“Ensino de física e arte” e “ensino de física e dança”: estado do conhecimento realizado em plataformas nacionais desde o ano 2000

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ronaldo Conceição
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gobara, Shirley Takeco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13127
Resumo: Este artigo apresenta o estado do conhecimento realizado em plataformas online nacionais sobre o “ensino de Física e arte” e o “ensino de Física e dança”, identificando as expressões artísticas utilizadas na abordagem de conceitos de Física em sala de aula, sobretudo teatro, música e dança. Para tanto foram pesquisados a Biblioteca Digital Brasil de Teses e Dissertações (BDTD), o Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), o Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) e os periódicos Investigações em Ensino de Ciências, Ciência & Educação, Revista Brasileira de Ensino de Física e o Caderno Brasileiro de Ensino de Física, basicamente a partir do ano 2000. Somente a utilização da dança, entretanto, não foi identificada em nenhum dos trabalhos levantados, o que denota um caráter de ineditismo às pesquisas que envolvem o “Ensino de Física e a Dança”, em nosso país.
id UFGD-8_3a8bd6cd3ff1c9dde9962079aad8e8a0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13127
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling “Ensino de física e arte” e “ensino de física e dança”: estado do conhecimento realizado em plataformas nacionais desde o ano 2000“Enseñanza de física y arte” y “enseñanza de física y danza”: estado del conocimiento realizado en plataformas nacionales desde 2000Ensino de Física e Dança. Física e Dança. Ensino de conceitos de Física.Enseñanza de Física y Danza. Física y Danza. Enseñanza de conceptos de Física.Este artigo apresenta o estado do conhecimento realizado em plataformas online nacionais sobre o “ensino de Física e arte” e o “ensino de Física e dança”, identificando as expressões artísticas utilizadas na abordagem de conceitos de Física em sala de aula, sobretudo teatro, música e dança. Para tanto foram pesquisados a Biblioteca Digital Brasil de Teses e Dissertações (BDTD), o Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), o Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) e os periódicos Investigações em Ensino de Ciências, Ciência & Educação, Revista Brasileira de Ensino de Física e o Caderno Brasileiro de Ensino de Física, basicamente a partir do ano 2000. Somente a utilização da dança, entretanto, não foi identificada em nenhum dos trabalhos levantados, o que denota um caráter de ineditismo às pesquisas que envolvem o “Ensino de Física e a Dança”, em nosso país.Este artículo presenta el estado de conocimiento realizado en plataformas nacionales en línea sobre la “enseñanza de la Física y el arte” y la “enseñanza de la Física y la danza”, identificando las expresiones artísticas utilizadas en el abordaje de conceptos de la Física en el aula, especialmente teatro, música y danza. Para ello, se investigó la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD), el Simposio Nacional de Enseñanza de la Física (SNEF), el Encuentro Nacional de Investigación en Educación Científica (ENPEC), el Encuentro de Investigación en Educación Física (EPEF). ) y las revistas Investigações em Ensino de Ciências, Ciência & Educação, Revista Brasileira de Ensino de Física y la Revista Brasileña de Educación Física, básicamente del año 2000. Sin embargo, solo el uso de la danza no fue identificado en ninguna de las Obras levantadas, lo que denota un carácter de originalidad a las investigaciones que involucran la "Enseñanza de la Física y la Danza", en nuestro país.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1312710.30612/hre.v9i16.13127Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-112318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13127/6604Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ronaldo ConceiçãoGobara, Shirley Takeco2021-01-14T17:23:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13127Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:18Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv “Ensino de física e arte” e “ensino de física e dança”: estado do conhecimento realizado em plataformas nacionais desde o ano 2000
“Enseñanza de física y arte” y “enseñanza de física y danza”: estado del conocimiento realizado en plataformas nacionales desde 2000
title “Ensino de física e arte” e “ensino de física e dança”: estado do conhecimento realizado em plataformas nacionais desde o ano 2000
spellingShingle “Ensino de física e arte” e “ensino de física e dança”: estado do conhecimento realizado em plataformas nacionais desde o ano 2000
Silva, Ronaldo Conceição
Ensino de Física e Dança. Física e Dança. Ensino de conceitos de Física.
Enseñanza de Física y Danza. Física y Danza. Enseñanza de conceptos de Física.
title_short “Ensino de física e arte” e “ensino de física e dança”: estado do conhecimento realizado em plataformas nacionais desde o ano 2000
title_full “Ensino de física e arte” e “ensino de física e dança”: estado do conhecimento realizado em plataformas nacionais desde o ano 2000
title_fullStr “Ensino de física e arte” e “ensino de física e dança”: estado do conhecimento realizado em plataformas nacionais desde o ano 2000
title_full_unstemmed “Ensino de física e arte” e “ensino de física e dança”: estado do conhecimento realizado em plataformas nacionais desde o ano 2000
title_sort “Ensino de física e arte” e “ensino de física e dança”: estado do conhecimento realizado em plataformas nacionais desde o ano 2000
author Silva, Ronaldo Conceição
author_facet Silva, Ronaldo Conceição
Gobara, Shirley Takeco
author_role author
author2 Gobara, Shirley Takeco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ronaldo Conceição
Gobara, Shirley Takeco
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física e Dança. Física e Dança. Ensino de conceitos de Física.
Enseñanza de Física y Danza. Física y Danza. Enseñanza de conceptos de Física.
topic Ensino de Física e Dança. Física e Dança. Ensino de conceitos de Física.
Enseñanza de Física y Danza. Física y Danza. Enseñanza de conceptos de Física.
description Este artigo apresenta o estado do conhecimento realizado em plataformas online nacionais sobre o “ensino de Física e arte” e o “ensino de Física e dança”, identificando as expressões artísticas utilizadas na abordagem de conceitos de Física em sala de aula, sobretudo teatro, música e dança. Para tanto foram pesquisados a Biblioteca Digital Brasil de Teses e Dissertações (BDTD), o Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), o Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) e os periódicos Investigações em Ensino de Ciências, Ciência & Educação, Revista Brasileira de Ensino de Física e o Caderno Brasileiro de Ensino de Física, basicamente a partir do ano 2000. Somente a utilização da dança, entretanto, não foi identificada em nenhum dos trabalhos levantados, o que denota um caráter de ineditismo às pesquisas que envolvem o “Ensino de Física e a Dança”, em nosso país.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13127
10.30612/hre.v9i16.13127
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13127
identifier_str_mv 10.30612/hre.v9i16.13127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13127/6604
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-11
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831171030614016