Profesoras universitarias negras y otras educaciones: un diálogo sobre la pedagogía decolonial en el curso de Letras de la UFRRJ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21461 |
Resumo: | O debate produzido na América Latina e no Caribe dentro da chave da decolonialidade foi profícuo por oferecer novas bases conceituais onde se localizam os nossos interesses de pesquisa e de intercâmbio. Os itens elencados em nossa reflexão revelam interpretações mais ao Sul, e, no artigo aqui sugerido, nosso intuito é pensar com professoras universitárias negras sobre itinerâncias de resistência no acontecimento universitário. Em linhas mais gerais, partimos de um corpus epistemológico clandestinizado para analisar narrativas produzidas por profissionais da sala de aula atuantes no curso de Letras da UFRRJ e que, a nosso ver, assumem uma práxis educativa alinhada com o pensamento educacional crítico latino-americano. A partir das análises apresentadas nesta pesquisa, alcançamos e desenvolvemos os conceitos de Resistência Pedagógica Decolonial e Práticas Pedagógicas subversivas. |
id |
UFMA-3_9b5aa31482a647f75258925d9ade468e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21461 |
network_acronym_str |
UFMA-3 |
network_name_str |
Revista Educação e Emancipação |
repository_id_str |
|
spelling |
Profesoras universitarias negras y otras educaciones: un diálogo sobre la pedagogía decolonial en el curso de Letras de la UFRRJBlack female university professors and other educations: a dialogue about decolonial pedagogy in the UFRRJ Language and Literature program Professoras universitárias negras e outras educações: um diálogo sobre pedagogia decolonial no curso de Letras da UFRRJprofesoras universitarias negrasinterculturalidad críticapedagogía decolonialprofessoras universitárias negrasinterculturalidade críticapedagogia decolonialblack university professorscritical interculturalitydecolonial pedagogyO debate produzido na América Latina e no Caribe dentro da chave da decolonialidade foi profícuo por oferecer novas bases conceituais onde se localizam os nossos interesses de pesquisa e de intercâmbio. Os itens elencados em nossa reflexão revelam interpretações mais ao Sul, e, no artigo aqui sugerido, nosso intuito é pensar com professoras universitárias negras sobre itinerâncias de resistência no acontecimento universitário. Em linhas mais gerais, partimos de um corpus epistemológico clandestinizado para analisar narrativas produzidas por profissionais da sala de aula atuantes no curso de Letras da UFRRJ e que, a nosso ver, assumem uma práxis educativa alinhada com o pensamento educacional crítico latino-americano. A partir das análises apresentadas nesta pesquisa, alcançamos e desenvolvemos os conceitos de Resistência Pedagógica Decolonial e Práticas Pedagógicas subversivas.The debate generated in Latin America and the Caribbean within the framework of decoloniality has been fruitful for providing new conceptual foundations where our research and exchange interests are situated. The items listed in our reflection reveal interpretations further south, and in the article suggested here, our aim is to engage with black female university professors on the subject of resistance journeys within the university setting. In broader terms, we begin from a clandestine epistemological corpus to analyze narratives produced by classroom professionals active in the UFRRJ Language and Literature program which, in our view, align with Latin American critical educational thought. Through the analyses presented in this research, we reach and develop the concepts of Decolonial Pedagogical Resistance and Subversive Pedagogical Practices.El debate producido en América Latina y el Caribe en clave de la decolonialidad fue fructífero por ofrecer nuevas bases conceptuales donde se ubican nuestros intereses de investigación e intercambio. Los elementos enumerados en nuestra reflexión revelan interpretaciones más al Sur y, en el artículo aquí sugerido, nuestra intención es pensar con profesoras universitarias negras sobre itinerancias de resistencia en el acontecer universitario. En términos más generales, partimos de un corpus epistemológico clandestino para analizar narrativas producidas por profesionales de aula que actúan en la carrera de Letras de la UFRRJ y que, a nuestro juicio, asumen una praxis educativa alineada con el pensamiento educativo crítico latinoamericano. A partir de los análisis presentados en esta investigación, llegamos, e desarrollamos, a los conceptos de Resistencia Pedagógica Decolonial y Prácticas Pedagógicas Subversivas.Universidade Federal do Maranhão2023-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2146110.18764/2358-4319v16n3.2023.62Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 3, Dossiê Temático, set./dez. 2023; 664-6892358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21461/12137Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Lazaro, Rafael dos SantosMiranda, Claudia2023-11-20T21:20:13Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21461Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2023-11-20T21:20:13Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Profesoras universitarias negras y otras educaciones: un diálogo sobre la pedagogía decolonial en el curso de Letras de la UFRRJ Black female university professors and other educations: a dialogue about decolonial pedagogy in the UFRRJ Language and Literature program Professoras universitárias negras e outras educações: um diálogo sobre pedagogia decolonial no curso de Letras da UFRRJ |
title |
Profesoras universitarias negras y otras educaciones: un diálogo sobre la pedagogía decolonial en el curso de Letras de la UFRRJ |
spellingShingle |
Profesoras universitarias negras y otras educaciones: un diálogo sobre la pedagogía decolonial en el curso de Letras de la UFRRJ Lazaro, Rafael dos Santos profesoras universitarias negras interculturalidad crítica pedagogía decolonial professoras universitárias negras interculturalidade crítica pedagogia decolonial black university professors critical interculturality decolonial pedagogy |
title_short |
Profesoras universitarias negras y otras educaciones: un diálogo sobre la pedagogía decolonial en el curso de Letras de la UFRRJ |
title_full |
Profesoras universitarias negras y otras educaciones: un diálogo sobre la pedagogía decolonial en el curso de Letras de la UFRRJ |
title_fullStr |
Profesoras universitarias negras y otras educaciones: un diálogo sobre la pedagogía decolonial en el curso de Letras de la UFRRJ |
title_full_unstemmed |
Profesoras universitarias negras y otras educaciones: un diálogo sobre la pedagogía decolonial en el curso de Letras de la UFRRJ |
title_sort |
Profesoras universitarias negras y otras educaciones: un diálogo sobre la pedagogía decolonial en el curso de Letras de la UFRRJ |
author |
Lazaro, Rafael dos Santos |
author_facet |
Lazaro, Rafael dos Santos Miranda, Claudia |
author_role |
author |
author2 |
Miranda, Claudia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lazaro, Rafael dos Santos Miranda, Claudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
profesoras universitarias negras interculturalidad crítica pedagogía decolonial professoras universitárias negras interculturalidade crítica pedagogia decolonial black university professors critical interculturality decolonial pedagogy |
topic |
profesoras universitarias negras interculturalidad crítica pedagogía decolonial professoras universitárias negras interculturalidade crítica pedagogia decolonial black university professors critical interculturality decolonial pedagogy |
description |
O debate produzido na América Latina e no Caribe dentro da chave da decolonialidade foi profícuo por oferecer novas bases conceituais onde se localizam os nossos interesses de pesquisa e de intercâmbio. Os itens elencados em nossa reflexão revelam interpretações mais ao Sul, e, no artigo aqui sugerido, nosso intuito é pensar com professoras universitárias negras sobre itinerâncias de resistência no acontecimento universitário. Em linhas mais gerais, partimos de um corpus epistemológico clandestinizado para analisar narrativas produzidas por profissionais da sala de aula atuantes no curso de Letras da UFRRJ e que, a nosso ver, assumem uma práxis educativa alinhada com o pensamento educacional crítico latino-americano. A partir das análises apresentadas nesta pesquisa, alcançamos e desenvolvemos os conceitos de Resistência Pedagógica Decolonial e Práticas Pedagógicas subversivas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21461 10.18764/2358-4319v16n3.2023.62 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21461 |
identifier_str_mv |
10.18764/2358-4319v16n3.2023.62 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21461/12137 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 3, Dossiê Temático, set./dez. 2023; 664-689 2358-4319 1677-6097 reponame:Revista Educação e Emancipação instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Educação e Emancipação |
collection |
Revista Educação e Emancipação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaeduc.emancipação@ufma.br |
_version_ |
1799711322393280512 |