O GUIA CURRICULAR RIOGRANDENSE DE 1972 E AS ORIENTAÇÕES SOBRE ENSINO DE FRAÇÕES PARA AS SÉRIES INICIAIS
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da Educação Matemática |
Texto Completo: | http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/385 |
Resumo: | O trabalho examina as orientações para o ensino das frações apresentadas em texto publicado em 1972, pela Secretaria de Educação do estado do Rio Grande do Sul, com diretrizes curriculares para as primeira, segunda e terceira séries do ensino de primeiro grau. Trata-se do segundo volume de uma coleção intitulada Ensino de 1º grau no Rio Grande do Sul, produzida para orientar a produção dos novos currículos do ensino de primeiro grau, instituído pela Lei n. 5.692/71, que extinguiu o ensino primário e ginasial. O documento foi elaborado por um grupo de sete professores, coordenado por Maria Flora de Menezes Ribeiro. Percebemos a ênfase no estudo de frações por meio da partição de conjuntos, além da decomposição de figuras e de medidas de grandezas variadas. Estão presentes resquícios do escolanovismo, pela valorização da atividade e descoberta da criança, marcas da matemática moderna, na valorização das ideias de conjunto e relações de equivalência, e traços do tecnicismo, na proposição de listas de exercícios para a verificação da equivalência de frações. |
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O GUIA CURRICULAR RIOGRANDENSE DE 1972 E AS ORIENTAÇÕES SOBRE ENSINO DE FRAÇÕES PARA AS SÉRIES INICIAISCurrículos escolares. Ensino de primeiro grau. Anos iniciais. Fração.O trabalho examina as orientações para o ensino das frações apresentadas em texto publicado em 1972, pela Secretaria de Educação do estado do Rio Grande do Sul, com diretrizes curriculares para as primeira, segunda e terceira séries do ensino de primeiro grau. Trata-se do segundo volume de uma coleção intitulada Ensino de 1º grau no Rio Grande do Sul, produzida para orientar a produção dos novos currículos do ensino de primeiro grau, instituído pela Lei n. 5.692/71, que extinguiu o ensino primário e ginasial. O documento foi elaborado por um grupo de sete professores, coordenado por Maria Flora de Menezes Ribeiro. Percebemos a ênfase no estudo de frações por meio da partição de conjuntos, além da decomposição de figuras e de medidas de grandezas variadas. Estão presentes resquícios do escolanovismo, pela valorização da atividade e descoberta da criança, marcas da matemática moderna, na valorização das ideias de conjunto e relações de equivalência, e traços do tecnicismo, na proposição de listas de exercícios para a verificação da equivalência de frações.Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)2021-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/385Revista de História da Educação Matemática; v. 7 (2021): Fluxo Contínuo; 1-162447-6447reponame:Revista de História da Educação Matemáticainstname:Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)instacron:SBHMATporhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/385/296Copyright (c) 2021 Revista de História da Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessTrindade, Ste´phanie da SilvaBúrigo, Elisabete Zardo2023-12-13T13:04:07Zoai:ojs2.histemat.com.br:article/385Revistahttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/indexPRIhttp://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/oairevista.histemat.sbhmat@gmail.com||ghemat.contato@gmail.com2447-64472447-6447opendoar:2023-12-13T13:04:07Revista de História da Educação Matemática - Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat)false |
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