O GUIA CURRICULAR RIOGRANDENSE DE 1972 E AS ORIENTAÇÕES SOBRE ENSINO DE FRAÇÕES PARA AS SÉRIES INICIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Ste´phanie da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Búrigo, Elisabete Zardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da Educação Matemática
Texto Completo: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/385
Resumo: O trabalho examina as orientações para o ensino das frações apresentadas em texto publicado em 1972, pela Secretaria de Educação do estado do Rio Grande do Sul, com diretrizes curriculares para as primeira, segunda e terceira séries do ensino de primeiro grau. Trata-se do segundo volume de uma coleção intitulada Ensino de 1º grau no Rio Grande do Sul, produzida para orientar a produção dos novos currículos do ensino de primeiro grau, instituído pela Lei n. 5.692/71, que extinguiu o ensino primário e ginasial. O documento foi elaborado por um grupo de sete professores, coordenado por Maria Flora de Menezes Ribeiro. Percebemos a ênfase no estudo de frações por meio da partição de conjuntos, além da decomposição de figuras e de medidas de grandezas variadas. Estão presentes resquícios do escolanovismo, pela valorização da atividade e descoberta da criança, marcas da matemática moderna, na valorização das ideias de conjunto e relações de equivalência, e traços do tecnicismo, na proposição de listas de exercícios para a verificação da equivalência de frações.
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