Ensino de História regional em Mato Grosso do Sul: limites e possibilidades no uso do livro didático para o ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fronteiras (Dourados. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4870 |
Resumo: | Este artigo é parte do trabalho realizado na análise de livros didáticos que entraram no Mato Grosso do Sul no período do PNLD 2011, para o ensino de História, no esforço de compreender questões relacionadas à inserção dos aspectos regionais no âmbito dos conteúdos a serem ministrados no Ensino Fundamental. A metodologia utilizada no mapeamento, seleção e localização das coleções, consiste no exame material das fontes selecionadas, a exemplo do que propõem os estudos de (CHARTIER,1990) e (MOREIRA, 2011) entendendo que a produção dos textos está diretamente vinculada aos suportes os quais são dados a ler. Tais ações vêm sendo orientadas pelo Ministério da Educação, através de programas de roteirização e produção de guias para orientar essa escolha - PNLD - aliada às práticas cotidianas as quais, tratando de escola pública, fortalecem, para os professores, a sua utilização e para os pesquisadores a necessidade de discutir suas formas de apropriação. |
id |
UFGD-6_5282b28a4a85e819153f862a5e2933a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4870 |
network_acronym_str |
UFGD-6 |
network_name_str |
Fronteiras (Dourados. Online) |
repository_id_str |
http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai |
spelling |
Ensino de História regional em Mato Grosso do Sul: limites e possibilidades no uso do livro didático para o ensino fundamentalLivro didático. Ensino de História. História Regional. Mato Grosso do Sul. Mato Grosso.Este artigo é parte do trabalho realizado na análise de livros didáticos que entraram no Mato Grosso do Sul no período do PNLD 2011, para o ensino de História, no esforço de compreender questões relacionadas à inserção dos aspectos regionais no âmbito dos conteúdos a serem ministrados no Ensino Fundamental. A metodologia utilizada no mapeamento, seleção e localização das coleções, consiste no exame material das fontes selecionadas, a exemplo do que propõem os estudos de (CHARTIER,1990) e (MOREIRA, 2011) entendendo que a produção dos textos está diretamente vinculada aos suportes os quais são dados a ler. Tais ações vêm sendo orientadas pelo Ministério da Educação, através de programas de roteirização e produção de guias para orientar essa escolha - PNLD - aliada às práticas cotidianas as quais, tratando de escola pública, fortalecem, para os professores, a sua utilização e para os pesquisadores a necessidade de discutir suas formas de apropriação.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2015-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4870Fronteiras; v. 17 n. 30 (2015): Dossiê 08: Territórios e fronteiras do ensino de História - I; 167 - 1852175-0742reponame:Fronteiras (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4870/2549Debona, Jackson Jamesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-24T17:31:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4870Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRASPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oairevistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br2175-07421517-9265opendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai2019-09-24T17:31:25Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de História regional em Mato Grosso do Sul: limites e possibilidades no uso do livro didático para o ensino fundamental |
title |
Ensino de História regional em Mato Grosso do Sul: limites e possibilidades no uso do livro didático para o ensino fundamental |
spellingShingle |
Ensino de História regional em Mato Grosso do Sul: limites e possibilidades no uso do livro didático para o ensino fundamental Debona, Jackson James Livro didático. Ensino de História. História Regional. Mato Grosso do Sul. Mato Grosso. |
title_short |
Ensino de História regional em Mato Grosso do Sul: limites e possibilidades no uso do livro didático para o ensino fundamental |
title_full |
Ensino de História regional em Mato Grosso do Sul: limites e possibilidades no uso do livro didático para o ensino fundamental |
title_fullStr |
Ensino de História regional em Mato Grosso do Sul: limites e possibilidades no uso do livro didático para o ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Ensino de História regional em Mato Grosso do Sul: limites e possibilidades no uso do livro didático para o ensino fundamental |
title_sort |
Ensino de História regional em Mato Grosso do Sul: limites e possibilidades no uso do livro didático para o ensino fundamental |
author |
Debona, Jackson James |
author_facet |
Debona, Jackson James |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Debona, Jackson James |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático. Ensino de História. História Regional. Mato Grosso do Sul. Mato Grosso. |
topic |
Livro didático. Ensino de História. História Regional. Mato Grosso do Sul. Mato Grosso. |
description |
Este artigo é parte do trabalho realizado na análise de livros didáticos que entraram no Mato Grosso do Sul no período do PNLD 2011, para o ensino de História, no esforço de compreender questões relacionadas à inserção dos aspectos regionais no âmbito dos conteúdos a serem ministrados no Ensino Fundamental. A metodologia utilizada no mapeamento, seleção e localização das coleções, consiste no exame material das fontes selecionadas, a exemplo do que propõem os estudos de (CHARTIER,1990) e (MOREIRA, 2011) entendendo que a produção dos textos está diretamente vinculada aos suportes os quais são dados a ler. Tais ações vêm sendo orientadas pelo Ministério da Educação, através de programas de roteirização e produção de guias para orientar essa escolha - PNLD - aliada às práticas cotidianas as quais, tratando de escola pública, fortalecem, para os professores, a sua utilização e para os pesquisadores a necessidade de discutir suas formas de apropriação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4870 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4870/2549 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Fronteiras; v. 17 n. 30 (2015): Dossiê 08: Territórios e fronteiras do ensino de História - I; 167 - 185 2175-0742 reponame:Fronteiras (Dourados. Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Fronteiras (Dourados. Online) |
collection |
Fronteiras (Dourados. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797231668541521920 |