Análise da produção de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, veiculada em cartazes, acerca da presença ou não de proporcionalidade em situações cotidianas de preços de produtos
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10869 |
Resumo: | O objetivo geral deste artigo reside em apresentar e analisar dados das produções apresentadas por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de um colégio público, fruto de um trabalho de campo relacionado com o conteúdo proporcionalidade e os resultados sintetizados em cartazes afixados nas paredes de uma sala de aula. O trabalho está inserido em um estudo amplo, que objetiva responder questões pertinentes com os conhecimentos necessários para a docência de professores em serviço. Trata-se de uma pesquisa qualitativa modalidade pesquisa-ação estratégica, segundo Franco (2005), em que a análise dos dados colhidos ao acaso constituíram o mote para apontar indicações a respeito de como a proposição de atividades pelo professor, sem a devida correção dos resultados obtidos, pode afetar distorções em relação a inadequada apropriação de conhecimentos pelos alunos. Os resultados revelaram indícios de o conteúdo não ter sido desenvolvido de maneira adequada e em consonância com a efetiva compreensão acerca de um dos significados do conceito proporcionalidade, envolvido nas situações-problema apresentadas. |
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Análise da produção de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, veiculada em cartazes, acerca da presença ou não de proporcionalidade em situações cotidianas de preços de produtosAnálisis de la producción de estudiantes de 7 ° año de primaria, mostrada en carteles, sobre la presencia o no de proporcionalidad en situaciones cotidianas de precios de productosAnalysis of the production of 7th grade students, in posters, about the presence or absence of proportionality in everyday product price situationsGrandezas Proporcionais. Proporcionalidade. Educação Matemática.Cantidades proporcionales. Proporcionalidad. Educación Matemática.Proportional Quantities. Proportionality. Mathematics Education.O objetivo geral deste artigo reside em apresentar e analisar dados das produções apresentadas por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de um colégio público, fruto de um trabalho de campo relacionado com o conteúdo proporcionalidade e os resultados sintetizados em cartazes afixados nas paredes de uma sala de aula. O trabalho está inserido em um estudo amplo, que objetiva responder questões pertinentes com os conhecimentos necessários para a docência de professores em serviço. Trata-se de uma pesquisa qualitativa modalidade pesquisa-ação estratégica, segundo Franco (2005), em que a análise dos dados colhidos ao acaso constituíram o mote para apontar indicações a respeito de como a proposição de atividades pelo professor, sem a devida correção dos resultados obtidos, pode afetar distorções em relação a inadequada apropriação de conhecimentos pelos alunos. Os resultados revelaram indícios de o conteúdo não ter sido desenvolvido de maneira adequada e em consonância com a efetiva compreensão acerca de um dos significados do conceito proporcionalidade, envolvido nas situações-problema apresentadas.El objetivo general de este artículo es presentar y analizar datos de las producciones presentadas por alumnos de 7 ° año de primaria en una escuela pública, el resultado de un trabajo de campo relacionado con la proporcionalidad del contenido y los resultados sintetizados en carteles colgados en las paredes de una sala de clase. El trabajo es parte de un estudio amplio, que tiene como objetivo dar respuesta a preguntas pertinentes con los conocimientos necesarios para la enseñanza del profesorado en servicio. Se trata de una modalidad de investigación cualitativa de investigación-acción estratégica, según Franco (2005), en la que el análisis de datos recolectados al azar constituía el lema para señalar indicios sobre cómo la proposición de actividades por parte del docente, sin la debida corrección de la Los resultados obtenidos,pueden afectar distorsiones en relación a la apropiación inadecuada de conocimientos por parte de los estudiantes. Los resultados revelaron evidencia de que el contenido no se desarrolló adecuadamente y en consonancia con la comprensión efectiva de uno delos significados del concepto de proporcionalidad, involucrado en las situaciones problema presentadas.The general objective of the work is inserted in the concerns of a large study that aims to answer pertinent questions to the knowledge for teaching teachers in service. Resides in presenting and analyzing the data present in productions presented by students of the 7th grade of elementary school, through posters posted on the walls of a public school classroom. It was considered a qualitative research, strategic action research modality, according to Franco (2005), in which the analysis of the data, collected at random, constituted the motto to indicate indications about how the proposition of activities and the Not correcting the respective results can affect distortions regarding the inappropriate appropriation of knowledge of the proportionality,content by the students. The results revealed evidence that the content was not adequately developed to effectively understand the concept of proportionality -involved in problem situations.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2020-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1086910.30612/tangram.v3i3.10869TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 3 n. 3 (2020); 110-1372595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10869/6125Copyright (c) 2020 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Paulo Jorge Magalhães2020-12-15T08:47:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10869Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2020-12-15T08:47:16Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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