Formação de professores para a educação especial: análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal da Grande Dourados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Mylena Freitas
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Militão, Andréia Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/11558
Resumo: A Educação Especial brasileira adquire caráter de modalidade de ensino a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996. Essa configuração da educação básica passa a demandar novos processos de formação inicial e continuada para atuação na Educação Especial. Ancorada em abordagem qualitativa, a presente investigação recorre à pesquisa documental e tem por objetivo analisar a configuração da formação dos professores para educação especial, fez-se a identificação e análise da educação especial nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) das licenciaturas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O corpus documental compõe-se de: a) Plano Nacional de Educação (Lei n. 13.005 de 2014); Resolução nº 2 de 2015; c) PPC de 17 licenciaturas ofertadas pela UFGD. Argumenta-se que a partir da aprovação do Plano Nacional da Educação (2014 a 2024), mais especificamente da Meta 4 que trata da inclusão, os cursos de licenciatura passaram a incluir a disciplina de educação especial. Para captar o lugar da Educação Especial nos processos de formação de professores, realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental, levantando os principais documentos e trabalhos já desenvolvidos que pudessem colaborar com o desenvolvimento deste trabalho. Observou-se que se vive um momento de ajustar as necessidades dos profissionais da educação às necessidades dos alunos. A educação especial requer mudanças no ensino aprendizagem e, para isso, o professor deve ser preparado adequadamente através de um processo permanente de desenvolvimento profissional que envolve a formação inicial e continuada baseada em princípios e leis, contemplando as necessidades de alunos com deficiência. Constata-se, a partir da pesquisa realizada que todas as licenciaturas possuem em sua matriz curricular disciplinas de Educação Especial.
id UFGD-8_4d759bd45c15e66fec0ded2cf2560889
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11558
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Formação de professores para a educação especial: análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal da Grande DouradosFormação de Professores. Educação Especial. Plano Nacional de Educação.A Educação Especial brasileira adquire caráter de modalidade de ensino a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996. Essa configuração da educação básica passa a demandar novos processos de formação inicial e continuada para atuação na Educação Especial. Ancorada em abordagem qualitativa, a presente investigação recorre à pesquisa documental e tem por objetivo analisar a configuração da formação dos professores para educação especial, fez-se a identificação e análise da educação especial nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) das licenciaturas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O corpus documental compõe-se de: a) Plano Nacional de Educação (Lei n. 13.005 de 2014); Resolução nº 2 de 2015; c) PPC de 17 licenciaturas ofertadas pela UFGD. Argumenta-se que a partir da aprovação do Plano Nacional da Educação (2014 a 2024), mais especificamente da Meta 4 que trata da inclusão, os cursos de licenciatura passaram a incluir a disciplina de educação especial. Para captar o lugar da Educação Especial nos processos de formação de professores, realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental, levantando os principais documentos e trabalhos já desenvolvidos que pudessem colaborar com o desenvolvimento deste trabalho. Observou-se que se vive um momento de ajustar as necessidades dos profissionais da educação às necessidades dos alunos. A educação especial requer mudanças no ensino aprendizagem e, para isso, o professor deve ser preparado adequadamente através de um processo permanente de desenvolvimento profissional que envolve a formação inicial e continuada baseada em princípios e leis, contemplando as necessidades de alunos com deficiência. Constata-se, a partir da pesquisa realizada que todas as licenciaturas possuem em sua matriz curricular disciplinas de Educação Especial.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1155810.30612/hre.v8i15.11558Horizontes - Revista de Educação; v. 8 n. 15 (2020); 245-2642318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/11558/5842Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Mylena FreitasMilitão, Andréia Nunes2020-08-07T19:38:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11558Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-08-07T19:38:56Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores para a educação especial: análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal da Grande Dourados
title Formação de professores para a educação especial: análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal da Grande Dourados
spellingShingle Formação de professores para a educação especial: análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal da Grande Dourados
Araújo, Mylena Freitas
Formação de Professores. Educação Especial. Plano Nacional de Educação.
title_short Formação de professores para a educação especial: análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal da Grande Dourados
title_full Formação de professores para a educação especial: análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal da Grande Dourados
title_fullStr Formação de professores para a educação especial: análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal da Grande Dourados
title_full_unstemmed Formação de professores para a educação especial: análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal da Grande Dourados
title_sort Formação de professores para a educação especial: análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal da Grande Dourados
author Araújo, Mylena Freitas
author_facet Araújo, Mylena Freitas
Militão, Andréia Nunes
author_role author
author2 Militão, Andréia Nunes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Mylena Freitas
Militão, Andréia Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores. Educação Especial. Plano Nacional de Educação.
topic Formação de Professores. Educação Especial. Plano Nacional de Educação.
description A Educação Especial brasileira adquire caráter de modalidade de ensino a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996. Essa configuração da educação básica passa a demandar novos processos de formação inicial e continuada para atuação na Educação Especial. Ancorada em abordagem qualitativa, a presente investigação recorre à pesquisa documental e tem por objetivo analisar a configuração da formação dos professores para educação especial, fez-se a identificação e análise da educação especial nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) das licenciaturas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O corpus documental compõe-se de: a) Plano Nacional de Educação (Lei n. 13.005 de 2014); Resolução nº 2 de 2015; c) PPC de 17 licenciaturas ofertadas pela UFGD. Argumenta-se que a partir da aprovação do Plano Nacional da Educação (2014 a 2024), mais especificamente da Meta 4 que trata da inclusão, os cursos de licenciatura passaram a incluir a disciplina de educação especial. Para captar o lugar da Educação Especial nos processos de formação de professores, realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental, levantando os principais documentos e trabalhos já desenvolvidos que pudessem colaborar com o desenvolvimento deste trabalho. Observou-se que se vive um momento de ajustar as necessidades dos profissionais da educação às necessidades dos alunos. A educação especial requer mudanças no ensino aprendizagem e, para isso, o professor deve ser preparado adequadamente através de um processo permanente de desenvolvimento profissional que envolve a formação inicial e continuada baseada em princípios e leis, contemplando as necessidades de alunos com deficiência. Constata-se, a partir da pesquisa realizada que todas as licenciaturas possuem em sua matriz curricular disciplinas de Educação Especial.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/11558
10.30612/hre.v8i15.11558
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/11558
identifier_str_mv 10.30612/hre.v8i15.11558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/11558/5842
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 8 n. 15 (2020); 245-264
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170968748032