A relação professor-aluno à luz de diferentes abordagens da psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pasqualini, Juliana Campregher
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Eidt, Nádia Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1834
Resumo: Sendo uma dimensão fundamental do processo educativo, a relação professor-aluno tem sido objeto de interpretações e proposições diversas. O presente artigo apresenta o olhar de cinco diferentes abordagens da psicologia acerca da relação professor-aluno, sendo elas: Humanista, Construtivista, Comportamental, Psicanalítica e Histórico-Cultural. São apresentados os princípios essenciais que caracterizam essas diferentes perspectivas sobre a relação entre professor e alunos, pontuando as diferentes implicações que decorrem dessas abordagens para a prática pedagógica.
id UFGD-8_0f47a5f607d350870b1c8e7e01bf9a5b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1834
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling A relação professor-aluno à luz de diferentes abordagens da psicologiaRelação professor-aluno. Teorias psicológicas. Educação escolar.Sendo uma dimensão fundamental do processo educativo, a relação professor-aluno tem sido objeto de interpretações e proposições diversas. O presente artigo apresenta o olhar de cinco diferentes abordagens da psicologia acerca da relação professor-aluno, sendo elas: Humanista, Construtivista, Comportamental, Psicanalítica e Histórico-Cultural. São apresentados os princípios essenciais que caracterizam essas diferentes perspectivas sobre a relação entre professor e alunos, pontuando as diferentes implicações que decorrem dessas abordagens para a prática pedagógica.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2012-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1834Horizontes - Revista de Educação; v. 1 n. 1 (2013); 25-442318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1834/1434Pasqualini, Juliana CampregherEidt, Nádia Marainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-18T15:44:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1834Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-18T15:44:03Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação professor-aluno à luz de diferentes abordagens da psicologia
title A relação professor-aluno à luz de diferentes abordagens da psicologia
spellingShingle A relação professor-aluno à luz de diferentes abordagens da psicologia
Pasqualini, Juliana Campregher
Relação professor-aluno. Teorias psicológicas. Educação escolar.
title_short A relação professor-aluno à luz de diferentes abordagens da psicologia
title_full A relação professor-aluno à luz de diferentes abordagens da psicologia
title_fullStr A relação professor-aluno à luz de diferentes abordagens da psicologia
title_full_unstemmed A relação professor-aluno à luz de diferentes abordagens da psicologia
title_sort A relação professor-aluno à luz de diferentes abordagens da psicologia
author Pasqualini, Juliana Campregher
author_facet Pasqualini, Juliana Campregher
Eidt, Nádia Mara
author_role author
author2 Eidt, Nádia Mara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pasqualini, Juliana Campregher
Eidt, Nádia Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Relação professor-aluno. Teorias psicológicas. Educação escolar.
topic Relação professor-aluno. Teorias psicológicas. Educação escolar.
description Sendo uma dimensão fundamental do processo educativo, a relação professor-aluno tem sido objeto de interpretações e proposições diversas. O presente artigo apresenta o olhar de cinco diferentes abordagens da psicologia acerca da relação professor-aluno, sendo elas: Humanista, Construtivista, Comportamental, Psicanalítica e Histórico-Cultural. São apresentados os princípios essenciais que caracterizam essas diferentes perspectivas sobre a relação entre professor e alunos, pontuando as diferentes implicações que decorrem dessas abordagens para a prática pedagógica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1834
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1834/1434
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 1 n. 1 (2013); 25-44
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831169967357952