O papel do apoio educacional frente aos desafios da inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8151 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar a atuação do apoio educacional frente à inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada pesquisa de levantamento, com aplicação de entrevista junto aos profissionais responsáveis pela educação do aluno com deficiência intelectual na escola regular. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola regular do município de Dourados, Mato Grosso do Sul. Participaram da pesquisa três professoras, sendo uma professora regente de sala de aula, uma professora de sala de recurso multifuncional e uma estagiária que atuava como apoio educacional. Foram elaboradas três entrevistas diferentes para serem aplicadas individualmente com cada participante. Por meio das entrevistas foi possível conhecer como cada profissional atua, e como acontece o processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual na escola regular. |
id |
UFGD-8_360ec54f1e5031041ad231e63c65362d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8151 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel do apoio educacional frente aos desafios da inclusão escolar do aluno com deficiência intelectualDeficiência intelectual. Apoio educacional. Inclusão escolar.O presente artigo tem como objetivo analisar a atuação do apoio educacional frente à inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada pesquisa de levantamento, com aplicação de entrevista junto aos profissionais responsáveis pela educação do aluno com deficiência intelectual na escola regular. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola regular do município de Dourados, Mato Grosso do Sul. Participaram da pesquisa três professoras, sendo uma professora regente de sala de aula, uma professora de sala de recurso multifuncional e uma estagiária que atuava como apoio educacional. Foram elaboradas três entrevistas diferentes para serem aplicadas individualmente com cada participante. Por meio das entrevistas foi possível conhecer como cada profissional atua, e como acontece o processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual na escola regular.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/815110.30612/hre.v5i10.8151Horizontes - Revista de Educação; v. 5 n. 10 (2017); 36-522318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8151/4654Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maiara Efigênio daSilva, Aline Maira daVenâncio, Letícia Maria Capelari Tobias2019-08-15T16:54:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8151Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-08-15T16:54:05Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do apoio educacional frente aos desafios da inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual |
title |
O papel do apoio educacional frente aos desafios da inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual |
spellingShingle |
O papel do apoio educacional frente aos desafios da inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual Silva, Maiara Efigênio da Deficiência intelectual. Apoio educacional. Inclusão escolar. |
title_short |
O papel do apoio educacional frente aos desafios da inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual |
title_full |
O papel do apoio educacional frente aos desafios da inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual |
title_fullStr |
O papel do apoio educacional frente aos desafios da inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual |
title_full_unstemmed |
O papel do apoio educacional frente aos desafios da inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual |
title_sort |
O papel do apoio educacional frente aos desafios da inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual |
author |
Silva, Maiara Efigênio da |
author_facet |
Silva, Maiara Efigênio da Silva, Aline Maira da Venâncio, Letícia Maria Capelari Tobias |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Aline Maira da Venâncio, Letícia Maria Capelari Tobias |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maiara Efigênio da Silva, Aline Maira da Venâncio, Letícia Maria Capelari Tobias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência intelectual. Apoio educacional. Inclusão escolar. |
topic |
Deficiência intelectual. Apoio educacional. Inclusão escolar. |
description |
O presente artigo tem como objetivo analisar a atuação do apoio educacional frente à inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada pesquisa de levantamento, com aplicação de entrevista junto aos profissionais responsáveis pela educação do aluno com deficiência intelectual na escola regular. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola regular do município de Dourados, Mato Grosso do Sul. Participaram da pesquisa três professoras, sendo uma professora regente de sala de aula, uma professora de sala de recurso multifuncional e uma estagiária que atuava como apoio educacional. Foram elaboradas três entrevistas diferentes para serem aplicadas individualmente com cada participante. Por meio das entrevistas foi possível conhecer como cada profissional atua, e como acontece o processo de inclusão dos alunos com deficiência intelectual na escola regular. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8151 10.30612/hre.v5i10.8151 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8151 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v5i10.8151 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8151/4654 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 5 n. 10 (2017); 36-52 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170539880448 |