A educação infantil nas dissertações do PPGE/CPAN/UFMS: o que os estudos revelam?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13126 |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo conhecer e analisar as produções científicas sobre a Educação Infantil nas dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação em Educação no Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGE/CPAN/UFMS). Para o cumprimento desse estudo optou-se pela pesquisa exploratória e bibliográfica. Do ano de 2011 a 2018 o programa publicou 106 dissertações, sendo que 12 delas apresentava a Educação Infantil como objeto de estudo. Essas pesquisas têm como temática: o direito à Educação Infantil; o lugar da escrita; a leitura e o letramento; o brincar; a formação de professores; e indicadores de matricula de crianças com deficiência. As temáticas desenvolvidas se aproximaram das temáticas estudadas no cenário nacional principalmente no tocante ao direito à educação da criança pequena em relação às creches. Essas dissertações evidenciaram que a Educação Infantil a partir da promulgação da Constituição de 1988 e da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 apresentou avanços, no entanto, evidenciaram que ainda há muito a se fazer para que o direito à Educação Infantil seja garantido. |
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A educação infantil nas dissertações do PPGE/CPAN/UFMS: o que os estudos revelam?La educación infantil en las disertaciones de PPGE / CPAN / UFMS: ¿qué revelan los estudios?Primeira infância. Direito à educação. Creche e Pré-escola.Primera infancia. Derecho a la educación. Guardería y Preescolar.O presente estudo teve por objetivo conhecer e analisar as produções científicas sobre a Educação Infantil nas dissertações produzidas no Programa de Pós-Graduação em Educação no Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGE/CPAN/UFMS). Para o cumprimento desse estudo optou-se pela pesquisa exploratória e bibliográfica. Do ano de 2011 a 2018 o programa publicou 106 dissertações, sendo que 12 delas apresentava a Educação Infantil como objeto de estudo. Essas pesquisas têm como temática: o direito à Educação Infantil; o lugar da escrita; a leitura e o letramento; o brincar; a formação de professores; e indicadores de matricula de crianças com deficiência. As temáticas desenvolvidas se aproximaram das temáticas estudadas no cenário nacional principalmente no tocante ao direito à educação da criança pequena em relação às creches. Essas dissertações evidenciaram que a Educação Infantil a partir da promulgação da Constituição de 1988 e da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 apresentou avanços, no entanto, evidenciaram que ainda há muito a se fazer para que o direito à Educação Infantil seja garantido.El presente estudio tuvo como objetivo conocer y analizar las producciones científicas sobre Educación Infantil en las disertaciones producidas en el Programa de Posgrado en Educación del Campus Pantanal de la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul (PPGE/CPAN/UFMS). Para la realización de este estudio se eligió la investigación exploratoria y bibliográfica. De 2011 a 2018 el programa publicó 106 tesinas, 12 de las cuales presentaron la Educación Infantil como objeto de estudio. Estas investigaciones tienen como tema: el derecho a la Educación Infantil; el lugar de escritura; lectura y alfabetización; jugando; formación de profesores; e indicadores de matriculación de niños con discapacidad. Los temas desarrollados se acercaron a los temas estudiados en el escenario nacional, principalmente en lo que respecta al derecho a la educación de los niños pequeños en relación con las guarderías. Estas tesis mostraron que la Educación Infantil a partir de la promulgación de la Constitución de 1988 y la aprobación de la Ley de Bases y Lineamientos Educativos Nacionales de 1996 presentó avances, sin embargo, mostraron que aún queda mucho por hacer por el derecho a la Educación Infantil estar garantizado.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1312610.30612/hre.v9i16.13126Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-132318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13126/6603Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessArruda, Ohrany RamosGarcia, Edelir Salomão2021-01-14T17:23:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13126Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:18Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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