A educação especial no contexto do plano nacional de educação 2014-2024 / Special education in the context of the national education plan 2014-2024
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10630 |
Resumo: | A meta 4 do Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024), sancionado por intermédio da lei Nº 13.005/14, preconiza universalizar o ensino para o Público-alvo da Educação Especial (PAEE). Este artigo constitui-se de uma reflexão sobre a Educação Especial no contexto do PNE (2014-2024). A metodologia desse trabalho é de caráter bibliográfico, em que buscamos explicitar os desafios e estratégias para o cumprimento da meta 4. Tivemos como base teórica autores como: Aguiar (2010), Mazzotta (2011), entre outros. O artigo se organiza em seções, em que na primeira, trataremos sobre a abordagem histórica da Educação Especial no Brasil. Na segunda seção, trataremos sobre o surgimento do PNE, tendo em vista sua legalidade. A terceira seção, o foco é a analise da meta 4 e seu monitoramento. Os resultados evidenciam falhas nos indicadores para o cumprimento da meta, onde o maior desafio está no financiamento, pois com a aprovação da PEC 241, em dezembro de 2016, limita a elevação do orçamento do Poder Executivo e, consequentemente o do MEC. |
id |
VERACRUZ-0_d3e9f3807e67e62c7adfbf93f314ae82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10630 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação especial no contexto do plano nacional de educação 2014-2024 / Special education in the context of the national education plan 2014-2024Educação EspecialPlano Nacional de EducaçãoMeta 4.A meta 4 do Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024), sancionado por intermédio da lei Nº 13.005/14, preconiza universalizar o ensino para o Público-alvo da Educação Especial (PAEE). Este artigo constitui-se de uma reflexão sobre a Educação Especial no contexto do PNE (2014-2024). A metodologia desse trabalho é de caráter bibliográfico, em que buscamos explicitar os desafios e estratégias para o cumprimento da meta 4. Tivemos como base teórica autores como: Aguiar (2010), Mazzotta (2011), entre outros. O artigo se organiza em seções, em que na primeira, trataremos sobre a abordagem histórica da Educação Especial no Brasil. Na segunda seção, trataremos sobre o surgimento do PNE, tendo em vista sua legalidade. A terceira seção, o foco é a analise da meta 4 e seu monitoramento. Os resultados evidenciam falhas nos indicadores para o cumprimento da meta, onde o maior desafio está no financiamento, pois com a aprovação da PEC 241, em dezembro de 2016, limita a elevação do orçamento do Poder Executivo e, consequentemente o do MEC.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1063010.34117/bjdv6n5-520Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 30892-30911Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 30892-30911Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 30892-309112525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10630/8880Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Jacy de AraújoVieira, Andreia Patricia Alves VasconcelosAlves, Amanda Maria Gomes Cordeiro2020-06-09T13:25:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10630Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:49.243984Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação especial no contexto do plano nacional de educação 2014-2024 / Special education in the context of the national education plan 2014-2024 |
title |
A educação especial no contexto do plano nacional de educação 2014-2024 / Special education in the context of the national education plan 2014-2024 |
spellingShingle |
A educação especial no contexto do plano nacional de educação 2014-2024 / Special education in the context of the national education plan 2014-2024 Azevedo, Jacy de Araújo Educação Especial Plano Nacional de Educação Meta 4. |
title_short |
A educação especial no contexto do plano nacional de educação 2014-2024 / Special education in the context of the national education plan 2014-2024 |
title_full |
A educação especial no contexto do plano nacional de educação 2014-2024 / Special education in the context of the national education plan 2014-2024 |
title_fullStr |
A educação especial no contexto do plano nacional de educação 2014-2024 / Special education in the context of the national education plan 2014-2024 |
title_full_unstemmed |
A educação especial no contexto do plano nacional de educação 2014-2024 / Special education in the context of the national education plan 2014-2024 |
title_sort |
A educação especial no contexto do plano nacional de educação 2014-2024 / Special education in the context of the national education plan 2014-2024 |
author |
Azevedo, Jacy de Araújo |
author_facet |
Azevedo, Jacy de Araújo Vieira, Andreia Patricia Alves Vasconcelos Alves, Amanda Maria Gomes Cordeiro |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Andreia Patricia Alves Vasconcelos Alves, Amanda Maria Gomes Cordeiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Jacy de Araújo Vieira, Andreia Patricia Alves Vasconcelos Alves, Amanda Maria Gomes Cordeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Plano Nacional de Educação Meta 4. |
topic |
Educação Especial Plano Nacional de Educação Meta 4. |
description |
A meta 4 do Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024), sancionado por intermédio da lei Nº 13.005/14, preconiza universalizar o ensino para o Público-alvo da Educação Especial (PAEE). Este artigo constitui-se de uma reflexão sobre a Educação Especial no contexto do PNE (2014-2024). A metodologia desse trabalho é de caráter bibliográfico, em que buscamos explicitar os desafios e estratégias para o cumprimento da meta 4. Tivemos como base teórica autores como: Aguiar (2010), Mazzotta (2011), entre outros. O artigo se organiza em seções, em que na primeira, trataremos sobre a abordagem histórica da Educação Especial no Brasil. Na segunda seção, trataremos sobre o surgimento do PNE, tendo em vista sua legalidade. A terceira seção, o foco é a analise da meta 4 e seu monitoramento. Os resultados evidenciam falhas nos indicadores para o cumprimento da meta, onde o maior desafio está no financiamento, pois com a aprovação da PEC 241, em dezembro de 2016, limita a elevação do orçamento do Poder Executivo e, consequentemente o do MEC. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10630 10.34117/bjdv6n5-520 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10630 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n5-520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10630/8880 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 30892-30911 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 30892-30911 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 30892-30911 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645454208925696 |