Preservação e expressão dos elementos de criação coletiva no processo de ensino e aprendizagem em Artes Visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Helem Rosana de Barros Mendes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9RXFS5
Resumo: Este texto traz reflexões sobre a preservação e expressão enquanto elementos de criação coletivaresultantes das aulas deArtes Visuais. A discussão é pautadanas possibilidades de preservação das imagens do processo criativo,tendo o Livro de artista como objeto final,e a autonomia expressiva colaborativa, tendo a Instalação enquanto proposição expressiva, ambosvisando uma proposta de criação coletiva noEnsinodas Artes Visuais. O objetivo é levantar críticas, reflexões e ações que possam ampliar noções e conceitos sobre Arte como área de conhecimento,estimular a capacidade criativa e expressiva, e, sobretudo, propor posturas solidárias, cooperativas, colaborativasepessoaisno contexto dacriação coletivaem Artes.O método utilizado foi a pesquisa de campo nas aulas regulares de Artes Visuais, em que os educandos foramlevados a experimentar e refletir acerca da sua capacidade em criar imagens, abolindo os padrões midiáticos, tanto quanto pensar e experimentar meios expressivos contemporâneos, como as Instalações. Durante as aulasasapreciações de reproduções de obras conceituadas,tanto quanto de produções pessoais (do professor), bem como explanaçõessobre princípios teóricos, foramalgumas das ações de desenvolvimento baseado na abordagemtriangular de Ana Mae Barbosa, que levaram os educandosa apreciar, contextualizar e praticaros processos criativos. Omaterialfoicoletadoe organizado, e no caso das instalações, estas foram registradas em fotografias. Acriação do Livro de Artista foidecidida como possibilidade de preservar os desenhos eusá-los, como material de apoio, em aulas de Artes Visuais.
id UFMG_9ae3415c6ee54ff76c8f21d302516145
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9RXFS5
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fabiana De Lucca MunaierKleumanery de Melo BarbozaHelem Rosana de Barros Mendes2019-08-11T18:05:07Z2019-08-11T18:05:07Z2014-08-02http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9RXFS5Este texto traz reflexões sobre a preservação e expressão enquanto elementos de criação coletivaresultantes das aulas deArtes Visuais. A discussão é pautadanas possibilidades de preservação das imagens do processo criativo,tendo o Livro de artista como objeto final,e a autonomia expressiva colaborativa, tendo a Instalação enquanto proposição expressiva, ambosvisando uma proposta de criação coletiva noEnsinodas Artes Visuais. O objetivo é levantar críticas, reflexões e ações que possam ampliar noções e conceitos sobre Arte como área de conhecimento,estimular a capacidade criativa e expressiva, e, sobretudo, propor posturas solidárias, cooperativas, colaborativasepessoaisno contexto dacriação coletivaem Artes.O método utilizado foi a pesquisa de campo nas aulas regulares de Artes Visuais, em que os educandos foramlevados a experimentar e refletir acerca da sua capacidade em criar imagens, abolindo os padrões midiáticos, tanto quanto pensar e experimentar meios expressivos contemporâneos, como as Instalações. Durante as aulasasapreciações de reproduções de obras conceituadas,tanto quanto de produções pessoais (do professor), bem como explanaçõessobre princípios teóricos, foramalgumas das ações de desenvolvimento baseado na abordagemtriangular de Ana Mae Barbosa, que levaram os educandosa apreciar, contextualizar e praticaros processos criativos. Omaterialfoicoletadoe organizado, e no caso das instalações, estas foram registradas em fotografias. Acriação do Livro de Artista foidecidida como possibilidade de preservar os desenhos eusá-los, como material de apoio, em aulas de Artes Visuais.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtesPreservaçãoCriação ColetivaArtes VisuaisExpressãoEnsino e AprendizagemPreservação e expressão dos elementos de criação coletiva no processo de ensino e aprendizagem em Artes Visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonofinalrevisadaword.pdfapplication/pdf1624161https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9RXFS5/1/monofinalrevisadaword.pdf91e6b7bcfcb9529b1056fd0c673e7a37MD51TEXTmonofinalrevisadaword.pdf.txtmonofinalrevisadaword.pdf.txtExtracted texttext/plain66535https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9RXFS5/2/monofinalrevisadaword.pdf.txtaeef631a619358792ca8ee8524ce1901MD521843/VRNS-9RXFS52019-11-14 09:16:20.95oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9RXFS5Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:16:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Preservação e expressão dos elementos de criação coletiva no processo de ensino e aprendizagem em Artes Visuais
title Preservação e expressão dos elementos de criação coletiva no processo de ensino e aprendizagem em Artes Visuais
spellingShingle Preservação e expressão dos elementos de criação coletiva no processo de ensino e aprendizagem em Artes Visuais
Helem Rosana de Barros Mendes
Preservação
Criação Coletiva
Artes Visuais
Expressão
Ensino e Aprendizagem
Artes
title_short Preservação e expressão dos elementos de criação coletiva no processo de ensino e aprendizagem em Artes Visuais
title_full Preservação e expressão dos elementos de criação coletiva no processo de ensino e aprendizagem em Artes Visuais
title_fullStr Preservação e expressão dos elementos de criação coletiva no processo de ensino e aprendizagem em Artes Visuais
title_full_unstemmed Preservação e expressão dos elementos de criação coletiva no processo de ensino e aprendizagem em Artes Visuais
title_sort Preservação e expressão dos elementos de criação coletiva no processo de ensino e aprendizagem em Artes Visuais
author Helem Rosana de Barros Mendes
author_facet Helem Rosana de Barros Mendes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fabiana De Lucca Munaier
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Kleumanery de Melo Barboza
dc.contributor.author.fl_str_mv Helem Rosana de Barros Mendes
contributor_str_mv Fabiana De Lucca Munaier
Kleumanery de Melo Barboza
dc.subject.por.fl_str_mv Preservação
Criação Coletiva
Artes Visuais
Expressão
Ensino e Aprendizagem
topic Preservação
Criação Coletiva
Artes Visuais
Expressão
Ensino e Aprendizagem
Artes
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Artes
description Este texto traz reflexões sobre a preservação e expressão enquanto elementos de criação coletivaresultantes das aulas deArtes Visuais. A discussão é pautadanas possibilidades de preservação das imagens do processo criativo,tendo o Livro de artista como objeto final,e a autonomia expressiva colaborativa, tendo a Instalação enquanto proposição expressiva, ambosvisando uma proposta de criação coletiva noEnsinodas Artes Visuais. O objetivo é levantar críticas, reflexões e ações que possam ampliar noções e conceitos sobre Arte como área de conhecimento,estimular a capacidade criativa e expressiva, e, sobretudo, propor posturas solidárias, cooperativas, colaborativasepessoaisno contexto dacriação coletivaem Artes.O método utilizado foi a pesquisa de campo nas aulas regulares de Artes Visuais, em que os educandos foramlevados a experimentar e refletir acerca da sua capacidade em criar imagens, abolindo os padrões midiáticos, tanto quanto pensar e experimentar meios expressivos contemporâneos, como as Instalações. Durante as aulasasapreciações de reproduções de obras conceituadas,tanto quanto de produções pessoais (do professor), bem como explanaçõessobre princípios teóricos, foramalgumas das ações de desenvolvimento baseado na abordagemtriangular de Ana Mae Barbosa, que levaram os educandosa apreciar, contextualizar e praticaros processos criativos. Omaterialfoicoletadoe organizado, e no caso das instalações, estas foram registradas em fotografias. Acriação do Livro de Artista foidecidida como possibilidade de preservar os desenhos eusá-los, como material de apoio, em aulas de Artes Visuais.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T18:05:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T18:05:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9RXFS5
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9RXFS5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9RXFS5/1/monofinalrevisadaword.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9RXFS5/2/monofinalrevisadaword.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 91e6b7bcfcb9529b1056fd0c673e7a37
aeef631a619358792ca8ee8524ce1901
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676796553330688