O ensino de História como lugar privilegiado para o estabelecimento de um novo diálogo com a cultura indígena nas escolas brasileiras de nível básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Edson Machado de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fronteiras (Dourados. Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/624
Resumo: O artigo analisa as possibilidades de inovação no diálogo do ensino de história com a cultura indígena nas escolas brasileiras, tanto nas escolas indígenas quanto nas escolas não-indígenas. No bojo do debate aparecerão as tensões sociais que historicamente atravessam as relações entre a escola e a cultura indígena, bem como as questões sociais enfrentadas pelos povos indígenas brasileiros ao longo dos 509 de contato com os não-índios. O estudo centrará as suas análises em duas direções: nas transformações que a escola indígena vem experimentando nas últimas duas décadas e nas políticas públicas voltadas para o ensino da história e cultura indígena nas escolas brasileiras de nível básico, em conformidade com a lei 11.645/ 08. Em ambos os casos, as análises recorrerão ao ensino de história como articulador de uma proposta curricular voltada para produção de um conhecimento que tenha em vista a valorização e o respeito a cultura indígena.
id UFGD-6_1cf3dbfc1694b3f9dda841861514300b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/624
network_acronym_str UFGD-6
network_name_str Fronteiras (Dourados. Online)
repository_id_str http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai
spelling O ensino de História como lugar privilegiado para o estabelecimento de um novo diálogo com a cultura indígena nas escolas brasileiras de nível básicoEscola indígena. Ensino de história. Tolerância cultural.O artigo analisa as possibilidades de inovação no diálogo do ensino de história com a cultura indígena nas escolas brasileiras, tanto nas escolas indígenas quanto nas escolas não-indígenas. No bojo do debate aparecerão as tensões sociais que historicamente atravessam as relações entre a escola e a cultura indígena, bem como as questões sociais enfrentadas pelos povos indígenas brasileiros ao longo dos 509 de contato com os não-índios. O estudo centrará as suas análises em duas direções: nas transformações que a escola indígena vem experimentando nas últimas duas décadas e nas políticas públicas voltadas para o ensino da história e cultura indígena nas escolas brasileiras de nível básico, em conformidade com a lei 11.645/ 08. Em ambos os casos, as análises recorrerão ao ensino de história como articulador de uma proposta curricular voltada para produção de um conhecimento que tenha em vista a valorização e o respeito a cultura indígena.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2009-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/624Fronteiras; v. 11 n. 20 (2009): Dossiê 02: ensino de História; 59-722175-0742reponame:Fronteiras (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/624/418Brito, Edson Machado deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-24T17:27:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/624Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRASPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oairevistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br2175-07421517-9265opendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai2019-09-24T17:27:52Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de História como lugar privilegiado para o estabelecimento de um novo diálogo com a cultura indígena nas escolas brasileiras de nível básico
title O ensino de História como lugar privilegiado para o estabelecimento de um novo diálogo com a cultura indígena nas escolas brasileiras de nível básico
spellingShingle O ensino de História como lugar privilegiado para o estabelecimento de um novo diálogo com a cultura indígena nas escolas brasileiras de nível básico
Brito, Edson Machado de
Escola indígena. Ensino de história. Tolerância cultural.
title_short O ensino de História como lugar privilegiado para o estabelecimento de um novo diálogo com a cultura indígena nas escolas brasileiras de nível básico
title_full O ensino de História como lugar privilegiado para o estabelecimento de um novo diálogo com a cultura indígena nas escolas brasileiras de nível básico
title_fullStr O ensino de História como lugar privilegiado para o estabelecimento de um novo diálogo com a cultura indígena nas escolas brasileiras de nível básico
title_full_unstemmed O ensino de História como lugar privilegiado para o estabelecimento de um novo diálogo com a cultura indígena nas escolas brasileiras de nível básico
title_sort O ensino de História como lugar privilegiado para o estabelecimento de um novo diálogo com a cultura indígena nas escolas brasileiras de nível básico
author Brito, Edson Machado de
author_facet Brito, Edson Machado de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Edson Machado de
dc.subject.por.fl_str_mv Escola indígena. Ensino de história. Tolerância cultural.
topic Escola indígena. Ensino de história. Tolerância cultural.
description O artigo analisa as possibilidades de inovação no diálogo do ensino de história com a cultura indígena nas escolas brasileiras, tanto nas escolas indígenas quanto nas escolas não-indígenas. No bojo do debate aparecerão as tensões sociais que historicamente atravessam as relações entre a escola e a cultura indígena, bem como as questões sociais enfrentadas pelos povos indígenas brasileiros ao longo dos 509 de contato com os não-índios. O estudo centrará as suas análises em duas direções: nas transformações que a escola indígena vem experimentando nas últimas duas décadas e nas políticas públicas voltadas para o ensino da história e cultura indígena nas escolas brasileiras de nível básico, em conformidade com a lei 11.645/ 08. Em ambos os casos, as análises recorrerão ao ensino de história como articulador de uma proposta curricular voltada para produção de um conhecimento que tenha em vista a valorização e o respeito a cultura indígena.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/624
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/624/418
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Fronteiras; v. 11 n. 20 (2009): Dossiê 02: ensino de História; 59-72
2175-0742
reponame:Fronteiras (Dourados. Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Fronteiras (Dourados. Online)
collection Fronteiras (Dourados. Online)
repository.name.fl_str_mv Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv revistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797231668150403072