Presença e/ou ausência da História Quilombola no Currículo: análise dos Livros Didáticos utilizados no Ensino Médio Integrado
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fronteiras (Dourados. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/13267 |
Resumo: | A partir da aprovação da Lei nº 10.639/2003, o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira passou a ser obrigatório na Educação Básica. Neste artigo, analisamos o cumprimento dessa prerrogativa legal, identificando a presença/ausência da temática afro-brasileira e africana, na qual a história quilombola se insere, no Ensino Médio Integrado (EMI), ofertado pelo campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Santana do Ipanema. Realizamos tal intento mediante uma investigação de natureza quali-quantitativa, baseada nos métodos de pesquisa bibliográfica e da análise documental. Desse modo, num primeiro momento, revisitamos as políticas públicas educacionais destinadas à visibilização das comunidades quilombolas no âmbito da Educação Básica. Em seguida, analisamos a presença/ausência do debate sobre a questão afro-brasileira e africana em livros de História aprovados no PNLD e disponibilizados ao campus Santana do Ipanema, no período de 2015 a 2020. Apresentamos, ainda, a oferta de um vídeo educativo, que reconstrói as memórias de uma comunidade remanescente em Alagoas, como recurso didático que oportuniza o debate da questão quilombola no currículo do EMI. Concluímos a reflexão apontando para a invisibilidade da temática e propomos a elaboração de materiais didáticos específicos que assegurem a presença da história e cultura quilombola no cotidiano escolar, a partir de um currículo antirracista. |
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Presença e/ou ausência da História Quilombola no Currículo: análise dos Livros Didáticos utilizados no Ensino Médio IntegradoPresencia y/o ausencia de historia Quilombola en el Plan de Estudios: análisis de los Libros de Texto utilizados en la Escuela Secundaria IntegradaPresence and/or absence of Quilombola history in the Curriculum: analysis of Textbooks used in Integrated High SchoolHistória. Ensino. Currículo. Formação Integral. Ensino Médio Integrado.Historia. Enseñando. Plan de estudios. Educación Integral. Escuela secundaria integrada.History. Teaching. Curriculum. Integral Education. Integrated High School.A partir da aprovação da Lei nº 10.639/2003, o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira passou a ser obrigatório na Educação Básica. Neste artigo, analisamos o cumprimento dessa prerrogativa legal, identificando a presença/ausência da temática afro-brasileira e africana, na qual a história quilombola se insere, no Ensino Médio Integrado (EMI), ofertado pelo campus do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Santana do Ipanema. Realizamos tal intento mediante uma investigação de natureza quali-quantitativa, baseada nos métodos de pesquisa bibliográfica e da análise documental. Desse modo, num primeiro momento, revisitamos as políticas públicas educacionais destinadas à visibilização das comunidades quilombolas no âmbito da Educação Básica. Em seguida, analisamos a presença/ausência do debate sobre a questão afro-brasileira e africana em livros de História aprovados no PNLD e disponibilizados ao campus Santana do Ipanema, no período de 2015 a 2020. Apresentamos, ainda, a oferta de um vídeo educativo, que reconstrói as memórias de uma comunidade remanescente em Alagoas, como recurso didático que oportuniza o debate da questão quilombola no currículo do EMI. Concluímos a reflexão apontando para a invisibilidade da temática e propomos a elaboração de materiais didáticos específicos que assegurem a presença da história e cultura quilombola no cotidiano escolar, a partir de um currículo antirracista.Tras la aprobación de la Ley nº 10.639 / 2003, la enseñanza de la historia y la cultura africana y afrobrasileña pasó a ser obligatoria en la Educación Básica. En este artículo, analizamos el cumplimiento de esta prerrogativa legal, identificando la presencia / ausencia de la temática afrobrasileña y africana, en la que se inserta la historia quilombola, en el Bachillerato Integrado (EMI), que ofrece el campus del Instituto Federal de Alagoas (Ifal). en Santana do Ipanema. Este intento lo realizamos a través de una investigación de carácter cualitativo y cuantitativo, basada en métodos de investigación bibliográfica y análisis documental. De esta forma, en un primer momento, revisamos las políticas educativas públicas orientadas a visibilizar a las comunidades quilombolas en el ámbito de la Educación Básica. Luego, analizamos la presencia / ausencia del debate sobre el tema afrobrasileño y africano en los libros de Historia aprobados en el PNLD y puestos a disposición del campus de Santana do Ipanema, en el período de 2015 a 2020. También presentamos la oferta de un video educativo , que reconstruye la memoria de una comunidad remanente en Alagoas, como un recurso didáctico que brinda la oportunidad de debatir el tema quilombola en el currículo de EMI. Concluimos la reflexión apuntando a la invisibilidad del tema y proponemos el desarrollo de materiales didácticos específicos que aseguren la presencia de la historia y cultura quilombola en la vida escolar, a partir de un currículo antirracista.After the approval of Law nº 10.639 / 2003, the teaching of African and Afro- Brazilian history and culture became mandatory in Basic Education. In this article, we analyze the fulfillment of this legal prerogative, identifying the presence / absence of the Afro-Brazilian and African theme, in which the quilombola history is inserted, in the Integrated High School (EMI), offered by the campus of the Federal Institute of Alagoas (Ifal) in Santana do Ipanema. We made this attempt through an investigation of a qualitative and quantitative nature, based on methods of bibliographic research and document analysis. In this way, at first, we revisit public educational policies aimed at making quilombola communities more visible in the scope of Basic Education. Then, we analyzed the presence / absence of the debate on the Afro- Brazilian and African issue in History books approved in the PNLD and made available to the Santana do Ipanema campus, in the period from 2015 to 2020. We also present the offer of an educational video , which reconstructs the memories of a remnant community in Alagoas, as a didactic resource that makes it possible to debate the quilombola issue in the EMI curriculum. We conclude the reflection by pointing to the invisibility of the theme and propose the development of specific didactic materials that ensure the presence of quilombola history and culture in the school routine, based on an anti-racist curriculum.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/1326710.30612/frh.v22i40.13267Fronteiras; v. 22 n. 40 (2020): Fronteiras: Revista de História; 173 - 1922175-0742reponame:Fronteiras (Dourados. 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