A autoeficácia dos professores de educação física face à inclusão de alunos com deficiência motora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Ana Filipa Duarte
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/30647
Resumo: Dissertação de mestrado em Exercício e Saúde em Populações Especiais, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_6f84f6577cee77ef2507b37e32c01ca4
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/30647
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A autoeficácia dos professores de educação física face à inclusão de alunos com deficiência motoraInclusãoProfessores de educação físicaAlunos--deficiência motoraDissertação de mestrado em Exercício e Saúde em Populações Especiais, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraA educação de jovens e crianças com deficiência tem sofrido inúmeras mudanças nas últimas décadas, sendo a inclusão de alunos com deficiência motora nas aulas de Educação Física uma realidade presente nos dias de hoje. A autoeficácia dos professores tem uma grande influência nas atitudes favoráveis face à inclusão destes alunos. Cabe ao professor ter sensibilidade e sentir-se capaz para poder partilhar de forma justa esta experiência enriquecedora para todos e, acima de tudo, implementar de forma correta as alterações necessárias para que os alunos com deficiência se sintam incluídos. Desta forma, o presente estudo exploratório tem como principal objetivo avaliar a fiabilidade do instrumento Physical Educators’ Self-Efficacy Toward Including Students with Disabilities – (PESEISD) (Taliaferro, Block, Harris e Krause, 2010), traduzido e adaptado para a realidade portuguesa por Campos e Ferreira (2012) e verificar a autoeficácia dos professores face à inclusão de alunos com deficiência motora nas aulas de Educação Física. A amostra é constituída por 77 professores de Educação Física, 55 do sexo masculino e 22 do sexo feminino com idades compreendidas entre os 24 e 59 anos, média de idades= 34.68 e um desvio padrão= 8.99. Os resultados obtidos no estudo apresentam a existência de uma fiabilidade bastante elevada do questionário (α=0.958) e de valores aceitáveis dos níveis de autoeficácia dos professores. Emerge assim, o interesse de continuar a alargar o leque de pesquisas na área, aprofundando a investigação e validação do instrumento e das suas propriedades.The education of children and youth with disabilities has undergone numerous changes in recent decades, thus the inclusion of students with physical disabilities in physical education classes is a reality nowadays. The teachers' self-efficacy has a great influence on favorable attitudes towards the inclusion of these students. The teacher has to be sensitive and feel able to fairly share this enriching experience for all, and above all, correctly implement the necessary changes so that students with disabilities feel included. Thus, this exploratory study has the main objective of evaluating the reliability of the instrument Physical Educators' Self-Efficacy Toward Including Students with Disabilities - (PESEISD) (Taliaferro, Block, Harris and Krause, 2010), translated and adapted for the Portuguese reality by Campos e Ferreira (2012) and check the self-efficacy of teachers towards the inclusion of students with physical disabilities in physical education classes. The sample consists of 77 physical education teachers, 55 males and 22 females aged between 24 and 59 years, mean age = 34.68, standard deviation = 8.99. The results of the study show that there is a very high reliability of questionnaire (α = 0.958) and acceptable values of the teachers levels of self-efficacy. Thus, there is interest of continuing to expand the range of research in the area, to deeply investigate and validate the instrument and its properties.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/30647http://hdl.handle.net/10316/30647TID:201340909porNeves, Ana Filipa Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:51Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/30647Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:06.860294Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A autoeficácia dos professores de educação física face à inclusão de alunos com deficiência motora
title A autoeficácia dos professores de educação física face à inclusão de alunos com deficiência motora
spellingShingle A autoeficácia dos professores de educação física face à inclusão de alunos com deficiência motora
Neves, Ana Filipa Duarte
Inclusão
Professores de educação física
Alunos--deficiência motora
title_short A autoeficácia dos professores de educação física face à inclusão de alunos com deficiência motora
title_full A autoeficácia dos professores de educação física face à inclusão de alunos com deficiência motora
title_fullStr A autoeficácia dos professores de educação física face à inclusão de alunos com deficiência motora
title_full_unstemmed A autoeficácia dos professores de educação física face à inclusão de alunos com deficiência motora
title_sort A autoeficácia dos professores de educação física face à inclusão de alunos com deficiência motora
author Neves, Ana Filipa Duarte
author_facet Neves, Ana Filipa Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Ana Filipa Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Professores de educação física
Alunos--deficiência motora
topic Inclusão
Professores de educação física
Alunos--deficiência motora
description Dissertação de mestrado em Exercício e Saúde em Populações Especiais, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/30647
http://hdl.handle.net/10316/30647
TID:201340909
url http://hdl.handle.net/10316/30647
identifier_str_mv TID:201340909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133662651875328