Desenvolvimento de atividades matemáticas para o ensino de quadriláteros e geometria espacial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Igliori, Sonia Barbosa Camargo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Almeida, Marcio Vieira, Costa, Felipe de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7306
Resumo: Neste artigo são apresentadas dois conjuntos de atividades para o ensino da Matemática produzidas com o auxílio do GeoGebra. Elas se inserem no âmbito do projeto de pesquisa intitulado Atividades Matemáticas para o Ensino Fundamental II no ambiente WordPress. Neste artigo são detalhados os objetivos do projeto, sendo que um deles é desenvolver e fornecer atividades para auxiliar os professores em suas aulas de matemática, e apresentar os referenciais teóricos e metodológicos que subsidiam o projeto e o desenvolvimento de cada conjunto de atividades. Definimos neste trabalho apresentar atividades para o ensino de quadriláteros, essas são respaldadas por constructos teóricos da Aprendizagem Significativa de Ausubel, dos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele e da noção de organizador genérico de Tall. Ao final indicamos os próximos passos do projeto e os procedimentos esperados com as atividades apresentadas.
id UFGD-9_516fdb097a533d31f8b274c53bce5264
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7306
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de atividades matemáticas para o ensino de quadriláteros e geometria espacialEnsino FundamentalEnsino de quadriláterosAmbiente digitalNeste artigo são apresentadas dois conjuntos de atividades para o ensino da Matemática produzidas com o auxílio do GeoGebra. Elas se inserem no âmbito do projeto de pesquisa intitulado Atividades Matemáticas para o Ensino Fundamental II no ambiente WordPress. Neste artigo são detalhados os objetivos do projeto, sendo que um deles é desenvolver e fornecer atividades para auxiliar os professores em suas aulas de matemática, e apresentar os referenciais teóricos e metodológicos que subsidiam o projeto e o desenvolvimento de cada conjunto de atividades. Definimos neste trabalho apresentar atividades para o ensino de quadriláteros, essas são respaldadas por constructos teóricos da Aprendizagem Significativa de Ausubel, dos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele e da noção de organizador genérico de Tall. Ao final indicamos os próximos passos do projeto e os procedimentos esperados com as atividades apresentadas.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2018-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/730610.30612/tangram.v1i1.7306TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 1 n. 1 (2018); 3-172595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7306/4218Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessIgliori, Sonia Barbosa CamargoAlmeida, Marcio VieiraCosta, Felipe de Almeida2023-03-20T14:02:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7306Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2023-03-20T14:02:15Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de atividades matemáticas para o ensino de quadriláteros e geometria espacial
title Desenvolvimento de atividades matemáticas para o ensino de quadriláteros e geometria espacial
spellingShingle Desenvolvimento de atividades matemáticas para o ensino de quadriláteros e geometria espacial
Igliori, Sonia Barbosa Camargo
Ensino Fundamental
Ensino de quadriláteros
Ambiente digital
title_short Desenvolvimento de atividades matemáticas para o ensino de quadriláteros e geometria espacial
title_full Desenvolvimento de atividades matemáticas para o ensino de quadriláteros e geometria espacial
title_fullStr Desenvolvimento de atividades matemáticas para o ensino de quadriláteros e geometria espacial
title_full_unstemmed Desenvolvimento de atividades matemáticas para o ensino de quadriláteros e geometria espacial
title_sort Desenvolvimento de atividades matemáticas para o ensino de quadriláteros e geometria espacial
author Igliori, Sonia Barbosa Camargo
author_facet Igliori, Sonia Barbosa Camargo
Almeida, Marcio Vieira
Costa, Felipe de Almeida
author_role author
author2 Almeida, Marcio Vieira
Costa, Felipe de Almeida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Igliori, Sonia Barbosa Camargo
Almeida, Marcio Vieira
Costa, Felipe de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Fundamental
Ensino de quadriláteros
Ambiente digital
topic Ensino Fundamental
Ensino de quadriláteros
Ambiente digital
description Neste artigo são apresentadas dois conjuntos de atividades para o ensino da Matemática produzidas com o auxílio do GeoGebra. Elas se inserem no âmbito do projeto de pesquisa intitulado Atividades Matemáticas para o Ensino Fundamental II no ambiente WordPress. Neste artigo são detalhados os objetivos do projeto, sendo que um deles é desenvolver e fornecer atividades para auxiliar os professores em suas aulas de matemática, e apresentar os referenciais teóricos e metodológicos que subsidiam o projeto e o desenvolvimento de cada conjunto de atividades. Definimos neste trabalho apresentar atividades para o ensino de quadriláteros, essas são respaldadas por constructos teóricos da Aprendizagem Significativa de Ausubel, dos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele e da noção de organizador genérico de Tall. Ao final indicamos os próximos passos do projeto e os procedimentos esperados com as atividades apresentadas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7306
10.30612/tangram.v1i1.7306
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7306
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v1i1.7306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/7306/4218
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 1 n. 1 (2018); 3-17
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479473287168