogy |
title_fullStr |
Production of alternative didactic materials for teaching genres: an experience of initial teacher education in the major degree in pedagogy |
title_full_unstemmed |
Production of alternative didactic materials for teaching genres: an experience of initial teacher education in the major degree in pedagogy |
title_sort |
Production of alternative didactic materials for teaching genres: an experience of initial teacher education in the major degree in pedagogy |
author |
Silva , Elaine Cristina Nascimento da |
author_facet |
Silva , Elaine Cristina Nascimento da Silva , Leila Nascimento da Lima , Gustavo |
author_role |
author |
author2 |
Silva , Leila Nascimento da Lima , Gustavo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva , Elaine Cristina Nascimento da Silva , Leila Nascimento da Lima , Gustavo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua Portuguesa Gêneros textuais Materiais Didáticos Formação de professores Pedagogia Portuguese language teaching Textual-genres Didatic materials Inicial teacher education Pedagogy |
topic |
Língua Portuguesa Gêneros textuais Materiais Didáticos Formação de professores Pedagogia Portuguese language teaching Textual-genres Didatic materials Inicial teacher education Pedagogy |
description |
O artigo proposto tem como objetivo refletir sobre as possíveis implicações de uma experiência envolvendo a produção de sequências didáticas (SD) para a formação de professores de português no curso de licenciatura em Pedagogia. Tal experiência a ser relatada e discutida foi realizada com estudantes no âmbito de duas disciplinas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE). As SD foram inspiradas no procedimento didático sistematizado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para o ensino de gêneros. Os(as) licenciandos(as) planejam as SD em pequenos grupos, as quais passam por um processo de revisão e reescrita sob orientação das docentes das disciplinas. Em seguida, o material produzido é socializado no “Seminário de Práticas Metodológicas de Língua Portuguesa”. Professores(as) convidados (as) têm espaço para comentar sobre as SD e sugerir alterações. Por fim, os alunos, levando em conta os comentários e sugestões feitas pelos(as) professores(as), podem ainda revisitar suas SD e realizar ajustes. Ao apresentarmos essa experiência, é nossa intenção colocar em evidência a necessidade de construirmos um itinerário formativo (DINIZ; LIMA; SOBRAL JR., 2021) em sala de aula que procure articular teoria e prática na formação inicial dos professores. Notamos que a produção desses materiais alternativos tem possibilitado aos estudantes refletir sobre alternativas didáticas para o ensino, com vistas ao fortalecimento do seu exercício profissional enquanto futuros pedagogos/as. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16389 10.30612/raido.v16i40.16389 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16389 |
identifier_str_mv |
10.30612/raido.v16i40.16389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/16389/8878 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 RAÍDO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 RAÍDO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Raído; v. 16 n. 40 (2022): Formação de professoras de Português na Licenciatura em Pedagogia: olhares da Linguística Aplicada; 322-350 1984-4018 reponame:Raído (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Raído (Online) |
collection |
Raído (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1798316390887718912 |