Atividade de situações problema como estratégia didática no tratamento da informação em unidades de medida de tempo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9967 |
Resumo: | Este artigo apresenta 2ª fase de planejamento didático desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima e teve como sujeitos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Conceição da Costa e Silva, localizada em Boa Vista-RR. A investigação teve como objetivo geral estudar a aprendizagem dos alunos apoiando-se na base científico-psicológica da Teoria de Galperin. O planejamento didático contemplou a Atividade de Situações Problema no Tratamento da Informação (ASPTI) que, juntamente com a Teoria de Galperin, deram suporte à organização do plano de ações, à planilha de observação e à sequência didática. O estudo converteu-se em pesquisa-ação estratégica de abordagem qualitativa. Nos resultados observou-se o desenvolvimento de habilidades e competências e melhor desempenho discente nas ações e operações da ASPTI em Unidades de Medida de Tempo. |
id |
UFGD-8_a2ddca876e2366cdd4ab1e22106c66cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9967 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atividade de situações problema como estratégia didática no tratamento da informação em unidades de medida de tempoAprendizagem. Teoria de Galperin. ASPTI.Este artigo apresenta 2ª fase de planejamento didático desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima e teve como sujeitos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Conceição da Costa e Silva, localizada em Boa Vista-RR. A investigação teve como objetivo geral estudar a aprendizagem dos alunos apoiando-se na base científico-psicológica da Teoria de Galperin. O planejamento didático contemplou a Atividade de Situações Problema no Tratamento da Informação (ASPTI) que, juntamente com a Teoria de Galperin, deram suporte à organização do plano de ações, à planilha de observação e à sequência didática. O estudo converteu-se em pesquisa-ação estratégica de abordagem qualitativa. Nos resultados observou-se o desenvolvimento de habilidades e competências e melhor desempenho discente nas ações e operações da ASPTI em Unidades de Medida de Tempo.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2019-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/996710.30612/hre.v7i13.9967Horizontes - Revista de Educação; v. 7 n. 13 (2019); 78-952318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9967/5222Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa, Soraya de AraújoSouza, Rozenilda deDelgado, Oscar Tintorer2019-12-19T22:00:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9967Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-12-19T22:00:14Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividade de situações problema como estratégia didática no tratamento da informação em unidades de medida de tempo |
title |
Atividade de situações problema como estratégia didática no tratamento da informação em unidades de medida de tempo |
spellingShingle |
Atividade de situações problema como estratégia didática no tratamento da informação em unidades de medida de tempo Feitosa, Soraya de Araújo Aprendizagem. Teoria de Galperin. ASPTI. |
title_short |
Atividade de situações problema como estratégia didática no tratamento da informação em unidades de medida de tempo |
title_full |
Atividade de situações problema como estratégia didática no tratamento da informação em unidades de medida de tempo |
title_fullStr |
Atividade de situações problema como estratégia didática no tratamento da informação em unidades de medida de tempo |
title_full_unstemmed |
Atividade de situações problema como estratégia didática no tratamento da informação em unidades de medida de tempo |
title_sort |
Atividade de situações problema como estratégia didática no tratamento da informação em unidades de medida de tempo |
author |
Feitosa, Soraya de Araújo |
author_facet |
Feitosa, Soraya de Araújo Souza, Rozenilda de Delgado, Oscar Tintorer |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Rozenilda de Delgado, Oscar Tintorer |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feitosa, Soraya de Araújo Souza, Rozenilda de Delgado, Oscar Tintorer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem. Teoria de Galperin. ASPTI. |
topic |
Aprendizagem. Teoria de Galperin. ASPTI. |
description |
Este artigo apresenta 2ª fase de planejamento didático desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima e teve como sujeitos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Conceição da Costa e Silva, localizada em Boa Vista-RR. A investigação teve como objetivo geral estudar a aprendizagem dos alunos apoiando-se na base científico-psicológica da Teoria de Galperin. O planejamento didático contemplou a Atividade de Situações Problema no Tratamento da Informação (ASPTI) que, juntamente com a Teoria de Galperin, deram suporte à organização do plano de ações, à planilha de observação e à sequência didática. O estudo converteu-se em pesquisa-ação estratégica de abordagem qualitativa. Nos resultados observou-se o desenvolvimento de habilidades e competências e melhor desempenho discente nas ações e operações da ASPTI em Unidades de Medida de Tempo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9967 10.30612/hre.v7i13.9967 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9967 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v7i13.9967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9967/5222 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 7 n. 13 (2019); 78-95 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170620620800 |