Imagem de Marca de Destinos Turísticos: análise da imagem perceptual de duas cidades património mundial da humanidade da Unesco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Anais Brasileiros de Estudos Turísticos |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3124 |
Resumo: | Reconhecendo a importância que as marcas de destinos turísticos representam na diferenciação e na tentativa de formulação de propostas únicas, num mercado altamente competitivo como o dos destinos turísticos, a presente investigação teve como objectivo a análise da imagem perceptual de dois destinos turísticos concorrentes (Porto e Santiago de Compostela) cujos centros históricos integram a lista de património mundial da humanidade da UNESCO, propondo-se assim a avaliar as diferentes percepções que os turistas possuem destes destinos e, através dos resultados obtidos, discutir as suas implicações de gestão dos destinos turísticos em causa. No inquérito lançado nas duas cidades, foram incluídas 19 dimensões inerentes à imagem perceptual. Através do recurso à estatística descritiva, analisou-se as médias obtidas por cada dimensão e, numa segunda fase, através de testes de t de amostras independentes, averiguou-se a possibilidade de diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos de turistas. |
id |
UFJF-2_1ed9168fd3894502537344207818d27a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/3124 |
network_acronym_str |
UFJF-2 |
network_name_str |
Anais Brasileiros de Estudos Turísticos |
repository_id_str |
|
spelling |
Imagem de Marca de Destinos Turísticos: análise da imagem perceptual de duas cidades património mundial da humanidade da UnescoTurismoImagem de Destinos TurísticosImagem de MarcaImagem Perceptual.Reconhecendo a importância que as marcas de destinos turísticos representam na diferenciação e na tentativa de formulação de propostas únicas, num mercado altamente competitivo como o dos destinos turísticos, a presente investigação teve como objectivo a análise da imagem perceptual de dois destinos turísticos concorrentes (Porto e Santiago de Compostela) cujos centros históricos integram a lista de património mundial da humanidade da UNESCO, propondo-se assim a avaliar as diferentes percepções que os turistas possuem destes destinos e, através dos resultados obtidos, discutir as suas implicações de gestão dos destinos turísticos em causa. No inquérito lançado nas duas cidades, foram incluídas 19 dimensões inerentes à imagem perceptual. Através do recurso à estatística descritiva, analisou-se as médias obtidas por cada dimensão e, numa segunda fase, através de testes de t de amostras independentes, averiguou-se a possibilidade de diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos de turistas. Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF2017-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3124Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.6, n3, Set./Dez., 2016 - Edição Temática: Turismo e Organização Sócio-espacial, pp.1-100; 67-75Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.6, n3, Set./Dez., 2016 - Edição Temática: Turismo e Organização Sócio-espacial, pp.1-100; 67-75Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.6, n3, Set./Dez., 2016 - Edição Temática: Turismo e Organização Sócio-espacial, pp.1-100; 67-752238-2925reponame:Anais Brasileiros de Estudos Turísticosinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3124/1115Copyright (c) 2017 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABETinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Luis Felipedel Rio, Marisa2018-10-27T13:21:02Zoai:periodicos.ufjf.br:article/3124Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/indexPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/oairevista.abet@ufjf.edu.br || thiago.pimentel@ufjf.edu.br2238-29252238-2925opendoar:2018-10-27T13:21:02Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imagem de Marca de Destinos Turísticos: análise da imagem perceptual de duas cidades património mundial da humanidade da Unesco |
title |
Imagem de Marca de Destinos Turísticos: análise da imagem perceptual de duas cidades património mundial da humanidade da Unesco |
spellingShingle |
Imagem de Marca de Destinos Turísticos: análise da imagem perceptual de duas cidades património mundial da humanidade da Unesco Silva, Luis Felipe Turismo Imagem de Destinos Turísticos Imagem de Marca Imagem Perceptual. |
title_short |
Imagem de Marca de Destinos Turísticos: análise da imagem perceptual de duas cidades património mundial da humanidade da Unesco |
title_full |
Imagem de Marca de Destinos Turísticos: análise da imagem perceptual de duas cidades património mundial da humanidade da Unesco |
title_fullStr |
Imagem de Marca de Destinos Turísticos: análise da imagem perceptual de duas cidades património mundial da humanidade da Unesco |
title_full_unstemmed |
Imagem de Marca de Destinos Turísticos: análise da imagem perceptual de duas cidades património mundial da humanidade da Unesco |
title_sort |
Imagem de Marca de Destinos Turísticos: análise da imagem perceptual de duas cidades património mundial da humanidade da Unesco |
author |
Silva, Luis Felipe |
author_facet |
Silva, Luis Felipe del Rio, Marisa |
author_role |
author |
author2 |
del Rio, Marisa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luis Felipe del Rio, Marisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Imagem de Destinos Turísticos Imagem de Marca Imagem Perceptual. |
topic |
Turismo Imagem de Destinos Turísticos Imagem de Marca Imagem Perceptual. |
description |
Reconhecendo a importância que as marcas de destinos turísticos representam na diferenciação e na tentativa de formulação de propostas únicas, num mercado altamente competitivo como o dos destinos turísticos, a presente investigação teve como objectivo a análise da imagem perceptual de dois destinos turísticos concorrentes (Porto e Santiago de Compostela) cujos centros históricos integram a lista de património mundial da humanidade da UNESCO, propondo-se assim a avaliar as diferentes percepções que os turistas possuem destes destinos e, através dos resultados obtidos, discutir as suas implicações de gestão dos destinos turísticos em causa. No inquérito lançado nas duas cidades, foram incluídas 19 dimensões inerentes à imagem perceptual. Através do recurso à estatística descritiva, analisou-se as médias obtidas por cada dimensão e, numa segunda fase, através de testes de t de amostras independentes, averiguou-se a possibilidade de diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos de turistas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3124 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3124/1115 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.6, n3, Set./Dez., 2016 - Edição Temática: Turismo e Organização Sócio-espacial, pp.1-100; 67-75 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.6, n3, Set./Dez., 2016 - Edição Temática: Turismo e Organização Sócio-espacial, pp.1-100; 67-75 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.6, n3, Set./Dez., 2016 - Edição Temática: Turismo e Organização Sócio-espacial, pp.1-100; 67-75 2238-2925 reponame:Anais Brasileiros de Estudos Turísticos instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Anais Brasileiros de Estudos Turísticos |
collection |
Anais Brasileiros de Estudos Turísticos |
repository.name.fl_str_mv |
Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.abet@ufjf.edu.br || thiago.pimentel@ufjf.edu.br |
_version_ |
1798044892375547904 |