A leitura literária na escola: desafio para a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortolanza, Ana Maria Esteves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3047
Resumo: O artigo analisa concepções de leitura e de literatura que circulam na escola, na academia e nos Parâmetros Curriculares Nacionais com o objetivo de situar a leitura literária como objeto histórico e prática social que deve ser ensinado desde a escola de educação infantil ao ensino superior. Apontando o processo de escolarização da leitura, o estudo evidencia a necessidade de a escola brasileira enfrentar o desafio de formar professores que sejam bons leitores para aproximar os alunos da leitura literária.
id UFGD-8_76ae997e48a88545f4c6def5db696910
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3047
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling A leitura literária na escola: desafio para a formação de professoresLeitura Literária. Formação de Leitores. Formação de professores.O artigo analisa concepções de leitura e de literatura que circulam na escola, na academia e nos Parâmetros Curriculares Nacionais com o objetivo de situar a leitura literária como objeto histórico e prática social que deve ser ensinado desde a escola de educação infantil ao ensino superior. Apontando o processo de escolarização da leitura, o estudo evidencia a necessidade de a escola brasileira enfrentar o desafio de formar professores que sejam bons leitores para aproximar os alunos da leitura literária.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2015-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3047Horizontes - Revista de Educação; v. 2 n. 3 (2014); 35-482318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3047/2043Bortolanza, Ana Maria Estevesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-18T17:56:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3047Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2020-02-18T17:56:56Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura literária na escola: desafio para a formação de professores
title A leitura literária na escola: desafio para a formação de professores
spellingShingle A leitura literária na escola: desafio para a formação de professores
Bortolanza, Ana Maria Esteves
Leitura Literária. Formação de Leitores. Formação de professores.
title_short A leitura literária na escola: desafio para a formação de professores
title_full A leitura literária na escola: desafio para a formação de professores
title_fullStr A leitura literária na escola: desafio para a formação de professores
title_full_unstemmed A leitura literária na escola: desafio para a formação de professores
title_sort A leitura literária na escola: desafio para a formação de professores
author Bortolanza, Ana Maria Esteves
author_facet Bortolanza, Ana Maria Esteves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortolanza, Ana Maria Esteves
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura Literária. Formação de Leitores. Formação de professores.
topic Leitura Literária. Formação de Leitores. Formação de professores.
description O artigo analisa concepções de leitura e de literatura que circulam na escola, na academia e nos Parâmetros Curriculares Nacionais com o objetivo de situar a leitura literária como objeto histórico e prática social que deve ser ensinado desde a escola de educação infantil ao ensino superior. Apontando o processo de escolarização da leitura, o estudo evidencia a necessidade de a escola brasileira enfrentar o desafio de formar professores que sejam bons leitores para aproximar os alunos da leitura literária.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3047
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/3047/2043
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 2 n. 3 (2014); 35-48
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170005106688