O Que Faz o Visitante do Inhotim Satisfeito?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gosling, Marlusa de Sevilha
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Queiroz, Danielle Carolina, Meints, Luciana de Rio, Christino, Juliana Maria Magalhães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3164
Resumo: O objetivo deste estudo é aprofundar no entendimento dos antecedentes de satisfação de visitantes em museus. Para isso, utilizou-se a teoria do comportamento do consumidor aprofundando em conceitos como a qualidade percebida e a experiência cultural em museus. A variável valor social foi acrescida à escala HISTOQUAL para mensurar aspectos sociais relativos à satisfação. Um questionário presencial foi aplicado com os visitantes do Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG). Os autores demonstram que os construtos tangíveis, responsividade, comunicação e valor social explicam cerca de 38% da satisfação do público. Esta pesquisa contribui para estudos em antecedentes de satisfação de visitantes em museus e com a evolução da HISTOQUAL, escala focada em avaliar a qualidade de lugares históricos, ao aplicá-la em um contexto de brasileiro.
id UFJF-2_21fb1b0ce516ab858a8ebdc3539a8a7b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/3164
network_acronym_str UFJF-2
network_name_str Anais Brasileiros de Estudos Turísticos
repository_id_str
spelling O Que Faz o Visitante do Inhotim Satisfeito?MuseusTourismoComportamento do consumidorSatisfação do clienteO objetivo deste estudo é aprofundar no entendimento dos antecedentes de satisfação de visitantes em museus. Para isso, utilizou-se a teoria do comportamento do consumidor aprofundando em conceitos como a qualidade percebida e a experiência cultural em museus. A variável valor social foi acrescida à escala HISTOQUAL para mensurar aspectos sociais relativos à satisfação. Um questionário presencial foi aplicado com os visitantes do Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG). Os autores demonstram que os construtos tangíveis, responsividade, comunicação e valor social explicam cerca de 38% da satisfação do público. Esta pesquisa contribui para estudos em antecedentes de satisfação de visitantes em museus e com a evolução da HISTOQUAL, escala focada em avaliar a qualidade de lugares históricos, ao aplicá-la em um contexto de brasileiro.Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF2017-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/316410.34019/2238-2925.2017.v7.3164Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET v.7, n.2, Maio/Ago., 2017: Edição Temática: Turismo: formas de deslocamento, teoria em turismo e suas implicações teóricas e práticas, pp.1-117; 82-99Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET v.7, n.2, Maio/Ago., 2017: Edição Temática: Turismo: formas de deslocamento, teoria em turismo e suas implicações teóricas e práticas, pp.1-117; 82-99Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET v.7, n.2, Maio/Ago., 2017: Edição Temática: Turismo: formas de deslocamento, teoria em turismo e suas implicações teóricas e práticas, pp.1-117; 82-992238-2925reponame:Anais Brasileiros de Estudos Turísticosinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3164/1145Copyright (c) 2017 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABETinfo:eu-repo/semantics/openAccessGosling, Marlusa de Sevilhade Queiroz, Danielle CarolinaMeints, Luciana de RioChristino, Juliana Maria Magalhães2019-09-03T15:49:06Zoai:periodicos.ufjf.br:article/3164Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/indexPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/oairevista.abet@ufjf.edu.br || thiago.pimentel@ufjf.edu.br2238-29252238-2925opendoar:2019-09-03T15:49:06Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv O Que Faz o Visitante do Inhotim Satisfeito?
title O Que Faz o Visitante do Inhotim Satisfeito?
spellingShingle O Que Faz o Visitante do Inhotim Satisfeito?
Gosling, Marlusa de Sevilha
Museus
Tourismo
Comportamento do consumidor
Satisfação do cliente
title_short O Que Faz o Visitante do Inhotim Satisfeito?
title_full O Que Faz o Visitante do Inhotim Satisfeito?
title_fullStr O Que Faz o Visitante do Inhotim Satisfeito?
title_full_unstemmed O Que Faz o Visitante do Inhotim Satisfeito?
title_sort O Que Faz o Visitante do Inhotim Satisfeito?
author Gosling, Marlusa de Sevilha
author_facet Gosling, Marlusa de Sevilha
de Queiroz, Danielle Carolina
Meints, Luciana de Rio
Christino, Juliana Maria Magalhães
author_role author
author2 de Queiroz, Danielle Carolina
Meints, Luciana de Rio
Christino, Juliana Maria Magalhães
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gosling, Marlusa de Sevilha
de Queiroz, Danielle Carolina
Meints, Luciana de Rio
Christino, Juliana Maria Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Museus
Tourismo
Comportamento do consumidor
Satisfação do cliente
topic Museus
Tourismo
Comportamento do consumidor
Satisfação do cliente
description O objetivo deste estudo é aprofundar no entendimento dos antecedentes de satisfação de visitantes em museus. Para isso, utilizou-se a teoria do comportamento do consumidor aprofundando em conceitos como a qualidade percebida e a experiência cultural em museus. A variável valor social foi acrescida à escala HISTOQUAL para mensurar aspectos sociais relativos à satisfação. Um questionário presencial foi aplicado com os visitantes do Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG). Os autores demonstram que os construtos tangíveis, responsividade, comunicação e valor social explicam cerca de 38% da satisfação do público. Esta pesquisa contribui para estudos em antecedentes de satisfação de visitantes em museus e com a evolução da HISTOQUAL, escala focada em avaliar a qualidade de lugares históricos, ao aplicá-la em um contexto de brasileiro.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3164
10.34019/2238-2925.2017.v7.3164
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3164
identifier_str_mv 10.34019/2238-2925.2017.v7.3164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/abet/article/view/3164/1145
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF
dc.source.none.fl_str_mv Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET v.7, n.2, Maio/Ago., 2017: Edição Temática: Turismo: formas de deslocamento, teoria em turismo e suas implicações teóricas e práticas, pp.1-117; 82-99
Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET v.7, n.2, Maio/Ago., 2017: Edição Temática: Turismo: formas de deslocamento, teoria em turismo e suas implicações teóricas e práticas, pp.1-117; 82-99
Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET v.7, n.2, Maio/Ago., 2017: Edição Temática: Turismo: formas de deslocamento, teoria em turismo e suas implicações teóricas e práticas, pp.1-117; 82-99
2238-2925
reponame:Anais Brasileiros de Estudos Turísticos
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Anais Brasileiros de Estudos Turísticos
collection Anais Brasileiros de Estudos Turísticos
repository.name.fl_str_mv Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.abet@ufjf.edu.br || thiago.pimentel@ufjf.edu.br
_version_ 1798044892420636672