Continuidade(s) e ruptura(s) nos livros didáticos "A conquista da matemática": como ensinar a partir de orientações metodológicas da educação matemática (1982-2009)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5157 |
Resumo: | Neste trabalho é apresentado o resultado de uma pesquisa, que teve como objetivo analisar em que medida orientações de como ensinar Matemática ancoradas em pressupostos teóricos e metodológicos da Educação Matemática alteraram os livros didáticos da coleção A Conquista da Matemática no período de 1982 à 2009. Vale ressaltar que, para isso foi tomado como principal referência orientações metodológicas apresentadas por D Ambrósio (1989), no que diz respeito a resolução de problemas, a história da matemática, ao uso do computador e aos jogos. A escolha da referida coleção deve-se há pelo menos dois fatores. O primeiro é que conforme Duarte (2007) e Hallewell (2005) esses livros estão em circulação no ambiente escolar desde a década de 80. E segundo, porque de acordo com Trindade (2012) em dezenove escolas da rede municipal de ensino da cidade de Aracaju-SE, dezesseis adotam os livros dessa coleção. Como suporte teórico, foram adotados ainda autores como Chervel (1990) para a compreensão da disciplina escolar e da vulgata; Choppin (2002, 2004) que traz contribuições para a utilização do livro didático como fonte de pesquisa para a produção da História da Educação; Munakata (1997) por apresentar aspectos da materialidade do livro didático; Fiorentini & Lorenzato (2009) para um entendimento sobre Educação Matemática; Valente (2007, 2008) como referência para a produção de História da Educação Matemática e para o estudo de livros didáticos de Matemática como fonte de pesquisa. Para alcançar o objetivo de pesquisa foram examinadas as edições de 1982, de 1985, de 1992, de 1998, de 2002 e de 2009. Com base na análise dessas coleções, foi constatado que ocorreram mudanças em relação a materialidade, no que diz respeito ao aumento do número de páginas com a inclusão de orientações metodológicas, sugestões de leituras e projetos pedagógicos, que passaram a compor essa coleção a partir da edição de 1992. Em relação aos conteúdos foram identificados elementos de continuidade relacionados à organização dos conteúdos, aos conceitos adotados e aos problemas matemáticos. Em relação as rupturas, pelo exame efetuado foram identificadas de duas formas: ruptura total e ruptura parcial. A primeira pela eliminação de conteúdo. E a segunda, por mudanças parciais, referente a propostas de abordagem dos conteúdos e pela inserção de problemas contextualizados, uso de recursos manipuláveis, de sugestão de uso da calculadora, uso da história da matemática e jogos. Dito de outra forma, as mudanças ocorreram principalmente na abordagem dos conteúdos, primeiro definição, depois exercícios. E com o tempo a formalização da definição só é abordada depois da apresentação de um entendimento por meio de um recurso didático manipulável ou por meio de um problema contextualizado. Por fim, de tudo que foi descrito a partir do exame efetuado é possível afirmar que os livros didáticos da coleção A Conquista da Matemática , no período de 1982 a 2009, passaram por mudanças tanto em sua forma, como em relação à abordagem dos conteúdos e das possibilidades de uso em sala de aula, que a depender da ação do professor poderá desencadear novos processos de ensinar em que o aluno é transformado em um parceiro da ação pedagógica. E poderá concretizar um dos objetivos da Educação Matemática, no que diz respeito a minimizar os problemas relacionados ao processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos. |
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Neste trabalho é apresentado o resultado de uma pesquisa, que teve como objetivo analisar em que medida orientações de como ensinar Matemática ancoradas em pressupostos teóricos e metodológicos da Educação Matemática alteraram os livros didáticos da coleção A Conquista da Matemática no período de 1982 à 2009. Vale ressaltar que, para isso foi tomado como principal referência orientações metodológicas apresentadas por D Ambrósio (1989), no que diz respeito a resolução de problemas, a história da matemática, ao uso do computador e aos jogos. A escolha da referida coleção deve-se há pelo menos dois fatores. O primeiro é que conforme Duarte (2007) e Hallewell (2005) esses livros estão em circulação no ambiente escolar desde a década de 80. E segundo, porque de acordo com Trindade (2012) em dezenove escolas da rede municipal de ensino da cidade de Aracaju-SE, dezesseis adotam os livros dessa coleção. Como suporte teórico, foram adotados ainda autores como Chervel (1990) para a compreensão da disciplina escolar e da vulgata; Choppin (2002, 2004) que traz contribuições para a utilização do livro didático como fonte de pesquisa para a produção da História da Educação; Munakata (1997) por apresentar aspectos da materialidade do livro didático; Fiorentini & Lorenzato (2009) para um entendimento sobre Educação Matemática; Valente (2007, 2008) como referência para a produção de História da Educação Matemática e para o estudo de livros didáticos de Matemática como fonte de pesquisa. Para alcançar o objetivo de pesquisa foram examinadas as edições de 1982, de 1985, de 1992, de 1998, de 2002 e de 2009. Com base na análise dessas coleções, foi constatado que ocorreram mudanças em relação a materialidade, no que diz respeito ao aumento do número de páginas com a inclusão de orientações metodológicas, sugestões de leituras e projetos pedagógicos, que passaram a compor essa coleção a partir da edição de 1992. Em relação aos conteúdos foram identificados elementos de continuidade relacionados à organização dos conteúdos, aos conceitos adotados e aos problemas matemáticos. Em relação as rupturas, pelo exame efetuado foram identificadas de duas formas: ruptura total e ruptura parcial. A primeira pela eliminação de conteúdo. E a segunda, por mudanças parciais, referente a propostas de abordagem dos conteúdos e pela inserção de problemas contextualizados, uso de recursos manipuláveis, de sugestão de uso da calculadora, uso da história da matemática e jogos. Dito de outra forma, as mudanças ocorreram principalmente na abordagem dos conteúdos, primeiro definição, depois exercícios. E com o tempo a formalização da definição só é abordada depois da apresentação de um entendimento por meio de um recurso didático manipulável ou por meio de um problema contextualizado. Por fim, de tudo que foi descrito a partir do exame efetuado é possível afirmar que os livros didáticos da coleção A Conquista da Matemática , no período de 1982 a 2009, passaram por mudanças tanto em sua forma, como em relação à abordagem dos conteúdos e das possibilidades de uso em sala de aula, que a depender da ação do professor poderá desencadear novos processos de ensinar em que o aluno é transformado em um parceiro da ação pedagógica. E poderá concretizar um dos objetivos da Educação Matemática, no que diz respeito a minimizar os problemas relacionados ao processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos. |
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