Crenças sobre compreensão oral em língua estrangeira de alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Letras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1226 |
Resumo: | Neste artigo objetivamos apresentar e discutir algumas das crenças no tocante à compreensão oral de alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Italiano. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a todos os alunos, logs e entrevistas realizadas por cinco alunos participantes diretos da pesquisa, observação de aulas, gravações audiovisuais e diários. Para fundamentar a discussão, tomamos como base obras de autores que discutiram o conceito de crenças e a definição da habilidade de compreensão oral. A análise dos dados sugere que parte dos alunos concluintes se mostrou desmotivada e apresentou baixas expectativas no que se refere à competência na compreensão oral devido a diversos obstáculos que encontraram ao longo de sua formação. No entanto, crenças emergentes dos dados, como a importância do insumo visual para a compreensão do texto oral, refletem-se positivamente para o alcance de uma proficiência satisfatória em compreensão oral. |
id |
UNB-30_a8bbb39e6ef5a15956641e5cce58b645 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1226 |
network_acronym_str |
UNB-30 |
network_name_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Crenças sobre compreensão oral em língua estrangeira de alunos concluintes de um curso de Licenciatura em LetrasCrenças;Compreensão oral;Língua italiana;Formação de professoresNeste artigo objetivamos apresentar e discutir algumas das crenças no tocante à compreensão oral de alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Italiano. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a todos os alunos, logs e entrevistas realizadas por cinco alunos participantes diretos da pesquisa, observação de aulas, gravações audiovisuais e diários. Para fundamentar a discussão, tomamos como base obras de autores que discutiram o conceito de crenças e a definição da habilidade de compreensão oral. A análise dos dados sugere que parte dos alunos concluintes se mostrou desmotivada e apresentou baixas expectativas no que se refere à competência na compreensão oral devido a diversos obstáculos que encontraram ao longo de sua formação. No entanto, crenças emergentes dos dados, como a importância do insumo visual para a compreensão do texto oral, refletem-se positivamente para o alcance de uma proficiência satisfatória em compreensão oral.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2014-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/122610.26512/rhla.v12i1.1226Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 12 No. 1 (2013)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 12 n. 1 (2013)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1226/1067Veloso, Fernanda SilvaConsolo, Douglas Altamiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T03:51:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1226Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:20.696049Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crenças sobre compreensão oral em língua estrangeira de alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Letras |
title |
Crenças sobre compreensão oral em língua estrangeira de alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Letras |
spellingShingle |
Crenças sobre compreensão oral em língua estrangeira de alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Letras Veloso, Fernanda Silva Crenças; Compreensão oral; Língua italiana; Formação de professores |
title_short |
Crenças sobre compreensão oral em língua estrangeira de alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Letras |
title_full |
Crenças sobre compreensão oral em língua estrangeira de alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Letras |
title_fullStr |
Crenças sobre compreensão oral em língua estrangeira de alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Letras |
title_full_unstemmed |
Crenças sobre compreensão oral em língua estrangeira de alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Letras |
title_sort |
Crenças sobre compreensão oral em língua estrangeira de alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Letras |
author |
Veloso, Fernanda Silva |
author_facet |
Veloso, Fernanda Silva Consolo, Douglas Altamiro |
author_role |
author |
author2 |
Consolo, Douglas Altamiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veloso, Fernanda Silva Consolo, Douglas Altamiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crenças; Compreensão oral; Língua italiana; Formação de professores |
topic |
Crenças; Compreensão oral; Língua italiana; Formação de professores |
description |
Neste artigo objetivamos apresentar e discutir algumas das crenças no tocante à compreensão oral de alunos concluintes de um curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Português e Italiano. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados a todos os alunos, logs e entrevistas realizadas por cinco alunos participantes diretos da pesquisa, observação de aulas, gravações audiovisuais e diários. Para fundamentar a discussão, tomamos como base obras de autores que discutiram o conceito de crenças e a definição da habilidade de compreensão oral. A análise dos dados sugere que parte dos alunos concluintes se mostrou desmotivada e apresentou baixas expectativas no que se refere à competência na compreensão oral devido a diversos obstáculos que encontraram ao longo de sua formação. No entanto, crenças emergentes dos dados, como a importância do insumo visual para a compreensão do texto oral, refletem-se positivamente para o alcance de uma proficiência satisfatória em compreensão oral. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1226 10.26512/rhla.v12i1.1226 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1226 |
identifier_str_mv |
10.26512/rhla.v12i1.1226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1226/1067 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 12 No. 1 (2013) Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 12 n. 1 (2013) 2237-0951 1677-9770 reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
collection |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesla@gmail.com |
_version_ |
1797051345284366336 |