A recta numérica e jogo de sinais posicional e operacional no ensino da adição e subtração de números inteiros na 8ª classe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chicote, Rosalino Subtil
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Maulana, Gabriel Mulalia, Deixa, Geraldo Vernijo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/15900
Resumo: El objetivo de la investigación fue caracterizar la base de los argumentos utilizados por los profesores de matemáticas para enseñar la suma y la resta de números enteros en la recta numérica. Se aplicó un cuestionario en línea y sólo 4 profesores licenciados en matemáticas que tienen de 1 a 12 años de experiencia en la enseñanza de los números enteros en el 8º grado.  Los resultados indican que la enseñanza de los números enteros a través de la recta numérica no está impregnada de obstáculos epistemológicos. El juego de los signos, aunque no justifica su coherencia ha sido una salida argumental para justificar contradicciones.
id UFGD-9_c6c089a49641b235b8b1cb21aa872fb7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15900
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling A recta numérica e jogo de sinais posicional e operacional no ensino da adição e subtração de números inteiros na 8ª classeSign game. whole numbers. number line.Juego de signos. números enteros. línea numérica.Jogo de sinais. números inteiros. reta numérica.El objetivo de la investigación fue caracterizar la base de los argumentos utilizados por los profesores de matemáticas para enseñar la suma y la resta de números enteros en la recta numérica. Se aplicó un cuestionario en línea y sólo 4 profesores licenciados en matemáticas que tienen de 1 a 12 años de experiencia en la enseñanza de los números enteros en el 8º grado.  Los resultados indican que la enseñanza de los números enteros a través de la recta numérica no está impregnada de obstáculos epistemológicos. El juego de los signos, aunque no justifica su coherencia ha sido una salida argumental para justificar contradicciones.Objective of the research was to characterize the basis of arguments used by Mathematics teachers to teach addition and subtraction of Integer numbers on the number line. An online questionnaire was applied and only 4 Mathematics Graduated teachers who have 1 to 12 years of experience in teaching the Integers in grade 8.  The results indicate that the teaching of whole numbers via the number straight line is not permeated by epistemological obstacles. The game of the signs, although not justified its coherence has been an argumentative exit to justify contradictions.Objetivo da pesquisa foi caracterizar a base dos argumentos utilizados pelos professores de Matemática para ensinar adição e subtração de números Inteiros na reta numérica. Foi aplicado um questionário online e apenas 4 professores Licenciados em Matemática que possuem 1 à 12 anos de experiência no ensino dos números Inteiros na 8ª classe.  Os resultados indicam que o ensino dos números inteiros por via da recta numérica  não é permeado por obstáculos epistemológicos. O jogo dos sinais, embora não justificada sua coerencia tem sido uma saída argumentativa para justificar contradições.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1590010.30612/tangram.v5i2.15900TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2022); 24 - 432595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/15900/8841https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessChicote, Rosalino SubtilMaulana, Gabriel MulaliaDeixa, Geraldo Vernijo2022-09-15T21:19:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15900Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2022-09-15T21:19:16Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv A recta numérica e jogo de sinais posicional e operacional no ensino da adição e subtração de números inteiros na 8ª classe
title A recta numérica e jogo de sinais posicional e operacional no ensino da adição e subtração de números inteiros na 8ª classe
spellingShingle A recta numérica e jogo de sinais posicional e operacional no ensino da adição e subtração de números inteiros na 8ª classe
Chicote, Rosalino Subtil
Sign game. whole numbers. number line.
Juego de signos. números enteros. línea numérica.
Jogo de sinais. números inteiros. reta numérica.
title_short A recta numérica e jogo de sinais posicional e operacional no ensino da adição e subtração de números inteiros na 8ª classe
title_full A recta numérica e jogo de sinais posicional e operacional no ensino da adição e subtração de números inteiros na 8ª classe
title_fullStr A recta numérica e jogo de sinais posicional e operacional no ensino da adição e subtração de números inteiros na 8ª classe
title_full_unstemmed A recta numérica e jogo de sinais posicional e operacional no ensino da adição e subtração de números inteiros na 8ª classe
title_sort A recta numérica e jogo de sinais posicional e operacional no ensino da adição e subtração de números inteiros na 8ª classe
author Chicote, Rosalino Subtil
author_facet Chicote, Rosalino Subtil
Maulana, Gabriel Mulalia
Deixa, Geraldo Vernijo
author_role author
author2 Maulana, Gabriel Mulalia
Deixa, Geraldo Vernijo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chicote, Rosalino Subtil
Maulana, Gabriel Mulalia
Deixa, Geraldo Vernijo
dc.subject.por.fl_str_mv Sign game. whole numbers. number line.
Juego de signos. números enteros. línea numérica.
Jogo de sinais. números inteiros. reta numérica.
topic Sign game. whole numbers. number line.
Juego de signos. números enteros. línea numérica.
Jogo de sinais. números inteiros. reta numérica.
description El objetivo de la investigación fue caracterizar la base de los argumentos utilizados por los profesores de matemáticas para enseñar la suma y la resta de números enteros en la recta numérica. Se aplicó un cuestionario en línea y sólo 4 profesores licenciados en matemáticas que tienen de 1 a 12 años de experiencia en la enseñanza de los números enteros en el 8º grado.  Los resultados indican que la enseñanza de los números enteros a través de la recta numérica no está impregnada de obstáculos epistemológicos. El juego de los signos, aunque no justifica su coherencia ha sido una salida argumental para justificar contradicciones.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/15900
10.30612/tangram.v5i2.15900
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/15900
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v5i2.15900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/15900/8841
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 5 n. 2 (2022); 24 - 43
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220480047906816