A construção de práticas pedagógicas decoloniais e sua articulação com os processos formativos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13089 |
Resumo: | Ancorado na concepção teórico-metodológica dos Estudos Culturais de orientação pós-estruturalista e da interculturalidade crítica decolonial, o artigo objetiva refletir sobre as práticas pedagógicas voltadas para as identidades culturais na perspectiva decolonial e suas articulações com os processos formativos de professores/as. Os dados que fundamentam as análises e reflexões resultam da pesquisa de doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da UCDB realizada com professores/as egressos/as do curso de Pedagogia UEMS que atuam na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental em Dourados – MS. As percepções alcançadas a partir das observações, entrevistas e grupo de discussão, os/as professores/as tem dificuldades em abordar de forma mais ampla e aprofundada a temática, mas se mostram abertos/as a processos formativos sobre temática e revelarem concepções de identidades/diferença não essenciais e fixas, o que sinaliza a emergência de práticas que se aproximam da interculturalidade crítica e decolonial. Concluímos que o curso de Pedagogia foi fundamental para a construção e desenvolvimento de estratégias para abordar as identidades/diferenças. Entretanto, dada a complexidade da temática, um processo formativo na ótica da interculturalidade crítica decolonial as qualificaria ainda mais frente às exigências cada vez mais desafiadoras que o atual contexto sociopolítico multicultural exige. |
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A construção de práticas pedagógicas decoloniais e sua articulação com os processos formativosLa construcción de prácticas pedagógicas decoloniales y su conjunción con los procesos formativosIdentidades/Diferenças. Estudos Culturais. Interculturalidade crítica decolonial.Identidades/Diferencias. Estudios culturales. Interculturalidad crítica decolonial.Ancorado na concepção teórico-metodológica dos Estudos Culturais de orientação pós-estruturalista e da interculturalidade crítica decolonial, o artigo objetiva refletir sobre as práticas pedagógicas voltadas para as identidades culturais na perspectiva decolonial e suas articulações com os processos formativos de professores/as. Os dados que fundamentam as análises e reflexões resultam da pesquisa de doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da UCDB realizada com professores/as egressos/as do curso de Pedagogia UEMS que atuam na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental em Dourados – MS. As percepções alcançadas a partir das observações, entrevistas e grupo de discussão, os/as professores/as tem dificuldades em abordar de forma mais ampla e aprofundada a temática, mas se mostram abertos/as a processos formativos sobre temática e revelarem concepções de identidades/diferença não essenciais e fixas, o que sinaliza a emergência de práticas que se aproximam da interculturalidade crítica e decolonial. Concluímos que o curso de Pedagogia foi fundamental para a construção e desenvolvimento de estratégias para abordar as identidades/diferenças. Entretanto, dada a complexidade da temática, um processo formativo na ótica da interculturalidade crítica decolonial as qualificaria ainda mais frente às exigências cada vez mais desafiadoras que o atual contexto sociopolítico multicultural exige.Anclado en la concepción teórico-metodológica de los Estudios Culturales con orientación postestructuralista e interculturalidad crítica decolonial, el artículo pretende reflexionar sobre las prácticas pedagógicas orientadas a las identidades culturales en la perspectiva descolonial y sus articulaciones con los procesos de formación docente. Los datos que sustentan los análisis y reflexiones son el resultado de la investigación de doctorado en Educación del Programa de Posgrado en Educación - Máster y Doctorado de la UCDB realizada con profesores de la carrera de Pedagogía de la UEMS que laboran en Educación Infantil y Educación Infantil. Escuela primaria en Dourados - MS. Las percepciones obtenidas de las observaciones, entrevistas y grupo de discusión, los docentes tienen dificultades para abordar el tema de manera más amplia y profunda, pero están abiertos a los procesos de formación sobre el tema y revelan conceptos de identidades / diferencias no esenciales y fijas, lo que señala el surgimiento de prácticas que abordan la interculturalidad crítica y decolonial. Concluimos que el curso de Pedagogía fue fundamental para la construcción y desarrollo de estrategias para abordar identidades / diferencias. Sin embargo, dada la complejidad del tema, un proceso formativo desde la perspectiva de la interculturalidad crítica decolonial los calificaría aún más frente a las demandas cada vez más desafiantes que el contexto sociopolítico multicultural actual demanda.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1308910.30612/hre.v9i16.13089Horizontes - Revista de Educação; v. 9 n. 16 (2020); 1-142318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/13089/6585Copyright (c) 2020 Horizontes - Revista de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRauber, Pedro2021-01-14T17:23:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13089Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2021-01-14T17:23:16Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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