O livro didático de História e a questão da identidade nacional brasileira ao longo período republicano: a fronteira entre rupturas e continuidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fronteiras (Dourados. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4861 |
Resumo: | O livro didático é um dos muitos materiais que possibilitam a didatização do saber histórico. Embora seja considerado como mais uma das ferramentas de ensino, que viabilizam a prática docente no universo da cultura escolar, os manuais são tomados por muitos educadores, como principal condutor da ação pedagógica; por esta razão, tem merecido destaque nos debates sobre o ensino, e, particularmente, no que diz respeito ao ensino na disciplina de História. Deste modo, o artigo tece considerações sobre as concepções da identidade nacional presente nos livros didáticos, sobretudo a partir do período republicano, e investiga como esta ferramenta pedagógica pode ser observada como espaço de disputas por representação entre os diversos grupos que compõem a sociedade brasileira. |
id |
UFGD-6_ccb5f62b80981438352c31f3a5137353 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4861 |
network_acronym_str |
UFGD-6 |
network_name_str |
Fronteiras (Dourados. Online) |
repository_id_str |
http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai |
spelling |
O livro didático de História e a questão da identidade nacional brasileira ao longo período republicano: a fronteira entre rupturas e continuidadesEnsino. Política. Livro Didático.O livro didático é um dos muitos materiais que possibilitam a didatização do saber histórico. Embora seja considerado como mais uma das ferramentas de ensino, que viabilizam a prática docente no universo da cultura escolar, os manuais são tomados por muitos educadores, como principal condutor da ação pedagógica; por esta razão, tem merecido destaque nos debates sobre o ensino, e, particularmente, no que diz respeito ao ensino na disciplina de História. Deste modo, o artigo tece considerações sobre as concepções da identidade nacional presente nos livros didáticos, sobretudo a partir do período republicano, e investiga como esta ferramenta pedagógica pode ser observada como espaço de disputas por representação entre os diversos grupos que compõem a sociedade brasileira.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2015-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4861Fronteiras; v. 17 n. 30 (2015): Dossiê 08: Territórios e fronteiras do ensino de História - I; 27 - 422175-0742reponame:Fronteiras (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4861/2542Franco, Gilmara YoshiharaTrubiliano, Carlos Alexandre Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-24T17:31:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4861Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRASPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oairevistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br2175-07421517-9265opendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai2019-09-24T17:31:25Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O livro didático de História e a questão da identidade nacional brasileira ao longo período republicano: a fronteira entre rupturas e continuidades |
title |
O livro didático de História e a questão da identidade nacional brasileira ao longo período republicano: a fronteira entre rupturas e continuidades |
spellingShingle |
O livro didático de História e a questão da identidade nacional brasileira ao longo período republicano: a fronteira entre rupturas e continuidades Franco, Gilmara Yoshihara Ensino. Política. Livro Didático. |
title_short |
O livro didático de História e a questão da identidade nacional brasileira ao longo período republicano: a fronteira entre rupturas e continuidades |
title_full |
O livro didático de História e a questão da identidade nacional brasileira ao longo período republicano: a fronteira entre rupturas e continuidades |
title_fullStr |
O livro didático de História e a questão da identidade nacional brasileira ao longo período republicano: a fronteira entre rupturas e continuidades |
title_full_unstemmed |
O livro didático de História e a questão da identidade nacional brasileira ao longo período republicano: a fronteira entre rupturas e continuidades |
title_sort |
O livro didático de História e a questão da identidade nacional brasileira ao longo período republicano: a fronteira entre rupturas e continuidades |
author |
Franco, Gilmara Yoshihara |
author_facet |
Franco, Gilmara Yoshihara Trubiliano, Carlos Alexandre Barros |
author_role |
author |
author2 |
Trubiliano, Carlos Alexandre Barros |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Gilmara Yoshihara Trubiliano, Carlos Alexandre Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino. Política. Livro Didático. |
topic |
Ensino. Política. Livro Didático. |
description |
O livro didático é um dos muitos materiais que possibilitam a didatização do saber histórico. Embora seja considerado como mais uma das ferramentas de ensino, que viabilizam a prática docente no universo da cultura escolar, os manuais são tomados por muitos educadores, como principal condutor da ação pedagógica; por esta razão, tem merecido destaque nos debates sobre o ensino, e, particularmente, no que diz respeito ao ensino na disciplina de História. Deste modo, o artigo tece considerações sobre as concepções da identidade nacional presente nos livros didáticos, sobretudo a partir do período republicano, e investiga como esta ferramenta pedagógica pode ser observada como espaço de disputas por representação entre os diversos grupos que compõem a sociedade brasileira. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4861 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4861 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4861/2542 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Fronteiras; v. 17 n. 30 (2015): Dossiê 08: Territórios e fronteiras do ensino de História - I; 27 - 42 2175-0742 reponame:Fronteiras (Dourados. Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Fronteiras (Dourados. Online) |
collection |
Fronteiras (Dourados. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797231668531036160 |