Uma proposta para o ensino de Educação Financeira embasada na Etnomatemática: Consumo Consciente a partir do contexto do Orçamento Financeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chiappetta, Stephany Karoline de Souza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, José Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8848
Resumo: Este artigo apresenta parte do estudo dissertativo que versa sobre a utilização da Etnomatemática como aporte para o ensino de Matemática em uma turma da Educação de Jovens e Adultos de uma escola estadual do município de Carpina – PE. O estudo investe na utilização de conhecimentos matemáticos no âmbito da Educação Financeira e recorre a Organizadores Prévios, orçamento financeiro, como objeto da Matemática Financeira, para proporcionar a Aprendizagem Significativa no marco ausubeliano. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação que, diante das suas fases, evidencia a eficácia da implementação da Etnomatemática na prática docente, proporcionando aos discentes o estímulo à aprendizagem, o que pode auxiliar na minimização da evasão escolar. Como produto, apresenta-se uma proposta de acompanhamento didático-metodológico que pode auxiliar o ensino de Matemática, subsidiado na Educação Financeira.
id UFGD-9_e89661e0b85050593c538b40b62ca6c8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8848
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling Uma proposta para o ensino de Educação Financeira embasada na Etnomatemática: Consumo Consciente a partir do contexto do Orçamento FinanceiroEtnomatemáticaEducação de Jovens e AdultosEducação Financeira.Este artigo apresenta parte do estudo dissertativo que versa sobre a utilização da Etnomatemática como aporte para o ensino de Matemática em uma turma da Educação de Jovens e Adultos de uma escola estadual do município de Carpina – PE. O estudo investe na utilização de conhecimentos matemáticos no âmbito da Educação Financeira e recorre a Organizadores Prévios, orçamento financeiro, como objeto da Matemática Financeira, para proporcionar a Aprendizagem Significativa no marco ausubeliano. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação que, diante das suas fases, evidencia a eficácia da implementação da Etnomatemática na prática docente, proporcionando aos discentes o estímulo à aprendizagem, o que pode auxiliar na minimização da evasão escolar. Como produto, apresenta-se uma proposta de acompanhamento didático-metodológico que pode auxiliar o ensino de Matemática, subsidiado na Educação Financeira.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2019-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/884810.30612/tangram.v2i1.8848TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2019); 79-1012595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8848/4838Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessChiappetta, Stephany Karoline de SouzaSilva, José Roberto2018-12-14T13:39:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8848Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2018-12-14T13:39:31Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta para o ensino de Educação Financeira embasada na Etnomatemática: Consumo Consciente a partir do contexto do Orçamento Financeiro
title Uma proposta para o ensino de Educação Financeira embasada na Etnomatemática: Consumo Consciente a partir do contexto do Orçamento Financeiro
spellingShingle Uma proposta para o ensino de Educação Financeira embasada na Etnomatemática: Consumo Consciente a partir do contexto do Orçamento Financeiro
Chiappetta, Stephany Karoline de Souza
Etnomatemática
Educação de Jovens e Adultos
Educação Financeira.
title_short Uma proposta para o ensino de Educação Financeira embasada na Etnomatemática: Consumo Consciente a partir do contexto do Orçamento Financeiro
title_full Uma proposta para o ensino de Educação Financeira embasada na Etnomatemática: Consumo Consciente a partir do contexto do Orçamento Financeiro
title_fullStr Uma proposta para o ensino de Educação Financeira embasada na Etnomatemática: Consumo Consciente a partir do contexto do Orçamento Financeiro
title_full_unstemmed Uma proposta para o ensino de Educação Financeira embasada na Etnomatemática: Consumo Consciente a partir do contexto do Orçamento Financeiro
title_sort Uma proposta para o ensino de Educação Financeira embasada na Etnomatemática: Consumo Consciente a partir do contexto do Orçamento Financeiro
author Chiappetta, Stephany Karoline de Souza
author_facet Chiappetta, Stephany Karoline de Souza
Silva, José Roberto
author_role author
author2 Silva, José Roberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chiappetta, Stephany Karoline de Souza
Silva, José Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomatemática
Educação de Jovens e Adultos
Educação Financeira.
topic Etnomatemática
Educação de Jovens e Adultos
Educação Financeira.
description Este artigo apresenta parte do estudo dissertativo que versa sobre a utilização da Etnomatemática como aporte para o ensino de Matemática em uma turma da Educação de Jovens e Adultos de uma escola estadual do município de Carpina – PE. O estudo investe na utilização de conhecimentos matemáticos no âmbito da Educação Financeira e recorre a Organizadores Prévios, orçamento financeiro, como objeto da Matemática Financeira, para proporcionar a Aprendizagem Significativa no marco ausubeliano. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação que, diante das suas fases, evidencia a eficácia da implementação da Etnomatemática na prática docente, proporcionando aos discentes o estímulo à aprendizagem, o que pode auxiliar na minimização da evasão escolar. Como produto, apresenta-se uma proposta de acompanhamento didático-metodológico que pode auxiliar o ensino de Matemática, subsidiado na Educação Financeira.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8848
10.30612/tangram.v2i1.8848
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8848
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v2i1.8848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8848/4838
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2019); 79-101
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479522570240