A relação professor-aluno à luz de diferentes abordagens da psicologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1834 |
Resumo: | Sendo uma dimensão fundamental do processo educativo, a relação professor-aluno tem sido objeto de interpretações e proposições diversas. O presente artigo apresenta o olhar de cinco diferentes abordagens da psicologia acerca da relação professor-aluno, sendo elas: Humanista, Construtivista, Comportamental, Psicanalítica e Histórico-Cultural. São apresentados os princípios essenciais que caracterizam essas diferentes perspectivas sobre a relação entre professor e alunos, pontuando as diferentes implicações que decorrem dessas abordagens para a prática pedagógica. |
id |
UFGD-8_0f47a5f607d350870b1c8e7e01bf9a5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1834 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação professor-aluno à luz de diferentes abordagens da psicologiaRelação professor-aluno. Teorias psicológicas. Educação escolar.Sendo uma dimensão fundamental do processo educativo, a relação professor-aluno tem sido objeto de interpretações e proposições diversas. O presente artigo apresenta o olhar de cinco diferentes abordagens da psicologia acerca da relação professor-aluno, sendo elas: Humanista, Construtivista, Comportamental, Psicanalítica e Histórico-Cultural. São apresentados os princípios essenciais que caracterizam essas diferentes perspectivas sobre a relação entre professor e alunos, pontuando as diferentes implicações que decorrem dessas abordagens para a prática pedagógica.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2012-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1834Horizontes - Revista de Educação; v. 1 n. 1 (2013); 25-442318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1834/1434Pasqualini, Juliana CampregherEidt, Nádia Marainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-18T15:44:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1834Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-18T15:44:03Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação professor-aluno à luz de diferentes abordagens da psicologia |
title |
A relação professor-aluno à luz de diferentes abordagens da psicologia |
spellingShingle |
A relação professor-aluno à luz de diferentes abordagens da psicologia Pasqualini, Juliana Campregher Relação professor-aluno. Teorias psicológicas. Educação escolar. |
title_short |
A relação professor-aluno à luz de diferentes abordagens da psicologia |
title_full |
A relação professor-aluno à luz de diferentes abordagens da psicologia |
title_fullStr |
A relação professor-aluno à luz de diferentes abordagens da psicologia |
title_full_unstemmed |
A relação professor-aluno à luz de diferentes abordagens da psicologia |
title_sort |
A relação professor-aluno à luz de diferentes abordagens da psicologia |
author |
Pasqualini, Juliana Campregher |
author_facet |
Pasqualini, Juliana Campregher Eidt, Nádia Mara |
author_role |
author |
author2 |
Eidt, Nádia Mara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pasqualini, Juliana Campregher Eidt, Nádia Mara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação professor-aluno. Teorias psicológicas. Educação escolar. |
topic |
Relação professor-aluno. Teorias psicológicas. Educação escolar. |
description |
Sendo uma dimensão fundamental do processo educativo, a relação professor-aluno tem sido objeto de interpretações e proposições diversas. O presente artigo apresenta o olhar de cinco diferentes abordagens da psicologia acerca da relação professor-aluno, sendo elas: Humanista, Construtivista, Comportamental, Psicanalítica e Histórico-Cultural. São apresentados os princípios essenciais que caracterizam essas diferentes perspectivas sobre a relação entre professor e alunos, pontuando as diferentes implicações que decorrem dessas abordagens para a prática pedagógica. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1834 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1834 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1834/1434 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 1 n. 1 (2013); 25-44 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831169967357952 |