O ensino de artes e a busca pela autonomia de estudantes em processo de criação em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10065 |
Resumo: | Trata-se de um relato de experiência sobre o exercício da autonomia entre alunos/as durante o processo de criação no ensino de artes. A partir do relato dado pela professora que também foi uma das analisadoras da experiência, observou-se que na relação professor/a-alunos/as a construção da autonomia se manifesta mediante o sentimento de respeito pela figura de autoridade, que representa tanto o/a professor/a ou o/a aluno/a líder que emerge de grupos. É o sentimento de respeito às figuras de liderança/autoridade articulado às dimensões cognitiva e moral acerca da autonomia que permitem o diálogo e a tomada de decisões em pequenos grupos durante processo de criação no ensino de artes, com intervenções pontuais e sobre o processo a serem realizadas por educadores/as e lideres. |
id |
UFGD-8_33de5c7ab7e85624eb9877f26050bd4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10065 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de artes e a busca pela autonomia de estudantes em processo de criação em sala de aulaEnsino de Artes. Processo de Criação. Autonomia.Trata-se de um relato de experiência sobre o exercício da autonomia entre alunos/as durante o processo de criação no ensino de artes. A partir do relato dado pela professora que também foi uma das analisadoras da experiência, observou-se que na relação professor/a-alunos/as a construção da autonomia se manifesta mediante o sentimento de respeito pela figura de autoridade, que representa tanto o/a professor/a ou o/a aluno/a líder que emerge de grupos. É o sentimento de respeito às figuras de liderança/autoridade articulado às dimensões cognitiva e moral acerca da autonomia que permitem o diálogo e a tomada de decisões em pequenos grupos durante processo de criação no ensino de artes, com intervenções pontuais e sobre o processo a serem realizadas por educadores/as e lideres.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1006510.30612/hre.v8i15.10065Horizontes - Revista de Educação; v. 8 n. 15 (2020); 317-3292318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10065/5847Copyright (c) 2020 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessMolina, Ana Maria RicciMolina, Roberta Ricci2020-08-07T19:38:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10065Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-08-07T19:38:56Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de artes e a busca pela autonomia de estudantes em processo de criação em sala de aula |
title |
O ensino de artes e a busca pela autonomia de estudantes em processo de criação em sala de aula |
spellingShingle |
O ensino de artes e a busca pela autonomia de estudantes em processo de criação em sala de aula Molina, Ana Maria Ricci Ensino de Artes. Processo de Criação. Autonomia. |
title_short |
O ensino de artes e a busca pela autonomia de estudantes em processo de criação em sala de aula |
title_full |
O ensino de artes e a busca pela autonomia de estudantes em processo de criação em sala de aula |
title_fullStr |
O ensino de artes e a busca pela autonomia de estudantes em processo de criação em sala de aula |
title_full_unstemmed |
O ensino de artes e a busca pela autonomia de estudantes em processo de criação em sala de aula |
title_sort |
O ensino de artes e a busca pela autonomia de estudantes em processo de criação em sala de aula |
author |
Molina, Ana Maria Ricci |
author_facet |
Molina, Ana Maria Ricci Molina, Roberta Ricci |
author_role |
author |
author2 |
Molina, Roberta Ricci |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Molina, Ana Maria Ricci Molina, Roberta Ricci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Artes. Processo de Criação. Autonomia. |
topic |
Ensino de Artes. Processo de Criação. Autonomia. |
description |
Trata-se de um relato de experiência sobre o exercício da autonomia entre alunos/as durante o processo de criação no ensino de artes. A partir do relato dado pela professora que também foi uma das analisadoras da experiência, observou-se que na relação professor/a-alunos/as a construção da autonomia se manifesta mediante o sentimento de respeito pela figura de autoridade, que representa tanto o/a professor/a ou o/a aluno/a líder que emerge de grupos. É o sentimento de respeito às figuras de liderança/autoridade articulado às dimensões cognitiva e moral acerca da autonomia que permitem o diálogo e a tomada de decisões em pequenos grupos durante processo de criação no ensino de artes, com intervenções pontuais e sobre o processo a serem realizadas por educadores/as e lideres. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10065 10.30612/hre.v8i15.10065 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10065 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v8i15.10065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/10065/5847 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 8 n. 15 (2020); 317-329 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170632155136 |