Imagem de Marca de Destinos Turísticos: análise da imagem perceptual de duas cidades património mundial da humanidade da Unesco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luis Felipe
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: del Rio, Marisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3124
Resumo: Reconhecendo a importância que as marcas de destinos turísticos representam na diferenciação e na tentativa de formulação de propostas únicas, num mercado altamente competitivo como o dos destinos turísticos, a presente investigação teve como objectivo a análise da imagem perceptual de dois destinos turísticos concorrentes (Porto e Santiago de Compostela) cujos centros históricos integram a lista de património mundial da humanidade da UNESCO, propondo-se assim a avaliar as diferentes percepções que os turistas possuem destes destinos e, através dos resultados obtidos, discutir as suas implicações de gestão dos destinos turísticos em causa. No inquérito lançado nas duas cidades, foram incluídas 19 dimensões inerentes à imagem perceptual. Através do recurso à estatística descritiva, analisou-se as médias obtidas por cada dimensão e, numa segunda fase, através de testes de t de amostras independentes, averiguou-se a possibilidade de diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos de turistas.
id UFJF-2_1ed9168fd3894502537344207818d27a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/3124
network_acronym_str UFJF-2
network_name_str Anais Brasileiros de Estudos Turísticos
repository_id_str
spelling Imagem de Marca de Destinos Turísticos: análise da imagem perceptual de duas cidades património mundial da humanidade da UnescoTurismoImagem de Destinos TurísticosImagem de MarcaImagem Perceptual.Reconhecendo a importância que as marcas de destinos turísticos representam na diferenciação e na tentativa de formulação de propostas únicas, num mercado altamente competitivo como o dos destinos turísticos, a presente investigação teve como objectivo a análise da imagem perceptual de dois destinos turísticos concorrentes (Porto e Santiago de Compostela) cujos centros históricos integram a lista de património mundial da humanidade da UNESCO, propondo-se assim a avaliar as diferentes percepções que os turistas possuem destes destinos e, através dos resultados obtidos, discutir as suas implicações de gestão dos destinos turísticos em causa. No inquérito lançado nas duas cidades, foram incluídas 19 dimensões inerentes à imagem perceptual. Através do recurso à estatística descritiva, analisou-se as médias obtidas por cada dimensão e, numa segunda fase, através de testes de t de amostras independentes, averiguou-se a possibilidade de diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos de turistas. Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF2017-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3124Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.6, n3, Set./Dez., 2016 - Edição Temática: Turismo e Organização Sócio-espacial, pp.1-100; 67-75Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.6, n3, Set./Dez., 2016 - Edição Temática: Turismo e Organização Sócio-espacial, pp.1-100; 67-75Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.6, n3, Set./Dez., 2016 - Edição Temática: Turismo e Organização Sócio-espacial, pp.1-100; 67-752238-2925reponame:Anais Brasileiros de Estudos Turísticosinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3124/1115Copyright (c) 2017 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABETinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Luis Felipedel Rio, Marisa2018-10-27T13:21:02Zoai:periodicos.ufjf.br:article/3124Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/indexPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/oairevista.abet@ufjf.edu.br || thiago.pimentel@ufjf.edu.br2238-29252238-2925opendoar:2018-10-27T13:21:02Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagem de Marca de Destinos Turísticos: análise da imagem perceptual de duas cidades património mundial da humanidade da Unesco
title Imagem de Marca de Destinos Turísticos: análise da imagem perceptual de duas cidades património mundial da humanidade da Unesco
spellingShingle Imagem de Marca de Destinos Turísticos: análise da imagem perceptual de duas cidades património mundial da humanidade da Unesco
Silva, Luis Felipe
Turismo
Imagem de Destinos Turísticos
Imagem de Marca
Imagem Perceptual.
title_short Imagem de Marca de Destinos Turísticos: análise da imagem perceptual de duas cidades património mundial da humanidade da Unesco
title_full Imagem de Marca de Destinos Turísticos: análise da imagem perceptual de duas cidades património mundial da humanidade da Unesco
title_fullStr Imagem de Marca de Destinos Turísticos: análise da imagem perceptual de duas cidades património mundial da humanidade da Unesco
title_full_unstemmed Imagem de Marca de Destinos Turísticos: análise da imagem perceptual de duas cidades património mundial da humanidade da Unesco
title_sort Imagem de Marca de Destinos Turísticos: análise da imagem perceptual de duas cidades património mundial da humanidade da Unesco
author Silva, Luis Felipe
author_facet Silva, Luis Felipe
del Rio, Marisa
author_role author
author2 del Rio, Marisa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luis Felipe
del Rio, Marisa
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Imagem de Destinos Turísticos
Imagem de Marca
Imagem Perceptual.
topic Turismo
Imagem de Destinos Turísticos
Imagem de Marca
Imagem Perceptual.
description Reconhecendo a importância que as marcas de destinos turísticos representam na diferenciação e na tentativa de formulação de propostas únicas, num mercado altamente competitivo como o dos destinos turísticos, a presente investigação teve como objectivo a análise da imagem perceptual de dois destinos turísticos concorrentes (Porto e Santiago de Compostela) cujos centros históricos integram a lista de património mundial da humanidade da UNESCO, propondo-se assim a avaliar as diferentes percepções que os turistas possuem destes destinos e, através dos resultados obtidos, discutir as suas implicações de gestão dos destinos turísticos em causa. No inquérito lançado nas duas cidades, foram incluídas 19 dimensões inerentes à imagem perceptual. Através do recurso à estatística descritiva, analisou-se as médias obtidas por cada dimensão e, numa segunda fase, através de testes de t de amostras independentes, averiguou-se a possibilidade de diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos de turistas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3124
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3124/1115
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF
dc.source.none.fl_str_mv Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.6, n3, Set./Dez., 2016 - Edição Temática: Turismo e Organização Sócio-espacial, pp.1-100; 67-75
Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.6, n3, Set./Dez., 2016 - Edição Temática: Turismo e Organização Sócio-espacial, pp.1-100; 67-75
Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, V.6, n3, Set./Dez., 2016 - Edição Temática: Turismo e Organização Sócio-espacial, pp.1-100; 67-75
2238-2925
reponame:Anais Brasileiros de Estudos Turísticos
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Anais Brasileiros de Estudos Turísticos
collection Anais Brasileiros de Estudos Turísticos
repository.name.fl_str_mv Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.abet@ufjf.edu.br || thiago.pimentel@ufjf.edu.br
_version_ 1798044892375547904