O que dizem as pesquisas sobre Ensino Híbrido e o Cálculo Diferencial e Integral?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12732 |
Resumo: | Neste artigo apresentamos um levantamento bibliográfico que analisa objetivos de pesquisa que têm sido anunciados em que produções relacionadas ao ensino de Cálculo, nas quais seja utilizada alguma modalidade de Ensino Híbrido. Essa modalidade de ensino tem sido apontada por pesquisadores como uma possibilidade para disciplinas iniciais em cursos da área de ciências exatas, como Cálculo e Álgebra Linear, por exemplo. No levantamento apresentamos análises em dois aspectos: descritivo e interpretativo. No primeiro nível, indicamos a quantidade de trabalhos encontrados, o âmbito das pesquisas (nacional ou internacional) e o tópico matemático abordado. No nível interpretativo, a partir das análises dos objetivos dos trabalhos, emergiram quatro categorias: elaboração de projeto de blended learning; elaboração de materiais didáticos; estudo bibliográfico; impactos e dificuldades do blended learning. Percebemos uma necessidade de incluir no desenvolvimento de uma abordagem de Ensino Híbrido para o ensino de Cálculo, elementos teóricos que subsidiem o desenvolvimento das atividades. |
id |
UFGD-9_219c6fc7af4a266767e22b59b31bfed9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12732 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
O que dizem as pesquisas sobre Ensino Híbrido e o Cálculo Diferencial e Integral?Ensino HíbridoEnsino de CálculoRevisão de LiteraturaEnsino HíbridoSala de aula invertidarevisão da literaturaNeste artigo apresentamos um levantamento bibliográfico que analisa objetivos de pesquisa que têm sido anunciados em que produções relacionadas ao ensino de Cálculo, nas quais seja utilizada alguma modalidade de Ensino Híbrido. Essa modalidade de ensino tem sido apontada por pesquisadores como uma possibilidade para disciplinas iniciais em cursos da área de ciências exatas, como Cálculo e Álgebra Linear, por exemplo. No levantamento apresentamos análises em dois aspectos: descritivo e interpretativo. No primeiro nível, indicamos a quantidade de trabalhos encontrados, o âmbito das pesquisas (nacional ou internacional) e o tópico matemático abordado. No nível interpretativo, a partir das análises dos objetivos dos trabalhos, emergiram quatro categorias: elaboração de projeto de blended learning; elaboração de materiais didáticos; estudo bibliográfico; impactos e dificuldades do blended learning. Percebemos uma necessidade de incluir no desenvolvimento de uma abordagem de Ensino Híbrido para o ensino de Cálculo, elementos teóricos que subsidiem o desenvolvimento das atividades.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2022-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1273210.30612/tangram.v5i3.12732TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 3 (2022); 104 - 1312595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12732/8940Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Marcio VieiraEsquincalha, Agnaldo ConceiçãoAbar, Celina Aparecida Almeida Pereira2023-03-20T12:10:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12732Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2023-03-20T12:10:25Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que dizem as pesquisas sobre Ensino Híbrido e o Cálculo Diferencial e Integral? |
title |
O que dizem as pesquisas sobre Ensino Híbrido e o Cálculo Diferencial e Integral? |
spellingShingle |
O que dizem as pesquisas sobre Ensino Híbrido e o Cálculo Diferencial e Integral? Almeida, Marcio Vieira Ensino Híbrido Ensino de Cálculo Revisão de Literatura Ensino Híbrido Sala de aula invertida revisão da literatura |
title_short |
O que dizem as pesquisas sobre Ensino Híbrido e o Cálculo Diferencial e Integral? |
title_full |
O que dizem as pesquisas sobre Ensino Híbrido e o Cálculo Diferencial e Integral? |
title_fullStr |
O que dizem as pesquisas sobre Ensino Híbrido e o Cálculo Diferencial e Integral? |
title_full_unstemmed |
O que dizem as pesquisas sobre Ensino Híbrido e o Cálculo Diferencial e Integral? |
title_sort |
O que dizem as pesquisas sobre Ensino Híbrido e o Cálculo Diferencial e Integral? |
author |
Almeida, Marcio Vieira |
author_facet |
Almeida, Marcio Vieira Esquincalha, Agnaldo Conceição Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Esquincalha, Agnaldo Conceição Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Marcio Vieira Esquincalha, Agnaldo Conceição Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Híbrido Ensino de Cálculo Revisão de Literatura Ensino Híbrido Sala de aula invertida revisão da literatura |
topic |
Ensino Híbrido Ensino de Cálculo Revisão de Literatura Ensino Híbrido Sala de aula invertida revisão da literatura |
description |
Neste artigo apresentamos um levantamento bibliográfico que analisa objetivos de pesquisa que têm sido anunciados em que produções relacionadas ao ensino de Cálculo, nas quais seja utilizada alguma modalidade de Ensino Híbrido. Essa modalidade de ensino tem sido apontada por pesquisadores como uma possibilidade para disciplinas iniciais em cursos da área de ciências exatas, como Cálculo e Álgebra Linear, por exemplo. No levantamento apresentamos análises em dois aspectos: descritivo e interpretativo. No primeiro nível, indicamos a quantidade de trabalhos encontrados, o âmbito das pesquisas (nacional ou internacional) e o tópico matemático abordado. No nível interpretativo, a partir das análises dos objetivos dos trabalhos, emergiram quatro categorias: elaboração de projeto de blended learning; elaboração de materiais didáticos; estudo bibliográfico; impactos e dificuldades do blended learning. Percebemos uma necessidade de incluir no desenvolvimento de uma abordagem de Ensino Híbrido para o ensino de Cálculo, elementos teóricos que subsidiem o desenvolvimento das atividades. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12732 10.30612/tangram.v5i3.12732 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12732 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v5i3.12732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12732/8940 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 TANGRAM - Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 3 (2022); 104 - 131 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479948292096 |