Equações diferenciais ordinárias, Newton e o bolo de chocolate: Modelagem Matemática na Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Rafael Winícius da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ballejo, Clarissa Coragem, Viali, Lori
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10566
Resumo: Este artigo relata uma pesquisa sobre a utilização da prática da investigação matemática em aula, por meio da Modelagem Matemática, no contexto de ensino e aprendizagem de equações diferenciais ordinárias de variáveis separáveis. Os sujeitos envolvidos são alunos da Licenciatura em Matemática de uma instituição pública de ensino em Alegrete, RS. Na fundamentação teórica destaca-se a Modelação como método de ensino e aprendizagem com pesquisa, que busca a contextualização e o protagonismo do estudante. Para tanto, aplicou-se um conjunto de atividades que visou a construção do clássico modelo designado de Lei de Resfriamento de Newton, além de um breve questionário, cujas respostas foram estudadas mediante a Análise Textual Discursiva. Os discentes foram instigados pelo o método adotado e mostraram satisfação com a possibilidade da união da teoria com a prática, enaltecendo a contextualização dos conceitos estudados.
id UFGD-9_ace1548c440697eb8882a8e3fac46d03
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10566
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Equações diferenciais ordinárias, Newton e o bolo de chocolate: Modelagem Matemática na EducaçãoEquações Diferenciais OrdináriasModelagem MatemáticaLei de Resfriamento de NewtonEste artigo relata uma pesquisa sobre a utilização da prática da investigação matemática em aula, por meio da Modelagem Matemática, no contexto de ensino e aprendizagem de equações diferenciais ordinárias de variáveis separáveis. Os sujeitos envolvidos são alunos da Licenciatura em Matemática de uma instituição pública de ensino em Alegrete, RS. Na fundamentação teórica destaca-se a Modelação como método de ensino e aprendizagem com pesquisa, que busca a contextualização e o protagonismo do estudante. Para tanto, aplicou-se um conjunto de atividades que visou a construção do clássico modelo designado de Lei de Resfriamento de Newton, além de um breve questionário, cujas respostas foram estudadas mediante a Análise Textual Discursiva. Os discentes foram instigados pelo o método adotado e mostraram satisfação com a possibilidade da união da teoria com a prática, enaltecendo a contextualização dos conceitos estudados.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2021-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1056610.30612/tangram.v4i2.10566TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 2 (2021); 30-582595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10566/7823Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessBueno, Rafael Winícius da SilvaBallejo, Clarissa CoragemViali, Lori2021-07-05T18:42:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10566Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2021-07-05T18:42:43Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Equações diferenciais ordinárias, Newton e o bolo de chocolate: Modelagem Matemática na Educação
title Equações diferenciais ordinárias, Newton e o bolo de chocolate: Modelagem Matemática na Educação
spellingShingle Equações diferenciais ordinárias, Newton e o bolo de chocolate: Modelagem Matemática na Educação
Bueno, Rafael Winícius da Silva
Equações Diferenciais Ordinárias
Modelagem Matemática
Lei de Resfriamento de Newton
title_short Equações diferenciais ordinárias, Newton e o bolo de chocolate: Modelagem Matemática na Educação
title_full Equações diferenciais ordinárias, Newton e o bolo de chocolate: Modelagem Matemática na Educação
title_fullStr Equações diferenciais ordinárias, Newton e o bolo de chocolate: Modelagem Matemática na Educação
title_full_unstemmed Equações diferenciais ordinárias, Newton e o bolo de chocolate: Modelagem Matemática na Educação
title_sort Equações diferenciais ordinárias, Newton e o bolo de chocolate: Modelagem Matemática na Educação
author Bueno, Rafael Winícius da Silva
author_facet Bueno, Rafael Winícius da Silva
Ballejo, Clarissa Coragem
Viali, Lori
author_role author
author2 Ballejo, Clarissa Coragem
Viali, Lori
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Rafael Winícius da Silva
Ballejo, Clarissa Coragem
Viali, Lori
dc.subject.por.fl_str_mv Equações Diferenciais Ordinárias
Modelagem Matemática
Lei de Resfriamento de Newton
topic Equações Diferenciais Ordinárias
Modelagem Matemática
Lei de Resfriamento de Newton
description Este artigo relata uma pesquisa sobre a utilização da prática da investigação matemática em aula, por meio da Modelagem Matemática, no contexto de ensino e aprendizagem de equações diferenciais ordinárias de variáveis separáveis. Os sujeitos envolvidos são alunos da Licenciatura em Matemática de uma instituição pública de ensino em Alegrete, RS. Na fundamentação teórica destaca-se a Modelação como método de ensino e aprendizagem com pesquisa, que busca a contextualização e o protagonismo do estudante. Para tanto, aplicou-se um conjunto de atividades que visou a construção do clássico modelo designado de Lei de Resfriamento de Newton, além de um breve questionário, cujas respostas foram estudadas mediante a Análise Textual Discursiva. Os discentes foram instigados pelo o método adotado e mostraram satisfação com a possibilidade da união da teoria com a prática, enaltecendo a contextualização dos conceitos estudados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10566
10.30612/tangram.v4i2.10566
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10566
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v4i2.10566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10566/7823
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 2 (2021); 30-58
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479567659008