A Abordagem dos Itinerários do Ensino da Matemática: por quê?, Por quê? E como aplicá-lo na sala de aula?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alsina, Angel
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12018
Resumo: Neste artigo é descrita a Abordagem de Itinerários de Ensino de Matemática (MTIA), que propõe ensino baseado em seqüências intencionais que consideram contextos informais (situações da vida cotidiana, manipulativos e jogos), contextos intermediários (recursos literários e tecnológicos) e contextos formais (recursos gráficos) , e cinco recomendações são oferecidas para aplicar o MTIA na sala de aula: 1) planejar e gerenciar o ensino de conteúdo por meio de processos matemáticos; 2) promover práticas de ensino que considerem o aluno e o professor; 3) considerar contextos reais, intermediários e formais em todas as seqüências, com um papel diferente, dependendo do nível da escola; 4) garantir o princípio da abstração progressiva, do concreto ao abstrato; e 5) possuir critérios objetivos para a seleção dos contextos de ensino de matemática.
id UFGD-9_04beff927cb8f37eeddd5a5420497a0a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12018
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling A Abordagem dos Itinerários do Ensino da Matemática: por quê?, Por quê? E como aplicá-lo na sala de aula?El Enfoque de los Itinerarios de Enseñanza de las Matemáticas: ¿por qué?, ¿para qué? y ¿cómo aplicarlo en el aula?The Mathematics Teaching Itineraries Approach: Why? What for? And how to apply it in the classroom?Abordagem de Itinerários de Ensino de Matemática. Ensino de matemática. Aprendizagem de matemática. Prática de Ensino. Desenvolvimento profissional de professores de matemática.Enfoque de los Itinerarios de Enseñanza de las Matemáticas. Enseñanza de las matemáticas. Aprendizaje de las matemáticas. Práctica docente. Desarrollo profesional del profesorado de matemáticas.Educación MatemáticaMathematics Teaching Itineraries Approach. Mathematics teaching. Mathematics learning. Teaching practice. Professional development of mathematics teachers.Neste artigo é descrita a Abordagem de Itinerários de Ensino de Matemática (MTIA), que propõe ensino baseado em seqüências intencionais que consideram contextos informais (situações da vida cotidiana, manipulativos e jogos), contextos intermediários (recursos literários e tecnológicos) e contextos formais (recursos gráficos) , e cinco recomendações são oferecidas para aplicar o MTIA na sala de aula: 1) planejar e gerenciar o ensino de conteúdo por meio de processos matemáticos; 2) promover práticas de ensino que considerem o aluno e o professor; 3) considerar contextos reais, intermediários e formais em todas as seqüências, com um papel diferente, dependendo do nível da escola; 4) garantir o princípio da abstração progressiva, do concreto ao abstrato; e 5) possuir critérios objetivos para a seleção dos contextos de ensino de matemática.Se describe el Enfoque de los Itinerarios de Enseñanza de las Matemáticas (EIEM), que plantea la enseñanza a partir de secuencias intencionadas que consideran contextos informales (situaciones de vida cotidiana, materiales manipulativos y juegos), contextos intermedios (recursos literarios y tecnológicos) y contextos formales (recursos gráficos), y se ofrecen cinco recomendaciones para aplicar el EIEM en el aula: 1) planificar y gestionar la enseñanza de los contenidos a través de los procesos matemáticos; 2) promover prácticas de enseñanza que consideren tanto al alumnado como al profesorado; 3) considerar contextos informales, intermedios y formales en todas las secuencias, con distinto protagonismo según el nivel escolar; 4) garantizar el principio de abstracción progresiva, desde lo concreto hacia lo abstracto; y 5) disponer de criterios objetivos para la selección de los contextos de enseñanza de las matemáticas.The Mathematics Teaching Itineraries Approach (MTIA) is described, which proposes teaching based on intentional sequences that consider informal contexts (situations of daily life, manipulatives and games), intermediate contexts (literary and technological resources) and formal contexts (graphic resources), and five recommendations are offered to apply the MTIA in the classroom: 1) plan and manage the teaching of content through mathematical processes; 2) promote teaching practices that consider both the student and the teacher; 3) consider real, intermediate and formal contexts in all sequences, with a different role depending on the school level; 4) guarantee the principle of progressive abstraction, from the concrete to the abstract; and 5) have objective criteria for the selection of mathematics teaching contexts.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2020-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1201810.30612/tangram.v3i2.12018TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2020); 127-1582595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDspahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12018/5818Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlsina, Angel2020-07-08T16:58:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12018Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-07-08T16:58:57Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv A Abordagem dos Itinerários do Ensino da Matemática: por quê?, Por quê? E como aplicá-lo na sala de aula?
El Enfoque de los Itinerarios de Enseñanza de las Matemáticas: ¿por qué?, ¿para qué? y ¿cómo aplicarlo en el aula?
The Mathematics Teaching Itineraries Approach: Why? What for? And how to apply it in the classroom?
title A Abordagem dos Itinerários do Ensino da Matemática: por quê?, Por quê? E como aplicá-lo na sala de aula?
spellingShingle A Abordagem dos Itinerários do Ensino da Matemática: por quê?, Por quê? E como aplicá-lo na sala de aula?
Alsina, Angel
Abordagem de Itinerários de Ensino de Matemática. Ensino de matemática. Aprendizagem de matemática. Prática de Ensino. Desenvolvimento profissional de professores de matemática.
Enfoque de los Itinerarios de Enseñanza de las Matemáticas. Enseñanza de las matemáticas. Aprendizaje de las matemáticas. Práctica docente. Desarrollo profesional del profesorado de matemáticas.
Educación Matemática
Mathematics Teaching Itineraries Approach. Mathematics teaching. Mathematics learning. Teaching practice. Professional development of mathematics teachers.
title_short A Abordagem dos Itinerários do Ensino da Matemática: por quê?, Por quê? E como aplicá-lo na sala de aula?
title_full A Abordagem dos Itinerários do Ensino da Matemática: por quê?, Por quê? E como aplicá-lo na sala de aula?
title_fullStr A Abordagem dos Itinerários do Ensino da Matemática: por quê?, Por quê? E como aplicá-lo na sala de aula?
title_full_unstemmed A Abordagem dos Itinerários do Ensino da Matemática: por quê?, Por quê? E como aplicá-lo na sala de aula?
title_sort A Abordagem dos Itinerários do Ensino da Matemática: por quê?, Por quê? E como aplicá-lo na sala de aula?
author Alsina, Angel
author_facet Alsina, Angel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alsina, Angel
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem de Itinerários de Ensino de Matemática. Ensino de matemática. Aprendizagem de matemática. Prática de Ensino. Desenvolvimento profissional de professores de matemática.
Enfoque de los Itinerarios de Enseñanza de las Matemáticas. Enseñanza de las matemáticas. Aprendizaje de las matemáticas. Práctica docente. Desarrollo profesional del profesorado de matemáticas.
Educación Matemática
Mathematics Teaching Itineraries Approach. Mathematics teaching. Mathematics learning. Teaching practice. Professional development of mathematics teachers.
topic Abordagem de Itinerários de Ensino de Matemática. Ensino de matemática. Aprendizagem de matemática. Prática de Ensino. Desenvolvimento profissional de professores de matemática.
Enfoque de los Itinerarios de Enseñanza de las Matemáticas. Enseñanza de las matemáticas. Aprendizaje de las matemáticas. Práctica docente. Desarrollo profesional del profesorado de matemáticas.
Educación Matemática
Mathematics Teaching Itineraries Approach. Mathematics teaching. Mathematics learning. Teaching practice. Professional development of mathematics teachers.
description Neste artigo é descrita a Abordagem de Itinerários de Ensino de Matemática (MTIA), que propõe ensino baseado em seqüências intencionais que consideram contextos informais (situações da vida cotidiana, manipulativos e jogos), contextos intermediários (recursos literários e tecnológicos) e contextos formais (recursos gráficos) , e cinco recomendações são oferecidas para aplicar o MTIA na sala de aula: 1) planejar e gerenciar o ensino de conteúdo por meio de processos matemáticos; 2) promover práticas de ensino que considerem o aluno e o professor; 3) considerar contextos reais, intermediários e formais em todas as seqüências, com um papel diferente, dependendo do nível da escola; 4) garantir o princípio da abstração progressiva, do concreto ao abstrato; e 5) possuir critérios objetivos para a seleção dos contextos de ensino de matemática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12018
10.30612/tangram.v3i2.12018
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12018
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v3i2.12018
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12018/5818
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2020); 127-158
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479619039232