A educação infantil nas dissertações do PPGE/CPAN/UFMS: o que os estudos revelam?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Ohrany Ramos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Garcia, Edelir Salomão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13126
Resumo: O presente estudo teve por objetivo conhecer e analisar as produções científicas sobre a Educação Infantil nas dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação em Educação no Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGE/CPAN/UFMS). Para o cumprimento desse estudo optou-se pela pesquisa exploratória e bibliográfica. Do ano de 2011 a 2018 o programa publicou 106 dissertações, sendo que 12 delas apresentava a Educação Infantil como objeto de estudo. Essas pesquisas têm como temática: o direito à Educação Infantil; o lugar da escrita; a leitura e o letramento; o brincar; a formação de professores; e indicadores de matricula de crianças com deficiência. As temáticas desenvolvidas se aproximaram das temáticas estudadas no cenário nacional principalmente no tocante ao direito à educação da criança pequena em relação às creches. Essas dissertações evidenciaram que a Educação Infantil a partir da promulgação da Constituição de 1988 e da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 apresentou avanços, no entanto, evidenciaram que ainda há muito a se fazer para que o direito à Educação Infantil seja garantido.
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