O Guia Curricular Riograndense de 1972 e as orientações sobre ensino de frações para as séries iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Stéphanie da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Búrigo, Elizabete Zardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234381
Resumo: Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/385
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spelling O Guia Curricular Riograndense de 1972 e as orientações sobre ensino de frações para as séries iniciaisCurrículos escolaresEnsino de primeiro grauAnos iniciaisFraçãoEste artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/385O trabalho examinaas orientações para o ensinodas fraçõesapresentadasem texto publicado em 1972, pela Secretaria de Educação do estado do Rio Grande do Sul, com diretrizes curricularespara as primeira, segunda e terceirasériesdo ensino de primeirograu. Trata-se do segundovolume de uma coleção intitulada Ensino de 1º grau no Rio Grande do Sul, produzida para orientar a produção dos novos currículos do ensino de primeiro grau, instituído pela Lein.5.692/71,que extinguiu o ensino primário e ginasial.O documentofoi elaborado por um grupo de sete professores,coordenado por Maria Flora de Menezes Ribeiro. Percebemos a ênfase no estudo de frações por meio da partição de conjuntos, além da decomposição de figuras e de medidas de grandezas variadas. Estão presentes resquícios do escolanovismo, pela valorização da atividade e descoberta da criança, marcas da matemática moderna, na valorização das ideias de conjunto e relações de equivalência, e traços do tecnicismo, na proposição de listas de exercícios para a verificação da equivalência de frações.HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática2022-05-12T17:53:05Z2022-05-12T17:53:05Z2021-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTRINDADE, S. S. ; BÚRIGO, E. Z. . O Guia Curricular Riograndense de 1972 e as orientações sobre ensino de frações para as séries iniciais. Revista de História da Educação Matemática, v. 7, p. 1-16, 2021.2447-6447https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234381Trindade, Stéphanie da SilvaBúrigo, Elizabete Zardoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-12T17:54:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234381Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-12T17:54:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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