O ensino de artes e a busca pela autonomia de estudantes em processo de criação em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molina, Ana Maria Ricci
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Molina, Roberta Ricci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10065
Resumo: Trata-se de um relato de experiência sobre o exercício da autonomia entre alunos/as durante o processo de criação no ensino de artes. A partir do relato dado pela professora que também foi uma das analisadoras da experiência, observou-se que na relação professor/a-alunos/as a construção da autonomia se manifesta mediante o sentimento de respeito pela figura de autoridade, que representa tanto o/a professor/a ou o/a aluno/a líder que emerge de grupos. É o sentimento de respeito às figuras de liderança/autoridade articulado às dimensões cognitiva e moral acerca da autonomia que permitem o diálogo e a tomada de decisões em pequenos grupos durante processo de criação no ensino de artes, com intervenções pontuais e sobre o processo a serem realizadas por educadores/as e lideres.
id UFGD-8_33de5c7ab7e85624eb9877f26050bd4c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10065
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling O ensino de artes e a busca pela autonomia de estudantes em processo de criação em sala de aulaEnsino de Artes. Processo de Criação. Autonomia.Trata-se de um relato de experiência sobre o exercício da autonomia entre alunos/as durante o processo de criação no ensino de artes. A partir do relato dado pela professora que também foi uma das analisadoras da experiência, observou-se que na relação professor/a-alunos/as a construção da autonomia se manifesta mediante o sentimento de respeito pela figura de autoridade, que representa tanto o/a professor/a ou o/a aluno/a líder que emerge de grupos. É o sentimento de respeito às figuras de liderança/autoridade articulado às dimensões cognitiva e moral acerca da autonomia que permitem o diálogo e a tomada de decisões em pequenos grupos durante processo de criação no ensino de artes, com intervenções pontuais e sobre o processo a serem realizadas por educadores/as e lideres.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1006510.30612/hre.v8i15.10065Horizontes - Revista de Educação; v. 8 n. 15 (2020); 317-3292318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10065/5847Copyright (c) 2020 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessMolina, Ana Maria RicciMolina, Roberta Ricci2020-08-07T19:38:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10065Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-08-07T19:38:56Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de artes e a busca pela autonomia de estudantes em processo de criação em sala de aula
title O ensino de artes e a busca pela autonomia de estudantes em processo de criação em sala de aula
spellingShingle O ensino de artes e a busca pela autonomia de estudantes em processo de criação em sala de aula
Molina, Ana Maria Ricci
Ensino de Artes. Processo de Criação. Autonomia.
title_short O ensino de artes e a busca pela autonomia de estudantes em processo de criação em sala de aula
title_full O ensino de artes e a busca pela autonomia de estudantes em processo de criação em sala de aula
title_fullStr O ensino de artes e a busca pela autonomia de estudantes em processo de criação em sala de aula
title_full_unstemmed O ensino de artes e a busca pela autonomia de estudantes em processo de criação em sala de aula
title_sort O ensino de artes e a busca pela autonomia de estudantes em processo de criação em sala de aula
author Molina, Ana Maria Ricci
author_facet Molina, Ana Maria Ricci
Molina, Roberta Ricci
author_role author
author2 Molina, Roberta Ricci
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Molina, Ana Maria Ricci
Molina, Roberta Ricci
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Artes. Processo de Criação. Autonomia.
topic Ensino de Artes. Processo de Criação. Autonomia.
description Trata-se de um relato de experiência sobre o exercício da autonomia entre alunos/as durante o processo de criação no ensino de artes. A partir do relato dado pela professora que também foi uma das analisadoras da experiência, observou-se que na relação professor/a-alunos/as a construção da autonomia se manifesta mediante o sentimento de respeito pela figura de autoridade, que representa tanto o/a professor/a ou o/a aluno/a líder que emerge de grupos. É o sentimento de respeito às figuras de liderança/autoridade articulado às dimensões cognitiva e moral acerca da autonomia que permitem o diálogo e a tomada de decisões em pequenos grupos durante processo de criação no ensino de artes, com intervenções pontuais e sobre o processo a serem realizadas por educadores/as e lideres.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10065
10.30612/hre.v8i15.10065
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10065
identifier_str_mv 10.30612/hre.v8i15.10065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10065/5847
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 8 n. 15 (2020); 317-329
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170632155136