O livro didático de História e a questão da identidade nacional brasileira ao longo período republicano: a fronteira entre rupturas e continuidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Gilmara Yoshihara
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Trubiliano, Carlos Alexandre Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fronteiras (Dourados. Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4861
Resumo: O livro didático é um dos muitos materiais que possibilitam a didatização do saber histórico. Embora seja considerado como mais uma das ferramentas de ensino, que viabilizam a prática docente no universo da cultura escolar, os manuais são tomados por muitos educadores, como principal condutor da ação pedagógica; por esta razão, tem merecido destaque nos debates sobre o ensino, e, particularmente, no que diz respeito ao ensino na disciplina de História. Deste modo, o artigo tece considerações sobre as concepções da identidade nacional presente nos livros didáticos, sobretudo a partir do período republicano, e investiga como esta ferramenta pedagógica pode ser observada como espaço de disputas por representação entre os diversos grupos que compõem a sociedade brasileira.
id UFGD-6_ccb5f62b80981438352c31f3a5137353
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4861
network_acronym_str UFGD-6
network_name_str Fronteiras (Dourados. Online)
repository_id_str http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai
spelling O livro didático de História e a questão da identidade nacional brasileira ao longo período republicano: a fronteira entre rupturas e continuidadesEnsino. Política. Livro Didático.O livro didático é um dos muitos materiais que possibilitam a didatização do saber histórico. Embora seja considerado como mais uma das ferramentas de ensino, que viabilizam a prática docente no universo da cultura escolar, os manuais são tomados por muitos educadores, como principal condutor da ação pedagógica; por esta razão, tem merecido destaque nos debates sobre o ensino, e, particularmente, no que diz respeito ao ensino na disciplina de História. Deste modo, o artigo tece considerações sobre as concepções da identidade nacional presente nos livros didáticos, sobretudo a partir do período republicano, e investiga como esta ferramenta pedagógica pode ser observada como espaço de disputas por representação entre os diversos grupos que compõem a sociedade brasileira.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2015-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4861Fronteiras; v. 17 n. 30 (2015): Dossiê 08: Territórios e fronteiras do ensino de História - I; 27 - 422175-0742reponame:Fronteiras (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4861/2542Franco, Gilmara YoshiharaTrubiliano, Carlos Alexandre Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-24T17:31:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4861Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRASPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oairevistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br2175-07421517-9265opendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai2019-09-24T17:31:25Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv O livro didático de História e a questão da identidade nacional brasileira ao longo período republicano: a fronteira entre rupturas e continuidades
title O livro didático de História e a questão da identidade nacional brasileira ao longo período republicano: a fronteira entre rupturas e continuidades
spellingShingle O livro didático de História e a questão da identidade nacional brasileira ao longo período republicano: a fronteira entre rupturas e continuidades
Franco, Gilmara Yoshihara
Ensino. Política. Livro Didático.
title_short O livro didático de História e a questão da identidade nacional brasileira ao longo período republicano: a fronteira entre rupturas e continuidades
title_full O livro didático de História e a questão da identidade nacional brasileira ao longo período republicano: a fronteira entre rupturas e continuidades
title_fullStr O livro didático de História e a questão da identidade nacional brasileira ao longo período republicano: a fronteira entre rupturas e continuidades
title_full_unstemmed O livro didático de História e a questão da identidade nacional brasileira ao longo período republicano: a fronteira entre rupturas e continuidades
title_sort O livro didático de História e a questão da identidade nacional brasileira ao longo período republicano: a fronteira entre rupturas e continuidades
author Franco, Gilmara Yoshihara
author_facet Franco, Gilmara Yoshihara
Trubiliano, Carlos Alexandre Barros
author_role author
author2 Trubiliano, Carlos Alexandre Barros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Gilmara Yoshihara
Trubiliano, Carlos Alexandre Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino. Política. Livro Didático.
topic Ensino. Política. Livro Didático.
description O livro didático é um dos muitos materiais que possibilitam a didatização do saber histórico. Embora seja considerado como mais uma das ferramentas de ensino, que viabilizam a prática docente no universo da cultura escolar, os manuais são tomados por muitos educadores, como principal condutor da ação pedagógica; por esta razão, tem merecido destaque nos debates sobre o ensino, e, particularmente, no que diz respeito ao ensino na disciplina de História. Deste modo, o artigo tece considerações sobre as concepções da identidade nacional presente nos livros didáticos, sobretudo a partir do período republicano, e investiga como esta ferramenta pedagógica pode ser observada como espaço de disputas por representação entre os diversos grupos que compõem a sociedade brasileira.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4861
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4861/2542
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Fronteiras; v. 17 n. 30 (2015): Dossiê 08: Territórios e fronteiras do ensino de História - I; 27 - 42
2175-0742
reponame:Fronteiras (Dourados. Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Fronteiras (Dourados. Online)
collection Fronteiras (Dourados. Online)
repository.name.fl_str_mv Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv revistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797231668531036160