Desenvolvimento de atividades matemáticas para o ensino de quadriláteros e geometria espacial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7306 |
Resumo: | Neste artigo são apresentadas dois conjuntos de atividades para o ensino da Matemática produzidas com o auxílio do GeoGebra. Elas se inserem no âmbito do projeto de pesquisa intitulado Atividades Matemáticas para o Ensino Fundamental II no ambiente WordPress. Neste artigo são detalhados os objetivos do projeto, sendo que um deles é desenvolver e fornecer atividades para auxiliar os professores em suas aulas de matemática, e apresentar os referenciais teóricos e metodológicos que subsidiam o projeto e o desenvolvimento de cada conjunto de atividades. Definimos neste trabalho apresentar atividades para o ensino de quadriláteros, essas são respaldadas por constructos teóricos da Aprendizagem Significativa de Ausubel, dos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele e da noção de organizador genérico de Tall. Ao final indicamos os próximos passos do projeto e os procedimentos esperados com as atividades apresentadas. |
id |
UFGD-9_516fdb097a533d31f8b274c53bce5264 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7306 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de atividades matemáticas para o ensino de quadriláteros e geometria espacialEnsino FundamentalEnsino de quadriláterosAmbiente digitalNeste artigo são apresentadas dois conjuntos de atividades para o ensino da Matemática produzidas com o auxílio do GeoGebra. Elas se inserem no âmbito do projeto de pesquisa intitulado Atividades Matemáticas para o Ensino Fundamental II no ambiente WordPress. Neste artigo são detalhados os objetivos do projeto, sendo que um deles é desenvolver e fornecer atividades para auxiliar os professores em suas aulas de matemática, e apresentar os referenciais teóricos e metodológicos que subsidiam o projeto e o desenvolvimento de cada conjunto de atividades. Definimos neste trabalho apresentar atividades para o ensino de quadriláteros, essas são respaldadas por constructos teóricos da Aprendizagem Significativa de Ausubel, dos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele e da noção de organizador genérico de Tall. Ao final indicamos os próximos passos do projeto e os procedimentos esperados com as atividades apresentadas.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2018-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/730610.30612/tangram.v1i1.7306TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 1 n. 1 (2018); 3-172595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7306/4218Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessIgliori, Sonia Barbosa CamargoAlmeida, Marcio VieiraCosta, Felipe de Almeida2023-03-20T14:02:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7306Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2023-03-20T14:02:15Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de atividades matemáticas para o ensino de quadriláteros e geometria espacial |
title |
Desenvolvimento de atividades matemáticas para o ensino de quadriláteros e geometria espacial |
spellingShingle |
Desenvolvimento de atividades matemáticas para o ensino de quadriláteros e geometria espacial Igliori, Sonia Barbosa Camargo Ensino Fundamental Ensino de quadriláteros Ambiente digital |
title_short |
Desenvolvimento de atividades matemáticas para o ensino de quadriláteros e geometria espacial |
title_full |
Desenvolvimento de atividades matemáticas para o ensino de quadriláteros e geometria espacial |
title_fullStr |
Desenvolvimento de atividades matemáticas para o ensino de quadriláteros e geometria espacial |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de atividades matemáticas para o ensino de quadriláteros e geometria espacial |
title_sort |
Desenvolvimento de atividades matemáticas para o ensino de quadriláteros e geometria espacial |
author |
Igliori, Sonia Barbosa Camargo |
author_facet |
Igliori, Sonia Barbosa Camargo Almeida, Marcio Vieira Costa, Felipe de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Marcio Vieira Costa, Felipe de Almeida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Igliori, Sonia Barbosa Camargo Almeida, Marcio Vieira Costa, Felipe de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Fundamental Ensino de quadriláteros Ambiente digital |
topic |
Ensino Fundamental Ensino de quadriláteros Ambiente digital |
description |
Neste artigo são apresentadas dois conjuntos de atividades para o ensino da Matemática produzidas com o auxílio do GeoGebra. Elas se inserem no âmbito do projeto de pesquisa intitulado Atividades Matemáticas para o Ensino Fundamental II no ambiente WordPress. Neste artigo são detalhados os objetivos do projeto, sendo que um deles é desenvolver e fornecer atividades para auxiliar os professores em suas aulas de matemática, e apresentar os referenciais teóricos e metodológicos que subsidiam o projeto e o desenvolvimento de cada conjunto de atividades. Definimos neste trabalho apresentar atividades para o ensino de quadriláteros, essas são respaldadas por constructos teóricos da Aprendizagem Significativa de Ausubel, dos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele e da noção de organizador genérico de Tall. Ao final indicamos os próximos passos do projeto e os procedimentos esperados com as atividades apresentadas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7306 10.30612/tangram.v1i1.7306 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7306 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v1i1.7306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7306/4218 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 1 n. 1 (2018); 3-17 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479473287168 |