A disciplina de Matemática Financeira nas matrizes curriculares dos cursos de Licenciaturas em Matemática no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Regimar Alves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Luciano Duarte da, Rodrigues, Márcio Urel, Ferreira, Nilton Cezar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11509
Resumo: Nesta  pesquisa, objetivamos compreender de que maneira a disciplina  de Matemática Financeira está estruturada nos Projetos Pedagógicos dos  Cursos (PPCs) das licenciaturas em Matemática e adequada à futura prática do professor. Adotamos como metodologia, uma abordagem qualitativa do tipo documental, cujo corpus foi constituído por 182 PPCs de cursos, de todas as regiões geográficas do Brasil. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo, a qual possibilitou a constituição de duas categorias de análise. Debatendo as categorias, evidenciamos a necessidade de as licenciaturas em Matemática tomem  para si a responsabilidade de formar professores capacitados, contemplando saberes associados ao desenvolvimento  do  processo de educação escolar básica. Esperamos que este estudo possa contribuir com o debate do currículo da formação inicial de professores e que transcenda o ensino, meramente técnico, o qual supervaloriza o ensino numa perspectiva transmissiva de conceitos em detrimento da construção do conhecimento científico.
id UFGD-9_4ca1ad183c6fdd852dc68528e9bdbe4e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11509
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling A disciplina de Matemática Financeira nas matrizes curriculares dos cursos de Licenciaturas em Matemática no BrasilLa disciplina de Matemática Financiera en las matrices curriculares de los cursos de pregrado en Matemáticas en BrasilThe discipline of Financial Mathematics in the curricular matrices of undergraduate courses in Mathematics in BrazilLicenciatura em Matemática. Matemática Financeira. Projetos Pedagógicos dos Cursos.Licenciada en Matemáticas. Matemática financiera. Proyectos Pedagógicos de Cursos.Degree in Mathematics. Financial Math. Pedagogical Projects of Courses.Nesta  pesquisa, objetivamos compreender de que maneira a disciplina  de Matemática Financeira está estruturada nos Projetos Pedagógicos dos  Cursos (PPCs) das licenciaturas em Matemática e adequada à futura prática do professor. Adotamos como metodologia, uma abordagem qualitativa do tipo documental, cujo corpus foi constituído por 182 PPCs de cursos, de todas as regiões geográficas do Brasil. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo, a qual possibilitou a constituição de duas categorias de análise. Debatendo as categorias, evidenciamos a necessidade de as licenciaturas em Matemática tomem  para si a responsabilidade de formar professores capacitados, contemplando saberes associados ao desenvolvimento  do  processo de educação escolar básica. Esperamos que este estudo possa contribuir com o debate do currículo da formação inicial de professores e que transcenda o ensino, meramente técnico, o qual supervaloriza o ensino numa perspectiva transmissiva de conceitos em detrimento da construção do conhecimento científico.En  esta  investigación  pretendemos  comprender  cómo  se estructura  la  disciplina  de Matemática Financiera en los Proyectos Pedagógicos de Cursos (PPC) de los cursos de pregrado en Matemáticas y apta para la futura práctica del docente.Adoptamos como metodología, un enfoque cualitativo de tipo documental, cuyo corpus estuvo constituido por 182 PPC de cursos, de todas las regiones geográficas de Brasil. El análisis de datos se realizó a través del Análisis de contenido, lo que permitió crear dos categorías de análisis.Discutiendo las categorías, destacamos la necesidad de que   los   títulos   de   matemáticas   asuman   la   responsabilidad   de   formar   docentes   calificados, contemplando  conocimientos  asociados  al  desarrollo  del  proceso  de  educación  básica  escolar.Esperamos que este estudio pueda contribuir al debate sobre el currículo de la formación inicial del profesorado y que trascienda la docencia, que es puramente técnica, que sobrevalora la enseñanza desde una perspectiva transmisiva de conceptos en detrimento de la construcción del conocimiento científico.In this  research, we  aim to understand  how the  discipline of Financial Mathematics is structured in the Pedagogical Projects of Courses (PPCs) of undergraduate courses in Mathematics and suitable for the future practice of the teacher. Weadopted as methodology, a qualitative approach of the documental type, whose corpus was constituted by 182 PPCs of courses, of all the geographic regions of Brazil. Data analysis was performed through Content Analysis, which made it possible to establish two categories of analysis. Discussing the categories, we highlight the need for mathematics degrees  to  take  on  the  responsibility  of  training  qualified  teachers,  contemplating  knowledge associated with the development of the basic school education process. We hope that this study can contribute to the debate on the curriculum of initial teacher education and that it transcends teaching, which is purely technical, which overvalues teaching froma transmissive perspective of concepts to the detriment of the construction of scientific knowledge.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2020-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1150910.30612/tangram.v3i3.11509TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2020); 85-1092595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11509/6123Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Regimar AlvesSilva, Luciano Duarte daRodrigues, Márcio UrelFerreira, Nilton Cezar2020-12-15T08:47:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11509Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-12-15T08:47:16Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv A disciplina de Matemática Financeira nas matrizes curriculares dos cursos de Licenciaturas em Matemática no Brasil
La disciplina de Matemática Financiera en las matrices curriculares de los cursos de pregrado en Matemáticas en Brasil
The discipline of Financial Mathematics in the curricular matrices of undergraduate courses in Mathematics in Brazil
title A disciplina de Matemática Financeira nas matrizes curriculares dos cursos de Licenciaturas em Matemática no Brasil
spellingShingle A disciplina de Matemática Financeira nas matrizes curriculares dos cursos de Licenciaturas em Matemática no Brasil
Ferreira, Regimar Alves
Licenciatura em Matemática. Matemática Financeira. Projetos Pedagógicos dos Cursos.
Licenciada en Matemáticas. Matemática financiera. Proyectos Pedagógicos de Cursos.
Degree in Mathematics. Financial Math. Pedagogical Projects of Courses.
title_short A disciplina de Matemática Financeira nas matrizes curriculares dos cursos de Licenciaturas em Matemática no Brasil
title_full A disciplina de Matemática Financeira nas matrizes curriculares dos cursos de Licenciaturas em Matemática no Brasil
title_fullStr A disciplina de Matemática Financeira nas matrizes curriculares dos cursos de Licenciaturas em Matemática no Brasil
title_full_unstemmed A disciplina de Matemática Financeira nas matrizes curriculares dos cursos de Licenciaturas em Matemática no Brasil
title_sort A disciplina de Matemática Financeira nas matrizes curriculares dos cursos de Licenciaturas em Matemática no Brasil
author Ferreira, Regimar Alves
author_facet Ferreira, Regimar Alves
Silva, Luciano Duarte da
Rodrigues, Márcio Urel
Ferreira, Nilton Cezar
author_role author
author2 Silva, Luciano Duarte da
Rodrigues, Márcio Urel
Ferreira, Nilton Cezar
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Regimar Alves
Silva, Luciano Duarte da
Rodrigues, Márcio Urel
Ferreira, Nilton Cezar
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciatura em Matemática. Matemática Financeira. Projetos Pedagógicos dos Cursos.
Licenciada en Matemáticas. Matemática financiera. Proyectos Pedagógicos de Cursos.
Degree in Mathematics. Financial Math. Pedagogical Projects of Courses.
topic Licenciatura em Matemática. Matemática Financeira. Projetos Pedagógicos dos Cursos.
Licenciada en Matemáticas. Matemática financiera. Proyectos Pedagógicos de Cursos.
Degree in Mathematics. Financial Math. Pedagogical Projects of Courses.
description Nesta  pesquisa, objetivamos compreender de que maneira a disciplina  de Matemática Financeira está estruturada nos Projetos Pedagógicos dos  Cursos (PPCs) das licenciaturas em Matemática e adequada à futura prática do professor. Adotamos como metodologia, uma abordagem qualitativa do tipo documental, cujo corpus foi constituído por 182 PPCs de cursos, de todas as regiões geográficas do Brasil. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo, a qual possibilitou a constituição de duas categorias de análise. Debatendo as categorias, evidenciamos a necessidade de as licenciaturas em Matemática tomem  para si a responsabilidade de formar professores capacitados, contemplando saberes associados ao desenvolvimento  do  processo de educação escolar básica. Esperamos que este estudo possa contribuir com o debate do currículo da formação inicial de professores e que transcenda o ensino, meramente técnico, o qual supervaloriza o ensino numa perspectiva transmissiva de conceitos em detrimento da construção do conhecimento científico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11509
10.30612/tangram.v3i3.11509
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11509
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v3i3.11509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/11509/6123
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2020); 85-109
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479610650624