Recursos virtuais para o ensino de estatística e probabilidade: uma contribuição para a priorização de currículos chilenos em face da pandemia do COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vásquez, Claudia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ruz, Felipe, Martínez, María Victoria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12299
Resumo: A alfabetização estatística e probabilística é uma prioridade no treinamento dos cidadãos, especialmente na situação atual da pandemia do COVID-19, na qual nos deparamos diariamente com a necessidade de interpretar informações que de um caso contrário, influencia nossa tomada de decisão. Sob essa perspectiva, este artigo na primeira parte oferece uma visão panorâmica dos objetivos de aprendizagem do eixo estatístico e de probabilidade proposto no atual currículo de emergência no Chile. Na segunda parte, são apresentados vários recursos virtuais para o ensino de estatística e probabilidade, para que possam ser utilizados pelos professores para promover o pensamento crítico de seus alunos com base na análise de dados, permitindo refletir sobre o papel que cada um desempenha na sociedade e no bem-estar global.
id UFGD-9_4ce4af4a7970c0eee55d2723c2e2348f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12299
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Recursos virtuais para o ensino de estatística e probabilidade: uma contribuição para a priorização de currículos chilenos em face da pandemia do COVID-19Recursos virtuales para la enseñanza de la estadística y la probabilidad: un aporte para la priorización curricular chilena frente a la pandemia de la COVID-19Virtual resources for teaching statistics and probability: a contribution to Chile curricular priority in the face of the pandemic COVID-19Alfabetização estatística e probabilística. Recursos virtuais. COVID-19.Alfabetización estadística y probabilística. Recursos virtuales. COVID-19.Educación estadísticaStatistical and probabilistic literacy. Virtual resources. COVID-19.A alfabetização estatística e probabilística é uma prioridade no treinamento dos cidadãos, especialmente na situação atual da pandemia do COVID-19, na qual nos deparamos diariamente com a necessidade de interpretar informações que de um caso contrário, influencia nossa tomada de decisão. Sob essa perspectiva, este artigo na primeira parte oferece uma visão panorâmica dos objetivos de aprendizagem do eixo estatístico e de probabilidade proposto no atual currículo de emergência no Chile. Na segunda parte, são apresentados vários recursos virtuais para o ensino de estatística e probabilidade, para que possam ser utilizados pelos professores para promover o pensamento crítico de seus alunos com base na análise de dados, permitindo refletir sobre o papel que cada um desempenha na sociedade e no bem-estar global.La alfabetización estadística y probabilística es una prioridad en la formación de los ciudadanos, sobre todo en la actual situación de la pandemia de la COVID-19, en la que a diario nos vemos frente a la necesidad de interpretar información que de una u otra manera influye en nuestra toma de decisiones. Bajo esta mirada, en este articulo en la primera parte se ofrece una visión panorámica de los objetivos de aprendizaje del eje de estadística y probabilidad propuestos en el actual currículum de emergencia en Chile. En la segunda parte, se presentan diversos recursos virtuales para la enseñanza de la estadística y la probabilidad, con el propósito de que puedan ser utilizados por el profesorado para promover en sus estudiantes un pensamiento crítico fundamentado en el análisis de datos, que les permita reflexionar acerca del rol que cada uno desempeña en la sociedad y en el bienestar global.Statistical and probabilistic literacy is a priority in the training of citizens, especially in the current situation of the COVID-19 pandemic, in which we are faced daily with the need to interpret information that in one way or another influences our decision-making. Under this perspective, this article in the first part offers an overview of the learning objectives of the statistics and probability axis proposed in the current emergency curriculum in Chile. In the second part, various virtual resources for teaching statistics and probability are presented so that they may be used by teachers to promote in their students critical thinking based on data analysis that allows them to reflect upon the role that each one plays in society and in global well-being.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2020-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1229910.30612/tangram.v3i2.12299TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2020); 159-1832595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDspahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12299/5855Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessVásquez, ClaudiaRuz, FelipeMartínez, María Victoria2020-07-08T16:58:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12299Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-07-08T16:58:57Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Recursos virtuais para o ensino de estatística e probabilidade: uma contribuição para a priorização de currículos chilenos em face da pandemia do COVID-19
Recursos virtuales para la enseñanza de la estadística y la probabilidad: un aporte para la priorización curricular chilena frente a la pandemia de la COVID-19
Virtual resources for teaching statistics and probability: a contribution to Chile curricular priority in the face of the pandemic COVID-19
title Recursos virtuais para o ensino de estatística e probabilidade: uma contribuição para a priorização de currículos chilenos em face da pandemia do COVID-19
spellingShingle Recursos virtuais para o ensino de estatística e probabilidade: uma contribuição para a priorização de currículos chilenos em face da pandemia do COVID-19
Vásquez, Claudia
Alfabetização estatística e probabilística. Recursos virtuais. COVID-19.
Alfabetización estadística y probabilística. Recursos virtuales. COVID-19.
Educación estadística
Statistical and probabilistic literacy. Virtual resources. COVID-19.
title_short Recursos virtuais para o ensino de estatística e probabilidade: uma contribuição para a priorização de currículos chilenos em face da pandemia do COVID-19
title_full Recursos virtuais para o ensino de estatística e probabilidade: uma contribuição para a priorização de currículos chilenos em face da pandemia do COVID-19
title_fullStr Recursos virtuais para o ensino de estatística e probabilidade: uma contribuição para a priorização de currículos chilenos em face da pandemia do COVID-19
title_full_unstemmed Recursos virtuais para o ensino de estatística e probabilidade: uma contribuição para a priorização de currículos chilenos em face da pandemia do COVID-19
title_sort Recursos virtuais para o ensino de estatística e probabilidade: uma contribuição para a priorização de currículos chilenos em face da pandemia do COVID-19
author Vásquez, Claudia
author_facet Vásquez, Claudia
Ruz, Felipe
Martínez, María Victoria
author_role author
author2 Ruz, Felipe
Martínez, María Victoria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vásquez, Claudia
Ruz, Felipe
Martínez, María Victoria
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização estatística e probabilística. Recursos virtuais. COVID-19.
Alfabetización estadística y probabilística. Recursos virtuales. COVID-19.
Educación estadística
Statistical and probabilistic literacy. Virtual resources. COVID-19.
topic Alfabetização estatística e probabilística. Recursos virtuais. COVID-19.
Alfabetización estadística y probabilística. Recursos virtuales. COVID-19.
Educación estadística
Statistical and probabilistic literacy. Virtual resources. COVID-19.
description A alfabetização estatística e probabilística é uma prioridade no treinamento dos cidadãos, especialmente na situação atual da pandemia do COVID-19, na qual nos deparamos diariamente com a necessidade de interpretar informações que de um caso contrário, influencia nossa tomada de decisão. Sob essa perspectiva, este artigo na primeira parte oferece uma visão panorâmica dos objetivos de aprendizagem do eixo estatístico e de probabilidade proposto no atual currículo de emergência no Chile. Na segunda parte, são apresentados vários recursos virtuais para o ensino de estatística e probabilidade, para que possam ser utilizados pelos professores para promover o pensamento crítico de seus alunos com base na análise de dados, permitindo refletir sobre o papel que cada um desempenha na sociedade e no bem-estar global.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12299
10.30612/tangram.v3i2.12299
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12299
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v3i2.12299
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12299/5855
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 2 (2020); 159-183
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479922077696