O papel do apoio educacional frente aos desafios da inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maiara Efigênio da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Aline Maira da, Venâncio, Letícia Maria Capelari Tobias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8151
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a atuação do apoio educacional frente à inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada pesquisa de levantamento, com aplicação de entrevista junto aos profissionais responsáveis pela educação do aluno com deficiência intelectual na escola regular. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola regular do município de Dourados, Mato Grosso do Sul. Participaram da pesquisa três professoras, sendo uma professora regente de sala de aula, uma professora de sala de recurso multifuncional e uma estagiária que atuava como apoio educacional. Foram elaboradas três entrevistas diferentes para serem aplicadas individualmente com cada participante. Por meio das entrevistas foi possível conhecer como cada profissional atua, e como acontece o processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual na escola regular.
id UFGD-8_360ec54f1e5031041ad231e63c65362d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8151
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling O papel do apoio educacional frente aos desafios da inclusão escolar do aluno com deficiência intelectualDeficiência intelectual. Apoio educacional. Inclusão escolar.O presente artigo tem como objetivo analisar a atuação do apoio educacional frente à inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada pesquisa de levantamento, com aplicação de entrevista junto aos profissionais responsáveis pela educação do aluno com deficiência intelectual na escola regular. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola regular do município de Dourados, Mato Grosso do Sul. Participaram da pesquisa três professoras, sendo uma professora regente de sala de aula, uma professora de sala de recurso multifuncional e uma estagiária que atuava como apoio educacional. Foram elaboradas três entrevistas diferentes para serem aplicadas individualmente com cada participante. Por meio das entrevistas foi possível conhecer como cada profissional atua, e como acontece o processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual na escola regular.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/815110.30612/hre.v5i10.8151Horizontes - Revista de Educação; v. 5 n. 10 (2017); 36-522318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8151/4654Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maiara Efigênio daSilva, Aline Maira daVenâncio, Letícia Maria Capelari Tobias2019-08-15T16:54:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8151Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-08-15T16:54:05Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do apoio educacional frente aos desafios da inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual
title O papel do apoio educacional frente aos desafios da inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual
spellingShingle O papel do apoio educacional frente aos desafios da inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual
Silva, Maiara Efigênio da
Deficiência intelectual. Apoio educacional. Inclusão escolar.
title_short O papel do apoio educacional frente aos desafios da inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual
title_full O papel do apoio educacional frente aos desafios da inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual
title_fullStr O papel do apoio educacional frente aos desafios da inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual
title_full_unstemmed O papel do apoio educacional frente aos desafios da inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual
title_sort O papel do apoio educacional frente aos desafios da inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual
author Silva, Maiara Efigênio da
author_facet Silva, Maiara Efigênio da
Silva, Aline Maira da
Venâncio, Letícia Maria Capelari Tobias
author_role author
author2 Silva, Aline Maira da
Venâncio, Letícia Maria Capelari Tobias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maiara Efigênio da
Silva, Aline Maira da
Venâncio, Letícia Maria Capelari Tobias
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência intelectual. Apoio educacional. Inclusão escolar.
topic Deficiência intelectual. Apoio educacional. Inclusão escolar.
description O presente artigo tem como objetivo analisar a atuação do apoio educacional frente à inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada pesquisa de levantamento, com aplicação de entrevista junto aos profissionais responsáveis pela educação do aluno com deficiência intelectual na escola regular. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola regular do município de Dourados, Mato Grosso do Sul. Participaram da pesquisa três professoras, sendo uma professora regente de sala de aula, uma professora de sala de recurso multifuncional e uma estagiária que atuava como apoio educacional. Foram elaboradas três entrevistas diferentes para serem aplicadas individualmente com cada participante. Por meio das entrevistas foi possível conhecer como cada profissional atua, e como acontece o processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual na escola regular.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8151
10.30612/hre.v5i10.8151
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8151
identifier_str_mv 10.30612/hre.v5i10.8151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8151/4654
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 5 n. 10 (2017); 36-52
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170539880448