Profesoras universitarias negras y otras educaciones: un diálogo sobre la pedagogía decolonial en el curso de Letras de la UFRRJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazaro, Rafael dos Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Miranda, Claudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21461
Resumo: O debate produzido na América Latina e no Caribe dentro da chave da decolonialidade foi profícuo por oferecer novas bases conceituais onde se localizam os nossos interesses de pesquisa e de intercâmbio. Os itens elencados em nossa reflexão revelam interpretações mais ao Sul, e, no artigo aqui sugerido, nosso intuito é pensar com professoras universitárias negras sobre itinerâncias de resistência no acontecimento universitário. Em linhas mais gerais, partimos de um corpus epistemológico clandestinizado para analisar narrativas produzidas por profissionais da sala de aula atuantes no curso de Letras da UFRRJ e que, a nosso ver, assumem uma práxis educativa alinhada com o pensamento educacional crítico latino-americano. A partir das análises apresentadas nesta pesquisa, alcançamos e desenvolvemos os conceitos de Resistência Pedagógica Decolonial e Práticas Pedagógicas subversivas.
id UFMA-3_9b5aa31482a647f75258925d9ade468e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21461
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Profesoras universitarias negras y otras educaciones: un diálogo sobre la pedagogía decolonial en el curso de Letras de la UFRRJBlack female university professors and other educations: a dialogue about decolonial pedagogy in the UFRRJ Language and Literature program Professoras universitárias negras e outras educações: um diálogo sobre pedagogia decolonial no curso de Letras da UFRRJprofesoras universitarias negrasinterculturalidad críticapedagogía decolonialprofessoras universitárias negrasinterculturalidade críticapedagogia decolonialblack university professorscritical interculturalitydecolonial pedagogyO debate produzido na América Latina e no Caribe dentro da chave da decolonialidade foi profícuo por oferecer novas bases conceituais onde se localizam os nossos interesses de pesquisa e de intercâmbio. Os itens elencados em nossa reflexão revelam interpretações mais ao Sul, e, no artigo aqui sugerido, nosso intuito é pensar com professoras universitárias negras sobre itinerâncias de resistência no acontecimento universitário. Em linhas mais gerais, partimos de um corpus epistemológico clandestinizado para analisar narrativas produzidas por profissionais da sala de aula atuantes no curso de Letras da UFRRJ e que, a nosso ver, assumem uma práxis educativa alinhada com o pensamento educacional crítico latino-americano. A partir das análises apresentadas nesta pesquisa, alcançamos e desenvolvemos os conceitos de Resistência Pedagógica Decolonial e Práticas Pedagógicas subversivas.The debate generated in Latin America and the Caribbean within the framework of decoloniality has been fruitful for providing new conceptual foundations where our research and exchange interests are situated. The items listed in our reflection reveal interpretations further south, and in the article suggested here, our aim is to engage with black female university professors on the subject of resistance journeys within the university setting. In broader terms, we begin from a clandestine epistemological corpus to analyze narratives produced by classroom professionals active in the UFRRJ Language and Literature program which, in our view, align with Latin American critical educational thought. Through the analyses presented in this research, we reach and develop the concepts of Decolonial Pedagogical Resistance and Subversive Pedagogical Practices.El debate producido en América Latina y el Caribe en clave de la decolonialidad fue fructífero por ofrecer nuevas bases conceptuales donde se ubican nuestros intereses de investigación e intercambio. Los elementos enumerados en nuestra reflexión revelan interpretaciones más al Sur y, en el artículo aquí sugerido, nuestra intención es pensar con profesoras universitarias negras sobre itinerancias de resistencia en el acontecer universitario. En términos más generales, partimos de un corpus epistemológico clandestino para analizar narrativas producidas por profesionales de aula que actúan en la carrera de Letras de la UFRRJ y que, a nuestro juicio, asumen una praxis educativa alineada con el pensamiento educativo crítico latinoamericano. A partir de los análisis presentados en esta investigación, llegamos, e desarrollamos, a los conceptos de Resistencia Pedagógica Decolonial y Prácticas Pedagógicas Subversivas.Universidade Federal do Maranhão2023-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2146110.18764/2358-4319v16n3.2023.62Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 3, Dossiê Temático, set./dez. 2023; 664-6892358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21461/12137Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Lazaro, Rafael dos SantosMiranda, Claudia2023-11-20T21:20:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21461Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2023-11-20T21:20:13Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Profesoras universitarias negras y otras educaciones: un diálogo sobre la pedagogía decolonial en el curso de Letras de la UFRRJ
Black female university professors and other educations: a dialogue about decolonial pedagogy in the UFRRJ Language and Literature program
Professoras universitárias negras e outras educações: um diálogo sobre pedagogia decolonial no curso de Letras da UFRRJ
title Profesoras universitarias negras y otras educaciones: un diálogo sobre la pedagogía decolonial en el curso de Letras de la UFRRJ
spellingShingle Profesoras universitarias negras y otras educaciones: un diálogo sobre la pedagogía decolonial en el curso de Letras de la UFRRJ
Lazaro, Rafael dos Santos
profesoras universitarias negras
interculturalidad crítica
pedagogía decolonial
professoras universitárias negras
interculturalidade crítica
pedagogia decolonial
black university professors
critical interculturality
decolonial pedagogy
title_short Profesoras universitarias negras y otras educaciones: un diálogo sobre la pedagogía decolonial en el curso de Letras de la UFRRJ
title_full Profesoras universitarias negras y otras educaciones: un diálogo sobre la pedagogía decolonial en el curso de Letras de la UFRRJ
title_fullStr Profesoras universitarias negras y otras educaciones: un diálogo sobre la pedagogía decolonial en el curso de Letras de la UFRRJ
title_full_unstemmed Profesoras universitarias negras y otras educaciones: un diálogo sobre la pedagogía decolonial en el curso de Letras de la UFRRJ
title_sort Profesoras universitarias negras y otras educaciones: un diálogo sobre la pedagogía decolonial en el curso de Letras de la UFRRJ
author Lazaro, Rafael dos Santos
author_facet Lazaro, Rafael dos Santos
Miranda, Claudia
author_role author
author2 Miranda, Claudia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lazaro, Rafael dos Santos
Miranda, Claudia
dc.subject.por.fl_str_mv profesoras universitarias negras
interculturalidad crítica
pedagogía decolonial
professoras universitárias negras
interculturalidade crítica
pedagogia decolonial
black university professors
critical interculturality
decolonial pedagogy
topic profesoras universitarias negras
interculturalidad crítica
pedagogía decolonial
professoras universitárias negras
interculturalidade crítica
pedagogia decolonial
black university professors
critical interculturality
decolonial pedagogy
description O debate produzido na América Latina e no Caribe dentro da chave da decolonialidade foi profícuo por oferecer novas bases conceituais onde se localizam os nossos interesses de pesquisa e de intercâmbio. Os itens elencados em nossa reflexão revelam interpretações mais ao Sul, e, no artigo aqui sugerido, nosso intuito é pensar com professoras universitárias negras sobre itinerâncias de resistência no acontecimento universitário. Em linhas mais gerais, partimos de um corpus epistemológico clandestinizado para analisar narrativas produzidas por profissionais da sala de aula atuantes no curso de Letras da UFRRJ e que, a nosso ver, assumem uma práxis educativa alinhada com o pensamento educacional crítico latino-americano. A partir das análises apresentadas nesta pesquisa, alcançamos e desenvolvemos os conceitos de Resistência Pedagógica Decolonial e Práticas Pedagógicas subversivas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21461
10.18764/2358-4319v16n3.2023.62
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21461
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319v16n3.2023.62
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21461/12137
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 3, Dossiê Temático, set./dez. 2023; 664-689
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711322393280512