Micropolítica escolar e o trabalho docente em educação física : os diferentes atores do cenário escolar, suas relações, disputas e alianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Jônatas da Costa Brasil de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Wittizorecki, Elisandro Schultz, Bossle, Fabiano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204561
Resumo: O presente artigo é fruto de uma pesquisa que investigou a micropolítica escolar e o trabalho docente dos professores de Educação Física em duas escolas públicas na cidade de Porto Alegre/ RS. O objetivo do estudo foi identificar que disputas e alianças ocorrem nas relações entre os diferentes atores no cenário escolar e compreender como estes movimentos se configuram e produzem efeitos no trabalho docente dos professores de Educação Física. Metodologicamente realizamos um estudo qualitativo e descritivo em duas escolas públicas estaduais na cidade de Porto Alegre/RS. As informações foram obtidas a partir de observações – registradas no diário de campo – e de entrevistas semiestruturadas, tendo como colaboradoras do estudo, três professoras de Educação Física. O trabalho de campo realizou-se durante o primeiro semestre de 2013 e as informações obtidas foram discutidas através da análise de conteúdo. O estudo nos permitiu compreender que as relações estabelecidas e reconstruídas no universo escolar podem influenciar o trabalho docente por meio das alianças, coalizões e conflitos em meio a diversidade de objetivos e diferentes formas de operar nas relações que atravessam a escola. Nesse sentido, o professorado de Educação Física pode se posicionar como aprendente em relação às dinâmicas da micropolítica escolar. Tais dinâmicas são peculiares a cada escola e desafiam os docentes a operarem de forma sensível e transformadora com os interesses dos partícipes da comunidade escolar e com seus projetos e pressupostos pedagógicos.
id UFRGS-2_a657e966328c4a236105c8092ac4925c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204561
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Borba, Jônatas da Costa Brasil deWittizorecki, Elisandro SchultzBossle, Fabiano2020-01-18T04:15:16Z20132318-1540http://hdl.handle.net/10183/204561001096260O presente artigo é fruto de uma pesquisa que investigou a micropolítica escolar e o trabalho docente dos professores de Educação Física em duas escolas públicas na cidade de Porto Alegre/ RS. O objetivo do estudo foi identificar que disputas e alianças ocorrem nas relações entre os diferentes atores no cenário escolar e compreender como estes movimentos se configuram e produzem efeitos no trabalho docente dos professores de Educação Física. Metodologicamente realizamos um estudo qualitativo e descritivo em duas escolas públicas estaduais na cidade de Porto Alegre/RS. As informações foram obtidas a partir de observações – registradas no diário de campo – e de entrevistas semiestruturadas, tendo como colaboradoras do estudo, três professoras de Educação Física. O trabalho de campo realizou-se durante o primeiro semestre de 2013 e as informações obtidas foram discutidas através da análise de conteúdo. O estudo nos permitiu compreender que as relações estabelecidas e reconstruídas no universo escolar podem influenciar o trabalho docente por meio das alianças, coalizões e conflitos em meio a diversidade de objetivos e diferentes formas de operar nas relações que atravessam a escola. Nesse sentido, o professorado de Educação Física pode se posicionar como aprendente em relação às dinâmicas da micropolítica escolar. Tais dinâmicas são peculiares a cada escola e desafiam os docentes a operarem de forma sensível e transformadora com os interesses dos partícipes da comunidade escolar e com seus projetos e pressupostos pedagógicos.The present article is the result of a research that investigated the micropolitics of the school and the work carried out by physical education teachers in two public schools in the city of Porto Alegre/Rio Grande do Sul. The objective of this study was to identify what alliances and disputes take place in the relations among the different actors in the school setting and understand how these movements are configured and what effects they produce on the physical education teachers’ teaching. We methodologically carried out a qualitative and descriptive study in two state public schools in the city of Porto Alegre/Rio Grande do Sul. The information was collected from observations - chronicled in field journals - and from semi-structured interviews through the collaboration of three physical education teachers. The field work took place during the first half of 2013 and the information obtained was discussed through the analysis of content. The study allowed us an understanding on how the relations established and reconstructed in the school environment can influence the teacher’s work through means of alliances, coalitions and conflicts amid the diversity of objectives and the different forms of operating the relations that pervade the school. In this sense, physical education teachers can place themselves as learners in relation to the dynamics of micro-politics in schools. Such dynamics are particular to each school and challenge teachers to sensitively and transformatively operate with the interests of the participants of the school community and with their projects and pedagogical assumptions.application/pdfporHorizontes – Revista de Educação. Dourados, MS. Vol. 1, n. 2 (jul./dez. 2013), p. 59-77Educação físicaOrganização escolarTrabalho docentePesquisa qualitativaPhysical Education in SchoolsMicro-Politics of the SchoolTeachingQualitative ResearchMicropolítica escolar e o trabalho docente em educação física : os diferentes atores do cenário escolar, suas relações, disputas e aliançasMicro-politics of the school and the teaching of physical education : the different actors of the school setting, their relationships, alliances and disputesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096260.pdf.txt001096260.pdf.txtExtracted Texttext/plain61437http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204561/2/001096260.pdf.txt4fa9fb914e4c2fecb188d3401894d0b1MD52ORIGINAL001096260.pdfTexto completoapplication/pdf625391http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204561/1/001096260.pdf361655ce950d9238a1b9e01569c25fd8MD5110183/2045612020-01-19 05:14:24.723579oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204561Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-01-19T07:14:24Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Micropolítica escolar e o trabalho docente em educação física : os diferentes atores do cenário escolar, suas relações, disputas e alianças
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Micro-politics of the school and the teaching of physical education : the different actors of the school setting, their relationships, alliances and disputes
title Micropolítica escolar e o trabalho docente em educação física : os diferentes atores do cenário escolar, suas relações, disputas e alianças
spellingShingle Micropolítica escolar e o trabalho docente em educação física : os diferentes atores do cenário escolar, suas relações, disputas e alianças
Borba, Jônatas da Costa Brasil de
Educação física
Organização escolar
Trabalho docente
Pesquisa qualitativa
Physical Education in Schools
Micro-Politics of the School
Teaching
Qualitative Research
title_short Micropolítica escolar e o trabalho docente em educação física : os diferentes atores do cenário escolar, suas relações, disputas e alianças
title_full Micropolítica escolar e o trabalho docente em educação física : os diferentes atores do cenário escolar, suas relações, disputas e alianças
title_fullStr Micropolítica escolar e o trabalho docente em educação física : os diferentes atores do cenário escolar, suas relações, disputas e alianças
title_full_unstemmed Micropolítica escolar e o trabalho docente em educação física : os diferentes atores do cenário escolar, suas relações, disputas e alianças
title_sort Micropolítica escolar e o trabalho docente em educação física : os diferentes atores do cenário escolar, suas relações, disputas e alianças
author Borba, Jônatas da Costa Brasil de
author_facet Borba, Jônatas da Costa Brasil de
Wittizorecki, Elisandro Schultz
Bossle, Fabiano
author_role author
author2 Wittizorecki, Elisandro Schultz
Bossle, Fabiano
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Jônatas da Costa Brasil de
Wittizorecki, Elisandro Schultz
Bossle, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Organização escolar
Trabalho docente
Pesquisa qualitativa
topic Educação física
Organização escolar
Trabalho docente
Pesquisa qualitativa
Physical Education in Schools
Micro-Politics of the School
Teaching
Qualitative Research
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical Education in Schools
Micro-Politics of the School
Teaching
Qualitative Research
description O presente artigo é fruto de uma pesquisa que investigou a micropolítica escolar e o trabalho docente dos professores de Educação Física em duas escolas públicas na cidade de Porto Alegre/ RS. O objetivo do estudo foi identificar que disputas e alianças ocorrem nas relações entre os diferentes atores no cenário escolar e compreender como estes movimentos se configuram e produzem efeitos no trabalho docente dos professores de Educação Física. Metodologicamente realizamos um estudo qualitativo e descritivo em duas escolas públicas estaduais na cidade de Porto Alegre/RS. As informações foram obtidas a partir de observações – registradas no diário de campo – e de entrevistas semiestruturadas, tendo como colaboradoras do estudo, três professoras de Educação Física. O trabalho de campo realizou-se durante o primeiro semestre de 2013 e as informações obtidas foram discutidas através da análise de conteúdo. O estudo nos permitiu compreender que as relações estabelecidas e reconstruídas no universo escolar podem influenciar o trabalho docente por meio das alianças, coalizões e conflitos em meio a diversidade de objetivos e diferentes formas de operar nas relações que atravessam a escola. Nesse sentido, o professorado de Educação Física pode se posicionar como aprendente em relação às dinâmicas da micropolítica escolar. Tais dinâmicas são peculiares a cada escola e desafiam os docentes a operarem de forma sensível e transformadora com os interesses dos partícipes da comunidade escolar e com seus projetos e pressupostos pedagógicos.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-18T04:15:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204561
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2318-1540
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001096260
identifier_str_mv 2318-1540
001096260
url http://hdl.handle.net/10183/204561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Horizontes – Revista de Educação. Dourados, MS. Vol. 1, n. 2 (jul./dez. 2013), p. 59-77
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204561/2/001096260.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204561/1/001096260.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4fa9fb914e4c2fecb188d3401894d0b1
361655ce950d9238a1b9e01569c25fd8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447704015208448