“Ensino de física e arte” e “ensino de física e dança”: estado do conhecimento realizado em plataformas nacionais desde o ano 2000
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13127 |
Resumo: | Este artigo apresenta o estado do conhecimento realizado em plataformas online nacionais sobre o “ensino de Física e arte” e o “ensino de Física e dança”, identificando as expressões artísticas utilizadas na abordagem de conceitos de Física em sala de aula, sobretudo teatro, música e dança. Para tanto foram pesquisados a Biblioteca Digital Brasil de Teses e Dissertações (BDTD), o Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), o Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) e os periódicos Investigações em Ensino de Ciências, Ciência & Educação, Revista Brasileira de Ensino de Física e o Caderno Brasileiro de Ensino de Física, basicamente a partir do ano 2000. Somente a utilização da dança, entretanto, não foi identificada em nenhum dos trabalhos levantados, o que denota um caráter de ineditismo às pesquisas que envolvem o “Ensino de Física e a Dança”, em nosso país. |
id |
UFGD-8_3a8bd6cd3ff1c9dde9962079aad8e8a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13127 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
“Ensino de física e arte” e “ensino de física e dança”: estado do conhecimento realizado em plataformas nacionais desde o ano 2000“Enseñanza de física y arte” y “enseñanza de física y danza”: estado del conocimiento realizado en plataformas nacionales desde 2000Ensino de Física e Dança. Física e Dança. Ensino de conceitos de Física.Enseñanza de Física y Danza. Física y Danza. Enseñanza de conceptos de Física.Este artigo apresenta o estado do conhecimento realizado em plataformas online nacionais sobre o “ensino de Física e arte” e o “ensino de Física e dança”, identificando as expressões artísticas utilizadas na abordagem de conceitos de Física em sala de aula, sobretudo teatro, música e dança. Para tanto foram pesquisados a Biblioteca Digital Brasil de Teses e Dissertações (BDTD), o Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), o Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) e os periódicos Investigações em Ensino de Ciências, Ciência & Educação, Revista Brasileira de Ensino de Física e o Caderno Brasileiro de Ensino de Física, basicamente a partir do ano 2000. Somente a utilização da dança, entretanto, não foi identificada em nenhum dos trabalhos levantados, o que denota um caráter de ineditismo às pesquisas que envolvem o “Ensino de Física e a Dança”, em nosso país.Este artículo presenta el estado de conocimiento realizado en plataformas nacionales en línea sobre la “enseñanza de la Física y el arte” y la “enseñanza de la Física y la danza”, identificando las expresiones artísticas utilizadas en el abordaje de conceptos de la Física en el aula, especialmente teatro, música y danza. Para ello, se investigó la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD), el Simposio Nacional de Enseñanza de la Física (SNEF), el Encuentro Nacional de Investigación en Educación Científica (ENPEC), el Encuentro de Investigación en Educación Física (EPEF). ) y las revistas Investigações em Ensino de Ciências, Ciência & Educação, Revista Brasileira de Ensino de Física y la Revista Brasileña de Educación Física, básicamente del año 2000. Sin embargo, solo el uso de la danza no fue identificado en ninguna de las Obras levantadas, lo que denota un carácter de originalidad a las investigaciones que involucran la "Enseñanza de la Física y la Danza", en nuestro país.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1312710.30612/hre.v9i16.13127Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-112318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13127/6604Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ronaldo ConceiçãoGobara, Shirley Takeco2021-01-14T17:23:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13127Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:18Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Ensino de física e arte” e “ensino de física e dança”: estado do conhecimento realizado em plataformas nacionais desde o ano 2000 “Enseñanza de física y arte” y “enseñanza de física y danza”: estado del conocimiento realizado en plataformas nacionales desde 2000 |
title |
“Ensino de física e arte” e “ensino de física e dança”: estado do conhecimento realizado em plataformas nacionais desde o ano 2000 |
spellingShingle |
“Ensino de física e arte” e “ensino de física e dança”: estado do conhecimento realizado em plataformas nacionais desde o ano 2000 Silva, Ronaldo Conceição Ensino de Física e Dança. Física e Dança. Ensino de conceitos de Física. Enseñanza de Física y Danza. Física y Danza. Enseñanza de conceptos de Física. |
title_short |
“Ensino de física e arte” e “ensino de física e dança”: estado do conhecimento realizado em plataformas nacionais desde o ano 2000 |
title_full |
“Ensino de física e arte” e “ensino de física e dança”: estado do conhecimento realizado em plataformas nacionais desde o ano 2000 |
title_fullStr |
“Ensino de física e arte” e “ensino de física e dança”: estado do conhecimento realizado em plataformas nacionais desde o ano 2000 |
title_full_unstemmed |
“Ensino de física e arte” e “ensino de física e dança”: estado do conhecimento realizado em plataformas nacionais desde o ano 2000 |
title_sort |
“Ensino de física e arte” e “ensino de física e dança”: estado do conhecimento realizado em plataformas nacionais desde o ano 2000 |
author |
Silva, Ronaldo Conceição |
author_facet |
Silva, Ronaldo Conceição Gobara, Shirley Takeco |
author_role |
author |
author2 |
Gobara, Shirley Takeco |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ronaldo Conceição Gobara, Shirley Takeco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física e Dança. Física e Dança. Ensino de conceitos de Física. Enseñanza de Física y Danza. Física y Danza. Enseñanza de conceptos de Física. |
topic |
Ensino de Física e Dança. Física e Dança. Ensino de conceitos de Física. Enseñanza de Física y Danza. Física y Danza. Enseñanza de conceptos de Física. |
description |
Este artigo apresenta o estado do conhecimento realizado em plataformas online nacionais sobre o “ensino de Física e arte” e o “ensino de Física e dança”, identificando as expressões artísticas utilizadas na abordagem de conceitos de Física em sala de aula, sobretudo teatro, música e dança. Para tanto foram pesquisados a Biblioteca Digital Brasil de Teses e Dissertações (BDTD), o Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), o Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) e os periódicos Investigações em Ensino de Ciências, Ciência & Educação, Revista Brasileira de Ensino de Física e o Caderno Brasileiro de Ensino de Física, basicamente a partir do ano 2000. Somente a utilização da dança, entretanto, não foi identificada em nenhum dos trabalhos levantados, o que denota um caráter de ineditismo às pesquisas que envolvem o “Ensino de Física e a Dança”, em nosso país. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13127 10.30612/hre.v9i16.13127 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13127 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v9i16.13127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13127/6604 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-11 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831171030614016 |