Crenças sobre compreensão oral em língua estrangeira de alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Letras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veloso, Fernanda Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Consolo, Douglas Altamiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1226
Resumo: Neste artigo objetivamos apresentar e discutir algumas das crenças no tocante à compreensão oral de alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Italiano. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a todos os alunos, logs e entrevistas realizadas por cinco alunos participantes diretos da pesquisa, observação de aulas, gravações audiovisuais e diários. Para fundamentar a discussão, tomamos como base obras de autores que discutiram o conceito de crenças e a definição da habilidade de compreensão oral. A análise dos dados sugere que parte dos alunos concluintes se mostrou desmotivada e apresentou baixas expectativas no que se refere à competência na compreensão oral devido a diversos obstáculos que encontraram ao longo de sua formação. No entanto, crenças emergentes dos dados, como a importância do insumo visual para a compreensão do texto oral, refletem-se positivamente para o alcance de uma proficiência satisfatória em compreensão oral.
id UNB-30_a8bbb39e6ef5a15956641e5cce58b645
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1226
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Crenças sobre compreensão oral em língua estrangeira de alunos concluintes de um curso de Licenciatura em LetrasCrenças;Compreensão oral;Língua italiana;Formação de professoresNeste artigo objetivamos apresentar e discutir algumas das crenças no tocante à compreensão oral de alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Italiano. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a todos os alunos, logs e entrevistas realizadas por cinco alunos participantes diretos da pesquisa, observação de aulas, gravações audiovisuais e diários. Para fundamentar a discussão, tomamos como base obras de autores que discutiram o conceito de crenças e a definição da habilidade de compreensão oral. A análise dos dados sugere que parte dos alunos concluintes se mostrou desmotivada e apresentou baixas expectativas no que se refere à competência na compreensão oral devido a diversos obstáculos que encontraram ao longo de sua formação. No entanto, crenças emergentes dos dados, como a importância do insumo visual para a compreensão do texto oral, refletem-se positivamente para o alcance de uma proficiência satisfatória em compreensão oral.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2014-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/122610.26512/rhla.v12i1.1226Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 12 No. 1 (2013)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 12 n. 1 (2013)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1226/1067Veloso, Fernanda SilvaConsolo, Douglas Altamiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T03:51:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1226Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:20.696049Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Crenças sobre compreensão oral em língua estrangeira de alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Letras
title Crenças sobre compreensão oral em língua estrangeira de alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Letras
spellingShingle Crenças sobre compreensão oral em língua estrangeira de alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Letras
Veloso, Fernanda Silva
Crenças;
Compreensão oral;
Língua italiana;
Formação de professores
title_short Crenças sobre compreensão oral em língua estrangeira de alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Letras
title_full Crenças sobre compreensão oral em língua estrangeira de alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Letras
title_fullStr Crenças sobre compreensão oral em língua estrangeira de alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Letras
title_full_unstemmed Crenças sobre compreensão oral em língua estrangeira de alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Letras
title_sort Crenças sobre compreensão oral em língua estrangeira de alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Letras
author Veloso, Fernanda Silva
author_facet Veloso, Fernanda Silva
Consolo, Douglas Altamiro
author_role author
author2 Consolo, Douglas Altamiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veloso, Fernanda Silva
Consolo, Douglas Altamiro
dc.subject.por.fl_str_mv Crenças;
Compreensão oral;
Língua italiana;
Formação de professores
topic Crenças;
Compreensão oral;
Língua italiana;
Formação de professores
description Neste artigo objetivamos apresentar e discutir algumas das crenças no tocante à compreensão oral de alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Italiano. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a todos os alunos, logs e entrevistas realizadas por cinco alunos participantes diretos da pesquisa, observação de aulas, gravações audiovisuais e diários. Para fundamentar a discussão, tomamos como base obras de autores que discutiram o conceito de crenças e a definição da habilidade de compreensão oral. A análise dos dados sugere que parte dos alunos concluintes se mostrou desmotivada e apresentou baixas expectativas no que se refere à competência na compreensão oral devido a diversos obstáculos que encontraram ao longo de sua formação. No entanto, crenças emergentes dos dados, como a importância do insumo visual para a compreensão do texto oral, refletem-se positivamente para o alcance de uma proficiência satisfatória em compreensão oral.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1226
10.26512/rhla.v12i1.1226
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1226
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v12i1.1226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1226/1067
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 12 No. 1 (2013)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 12 n. 1 (2013)
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051345284366336