O uso de histórias em quadrinhos para o ensino de Educação Financeira no ciclo de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8668 |
Resumo: | A Educação Financeira é um tema de importância incontestável na vida das pessoas e sua discussão aprofundada no contexto escolar é fundamental na formação de cidadãos conscientes e autônomos. No Brasil, movimentos que iniciam a discussão desta área de maneira mais formal começam a surgir desde 2006 e se consolidam nas competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que atualmente é um dos mais importantes documentos norteadores da Educação brasileira. Diante da relevância desse tema, este artigo faz uma breve retrospectiva dos avanços desta área no Brasil e trata de possibilidades de abordagem da Educação Financeira, mais especificamente o uso de quadrinhos, para crianças que se encontram no Ciclo de Alfabetização. Para tanto, apresentamos três propostas de atividades utilizando HQs com personagens da Turma da Mônica, sugeridas para crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como sugestões de perguntas e discussões a serem levantadas em sala de aula, a partir dessas atividades. |
id |
UFGD-9_da72afd2ddb4d7ff3ad91f6935ca0eaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8668 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso de histórias em quadrinhos para o ensino de Educação Financeira no ciclo de alfabetizaçãoEducação FinanceiraHistórias em QuadrinhosCiclo de AlfabetizaçãoA Educação Financeira é um tema de importância incontestável na vida das pessoas e sua discussão aprofundada no contexto escolar é fundamental na formação de cidadãos conscientes e autônomos. No Brasil, movimentos que iniciam a discussão desta área de maneira mais formal começam a surgir desde 2006 e se consolidam nas competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que atualmente é um dos mais importantes documentos norteadores da Educação brasileira. Diante da relevância desse tema, este artigo faz uma breve retrospectiva dos avanços desta área no Brasil e trata de possibilidades de abordagem da Educação Financeira, mais especificamente o uso de quadrinhos, para crianças que se encontram no Ciclo de Alfabetização. Para tanto, apresentamos três propostas de atividades utilizando HQs com personagens da Turma da Mônica, sugeridas para crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como sugestões de perguntas e discussões a serem levantadas em sala de aula, a partir dessas atividades.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2019-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/866810.30612/tangram.v2i1.8668TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2019); 03-202595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8668/4819Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCordeiro, Nilton José NevesMaia, Madeline Gurgel BarretoSilva, Carina Brunehilde Pinto2018-12-14T13:39:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8668Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2018-12-14T13:39:31Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de histórias em quadrinhos para o ensino de Educação Financeira no ciclo de alfabetização |
title |
O uso de histórias em quadrinhos para o ensino de Educação Financeira no ciclo de alfabetização |
spellingShingle |
O uso de histórias em quadrinhos para o ensino de Educação Financeira no ciclo de alfabetização Cordeiro, Nilton José Neves Educação Financeira Histórias em Quadrinhos Ciclo de Alfabetização |
title_short |
O uso de histórias em quadrinhos para o ensino de Educação Financeira no ciclo de alfabetização |
title_full |
O uso de histórias em quadrinhos para o ensino de Educação Financeira no ciclo de alfabetização |
title_fullStr |
O uso de histórias em quadrinhos para o ensino de Educação Financeira no ciclo de alfabetização |
title_full_unstemmed |
O uso de histórias em quadrinhos para o ensino de Educação Financeira no ciclo de alfabetização |
title_sort |
O uso de histórias em quadrinhos para o ensino de Educação Financeira no ciclo de alfabetização |
author |
Cordeiro, Nilton José Neves |
author_facet |
Cordeiro, Nilton José Neves Maia, Madeline Gurgel Barreto Silva, Carina Brunehilde Pinto |
author_role |
author |
author2 |
Maia, Madeline Gurgel Barreto Silva, Carina Brunehilde Pinto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordeiro, Nilton José Neves Maia, Madeline Gurgel Barreto Silva, Carina Brunehilde Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Financeira Histórias em Quadrinhos Ciclo de Alfabetização |
topic |
Educação Financeira Histórias em Quadrinhos Ciclo de Alfabetização |
description |
A Educação Financeira é um tema de importância incontestável na vida das pessoas e sua discussão aprofundada no contexto escolar é fundamental na formação de cidadãos conscientes e autônomos. No Brasil, movimentos que iniciam a discussão desta área de maneira mais formal começam a surgir desde 2006 e se consolidam nas competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que atualmente é um dos mais importantes documentos norteadores da Educação brasileira. Diante da relevância desse tema, este artigo faz uma breve retrospectiva dos avanços desta área no Brasil e trata de possibilidades de abordagem da Educação Financeira, mais especificamente o uso de quadrinhos, para crianças que se encontram no Ciclo de Alfabetização. Para tanto, apresentamos três propostas de atividades utilizando HQs com personagens da Turma da Mônica, sugeridas para crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como sugestões de perguntas e discussões a serem levantadas em sala de aula, a partir dessas atividades. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8668 10.30612/tangram.v2i1.8668 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8668 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v2i1.8668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8668/4819 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2019); 03-20 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479513133056 |