Percepções sobre o uso de calculadoras por estudantes de Pedagogia: contribuições, crenças e reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rizzi, Marcelo Pereira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Conti, Keli Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11396
Resumo: Este artigo tem a finalidade de trazer as percepções a respeito do uso da calculadora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pelos estudantes do curso de Pedagogia de uma Universidade Federal Mineira. Para isso, realizamos uma oficina de calculadoras no Laboratório de Ensino da Matemática que consistia em quatro momentos: preenchimento do questionário inicial, discussão teórica a respeito do uso desta ferramenta, oficina e preenchimento do questionário final. Ao final, realizaram-se análises quantitativa e qualitativa a respeito das respostas obtidas nos questionários, de modo a analisar crenças e percepções sobre o uso desta ferramenta, além de ter um parâmetro sobre a importância de uma oficina com foco no ensino que envolva os recursos da calculadora. Ao fim deste trabalho, concluímos que houve uma maior quantidade de estudantes interessados em implementar a calculadora na sala de aula, além de todos terem afirmado sentir maior segurança quanto ao uso desta ferramenta.
id UFGD-9_3226547e1bfe21435c562a263fb0b6b2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11396
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Percepções sobre o uso de calculadoras por estudantes de Pedagogia: contribuições, crenças e reflexõesPercepciones sobre el uso de calculadoras por estudiantes de Pedagogía: contribuciones, creencias y reflexionesPerceptions about the use of calculators by Pedagogy students: contributions, beliefs and reflectionsEducação Matemática. Formação de Professores. Laboratório de Ensino de Matemática.Educación matemática. Formación de profesores. Laboratorio de Enseñanza de las Matemáticas.Mathematics Teaching Laboratory. Mathematical Education. Teacher training.Este artigo tem a finalidade de trazer as percepções a respeito do uso da calculadora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pelos estudantes do curso de Pedagogia de uma Universidade Federal Mineira. Para isso, realizamos uma oficina de calculadoras no Laboratório de Ensino da Matemática que consistia em quatro momentos: preenchimento do questionário inicial, discussão teórica a respeito do uso desta ferramenta, oficina e preenchimento do questionário final. Ao final, realizaram-se análises quantitativa e qualitativa a respeito das respostas obtidas nos questionários, de modo a analisar crenças e percepções sobre o uso desta ferramenta, além de ter um parâmetro sobre a importância de uma oficina com foco no ensino que envolva os recursos da calculadora. Ao fim deste trabalho, concluímos que houve uma maior quantidade de estudantes interessados em implementar a calculadora na sala de aula, além de todos terem afirmado sentir maior segurança quanto ao uso desta ferramenta.Este artículo tiene como objetivo generar percepciones sobre el uso de la calculadora en los primeros años de educación primaria por parte de los estudiantes del curso de pedagogía en una Universidad Federal de Minas Gerais. Para esto, realizamos un taller de calculadoras en el Laboratorio de Enseñanza de Matemáticas que consistió en cuatro momentos: completar el cuestionario inicial, discusión teórica sobre el uso de esta herramienta, taller y completar el cuestionario final. Al final, se realizaron análisis cuantitativos y cualitativos con respecto a las respuestas obtenidasen los cuestionarios, con el fin de analizar creencias y percepciones sobre el uso de esta herramienta, además de tener un parámetro sobre la importancia de un taller centrado en la enseñanza que involucra recursos la calculadora. Al final de este trabajo, concluimos que había un mayor número de estudiantes interesados en implementar la calculadora en el aula, además de decir que se sentían más seguros sobre el uso de esta herramienta.This article aims to bring the perceptions regarding the use of the calculator in the Early Years of Elementary Education by students of the Pedagogy course of a Federal University of Minas Gerais. For this, we carried out a calculator workshop at the Mathematics Teaching Laboratory which consisted of four moments: filling in the initial questionnaire, theoretical discussion about the use of this tool, workshop and filling in the final questionnaire. At the end, quantitative and qualitative analyzes were performed regarding the responses obtained in the questionnaires, in order to analyze beliefs and perceptions about the use of this tool, in addition to having a parameter on the importance of a workshop focused on teaching that involves resources the calculator. At the end of this work, we concluded that there was a greater number of students interested in implementing the calculator in the classroom, in addition to all saying that they felt more secure about the use of this tool.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2020-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1139610.30612/tangram.v3i3.11396TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2020); 138-1612595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11396/6126Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessRizzi, Marcelo PereiraConti, Keli Cristina2020-12-15T08:47:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11396Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-12-15T08:47:16Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções sobre o uso de calculadoras por estudantes de Pedagogia: contribuições, crenças e reflexões
Percepciones sobre el uso de calculadoras por estudiantes de Pedagogía: contribuciones, creencias y reflexiones
Perceptions about the use of calculators by Pedagogy students: contributions, beliefs and reflections
title Percepções sobre o uso de calculadoras por estudantes de Pedagogia: contribuições, crenças e reflexões
spellingShingle Percepções sobre o uso de calculadoras por estudantes de Pedagogia: contribuições, crenças e reflexões
Rizzi, Marcelo Pereira
Educação Matemática. Formação de Professores. Laboratório de Ensino de Matemática.
Educación matemática. Formación de profesores. Laboratorio de Enseñanza de las Matemáticas.
Mathematics Teaching Laboratory. Mathematical Education. Teacher training.
title_short Percepções sobre o uso de calculadoras por estudantes de Pedagogia: contribuições, crenças e reflexões
title_full Percepções sobre o uso de calculadoras por estudantes de Pedagogia: contribuições, crenças e reflexões
title_fullStr Percepções sobre o uso de calculadoras por estudantes de Pedagogia: contribuições, crenças e reflexões
title_full_unstemmed Percepções sobre o uso de calculadoras por estudantes de Pedagogia: contribuições, crenças e reflexões
title_sort Percepções sobre o uso de calculadoras por estudantes de Pedagogia: contribuições, crenças e reflexões
author Rizzi, Marcelo Pereira
author_facet Rizzi, Marcelo Pereira
Conti, Keli Cristina
author_role author
author2 Conti, Keli Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rizzi, Marcelo Pereira
Conti, Keli Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática. Formação de Professores. Laboratório de Ensino de Matemática.
Educación matemática. Formación de profesores. Laboratorio de Enseñanza de las Matemáticas.
Mathematics Teaching Laboratory. Mathematical Education. Teacher training.
topic Educação Matemática. Formação de Professores. Laboratório de Ensino de Matemática.
Educación matemática. Formación de profesores. Laboratorio de Enseñanza de las Matemáticas.
Mathematics Teaching Laboratory. Mathematical Education. Teacher training.
description Este artigo tem a finalidade de trazer as percepções a respeito do uso da calculadora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pelos estudantes do curso de Pedagogia de uma Universidade Federal Mineira. Para isso, realizamos uma oficina de calculadoras no Laboratório de Ensino da Matemática que consistia em quatro momentos: preenchimento do questionário inicial, discussão teórica a respeito do uso desta ferramenta, oficina e preenchimento do questionário final. Ao final, realizaram-se análises quantitativa e qualitativa a respeito das respostas obtidas nos questionários, de modo a analisar crenças e percepções sobre o uso desta ferramenta, além de ter um parâmetro sobre a importância de uma oficina com foco no ensino que envolva os recursos da calculadora. Ao fim deste trabalho, concluímos que houve uma maior quantidade de estudantes interessados em implementar a calculadora na sala de aula, além de todos terem afirmado sentir maior segurança quanto ao uso desta ferramenta.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11396
10.30612/tangram.v3i3.11396
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11396
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v3i3.11396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11396/6126
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2020); 138-161
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479604359168