A leitura literária na escola: desafio para a formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3047 |
Resumo: | O artigo analisa concepções de leitura e de literatura que circulam na escola, na academia e nos Parâmetros Curriculares Nacionais com o objetivo de situar a leitura literária como objeto histórico e prática social que deve ser ensinado desde a escola de educação infantil ao ensino superior. Apontando o processo de escolarização da leitura, o estudo evidencia a necessidade de a escola brasileira enfrentar o desafio de formar professores que sejam bons leitores para aproximar os alunos da leitura literária. |
id |
UFGD-8_76ae997e48a88545f4c6def5db696910 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3047 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
A leitura literária na escola: desafio para a formação de professoresLeitura Literária. Formação de Leitores. Formação de professores.O artigo analisa concepções de leitura e de literatura que circulam na escola, na academia e nos Parâmetros Curriculares Nacionais com o objetivo de situar a leitura literária como objeto histórico e prática social que deve ser ensinado desde a escola de educação infantil ao ensino superior. Apontando o processo de escolarização da leitura, o estudo evidencia a necessidade de a escola brasileira enfrentar o desafio de formar professores que sejam bons leitores para aproximar os alunos da leitura literária.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2015-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3047Horizontes - Revista de Educação; v. 2 n. 3 (2014); 35-482318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3047/2043Bortolanza, Ana Maria Estevesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-18T17:56:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3047Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-18T17:56:56Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura literária na escola: desafio para a formação de professores |
title |
A leitura literária na escola: desafio para a formação de professores |
spellingShingle |
A leitura literária na escola: desafio para a formação de professores Bortolanza, Ana Maria Esteves Leitura Literária. Formação de Leitores. Formação de professores. |
title_short |
A leitura literária na escola: desafio para a formação de professores |
title_full |
A leitura literária na escola: desafio para a formação de professores |
title_fullStr |
A leitura literária na escola: desafio para a formação de professores |
title_full_unstemmed |
A leitura literária na escola: desafio para a formação de professores |
title_sort |
A leitura literária na escola: desafio para a formação de professores |
author |
Bortolanza, Ana Maria Esteves |
author_facet |
Bortolanza, Ana Maria Esteves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bortolanza, Ana Maria Esteves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Literária. Formação de Leitores. Formação de professores. |
topic |
Leitura Literária. Formação de Leitores. Formação de professores. |
description |
O artigo analisa concepções de leitura e de literatura que circulam na escola, na academia e nos Parâmetros Curriculares Nacionais com o objetivo de situar a leitura literária como objeto histórico e prática social que deve ser ensinado desde a escola de educação infantil ao ensino superior. Apontando o processo de escolarização da leitura, o estudo evidencia a necessidade de a escola brasileira enfrentar o desafio de formar professores que sejam bons leitores para aproximar os alunos da leitura literária. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3047 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3047/2043 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 2 n. 3 (2014); 35-48 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170005106688 |