O ensino de História como lugar privilegiado para o estabelecimento de um novo diálogo com a cultura indígena nas escolas brasileiras de nível básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fronteiras (Dourados. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/624 |
Resumo: | O artigo analisa as possibilidades de inovação no diálogo do ensino de história com a cultura indígena nas escolas brasileiras, tanto nas escolas indígenas quanto nas escolas não-indígenas. No bojo do debate aparecerão as tensões sociais que historicamente atravessam as relações entre a escola e a cultura indígena, bem como as questões sociais enfrentadas pelos povos indígenas brasileiros ao longo dos 509 de contato com os não-índios. O estudo centrará as suas análises em duas direções: nas transformações que a escola indígena vem experimentando nas últimas duas décadas e nas políticas públicas voltadas para o ensino da história e cultura indígena nas escolas brasileiras de nível básico, em conformidade com a lei 11.645/ 08. Em ambos os casos, as análises recorrerão ao ensino de história como articulador de uma proposta curricular voltada para produção de um conhecimento que tenha em vista a valorização e o respeito a cultura indígena. |
id |
UFGD-6_1cf3dbfc1694b3f9dda841861514300b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/624 |
network_acronym_str |
UFGD-6 |
network_name_str |
Fronteiras (Dourados. Online) |
repository_id_str |
http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai |
spelling |
O ensino de História como lugar privilegiado para o estabelecimento de um novo diálogo com a cultura indígena nas escolas brasileiras de nível básicoEscola indígena. Ensino de história. Tolerância cultural.O artigo analisa as possibilidades de inovação no diálogo do ensino de história com a cultura indígena nas escolas brasileiras, tanto nas escolas indígenas quanto nas escolas não-indígenas. No bojo do debate aparecerão as tensões sociais que historicamente atravessam as relações entre a escola e a cultura indígena, bem como as questões sociais enfrentadas pelos povos indígenas brasileiros ao longo dos 509 de contato com os não-índios. O estudo centrará as suas análises em duas direções: nas transformações que a escola indígena vem experimentando nas últimas duas décadas e nas políticas públicas voltadas para o ensino da história e cultura indígena nas escolas brasileiras de nível básico, em conformidade com a lei 11.645/ 08. Em ambos os casos, as análises recorrerão ao ensino de história como articulador de uma proposta curricular voltada para produção de um conhecimento que tenha em vista a valorização e o respeito a cultura indígena.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2009-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/624Fronteiras; v. 11 n. 20 (2009): Dossiê 02: ensino de História; 59-722175-0742reponame:Fronteiras (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/624/418Brito, Edson Machado deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-24T17:27:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/624Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRASPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oairevistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br2175-07421517-9265opendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai2019-09-24T17:27:52Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de História como lugar privilegiado para o estabelecimento de um novo diálogo com a cultura indígena nas escolas brasileiras de nível básico |
title |
O ensino de História como lugar privilegiado para o estabelecimento de um novo diálogo com a cultura indígena nas escolas brasileiras de nível básico |
spellingShingle |
O ensino de História como lugar privilegiado para o estabelecimento de um novo diálogo com a cultura indígena nas escolas brasileiras de nível básico Brito, Edson Machado de Escola indígena. Ensino de história. Tolerância cultural. |
title_short |
O ensino de História como lugar privilegiado para o estabelecimento de um novo diálogo com a cultura indígena nas escolas brasileiras de nível básico |
title_full |
O ensino de História como lugar privilegiado para o estabelecimento de um novo diálogo com a cultura indígena nas escolas brasileiras de nível básico |
title_fullStr |
O ensino de História como lugar privilegiado para o estabelecimento de um novo diálogo com a cultura indígena nas escolas brasileiras de nível básico |
title_full_unstemmed |
O ensino de História como lugar privilegiado para o estabelecimento de um novo diálogo com a cultura indígena nas escolas brasileiras de nível básico |
title_sort |
O ensino de História como lugar privilegiado para o estabelecimento de um novo diálogo com a cultura indígena nas escolas brasileiras de nível básico |
author |
Brito, Edson Machado de |
author_facet |
Brito, Edson Machado de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Edson Machado de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola indígena. Ensino de história. Tolerância cultural. |
topic |
Escola indígena. Ensino de história. Tolerância cultural. |
description |
O artigo analisa as possibilidades de inovação no diálogo do ensino de história com a cultura indígena nas escolas brasileiras, tanto nas escolas indígenas quanto nas escolas não-indígenas. No bojo do debate aparecerão as tensões sociais que historicamente atravessam as relações entre a escola e a cultura indígena, bem como as questões sociais enfrentadas pelos povos indígenas brasileiros ao longo dos 509 de contato com os não-índios. O estudo centrará as suas análises em duas direções: nas transformações que a escola indígena vem experimentando nas últimas duas décadas e nas políticas públicas voltadas para o ensino da história e cultura indígena nas escolas brasileiras de nível básico, em conformidade com a lei 11.645/ 08. Em ambos os casos, as análises recorrerão ao ensino de história como articulador de uma proposta curricular voltada para produção de um conhecimento que tenha em vista a valorização e o respeito a cultura indígena. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/624 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/624/418 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Fronteiras; v. 11 n. 20 (2009): Dossiê 02: ensino de História; 59-72 2175-0742 reponame:Fronteiras (Dourados. Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Fronteiras (Dourados. Online) |
collection |
Fronteiras (Dourados. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797231668150403072 |