Beyond the image: the role of sound effects in La Cienaga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Roberta
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Carreiro, Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21550
Resumo: Este artigo tem como objetivo principal investigar o papel de sons ambientes e ruídos naturais do cotidiano na construção narrativa e estilística do filme argentino O Pântano (La Ciénaga, Lucrecia Martel, 2001). A discussão parte do pressuposto de que a produção cinematográfica contemporânea costuma privilegiar a instância visual, relegando aos elementos sonoros uma função secundária de mero reforço da construção do sentido imagético. Para dar materialidade à discussão, realizamos uma análise detalhada da sequência de abertura do filme, que emprega a estratégia de combinar enquadramentos fechados e close-ups de objetos e partes do corpo humano com ruídos naturais amplificados, a fim de construir uma paisagem sonora hiper-real, propondo assim um modelo de escuta em que os sons afetam e modificam o sentido narrativo das imagens. Dessa maneira, o longa-metragem consegue subverter a tendência dominante e explorar os sons do cotidiano de forma autônoma e criativa. Assim, a partir da observação cuidadosa desta cena, que funciona como um microcosmo do processo criativo sonoro de todo o filme, propomos uma reflexão atenta sobre o papel dos sons no estabelecimento de uma relação mais sinestésica do que meramente informativa entre espectador e diegese fílmica.
id UFJF-4_2dd7520f896156303e620755b8174601
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/21550
network_acronym_str UFJF-4
network_name_str Revista Lumina
repository_id_str
spelling Beyond the image: the role of sound effects in La CienagaPara além da imagem: o papel dos efeitos sonoros no filme O Pântanosound designhiper-realismopaisagem sonoraLucrecia Martelcinema argentinoEste artigo tem como objetivo principal investigar o papel de sons ambientes e ruídos naturais do cotidiano na construção narrativa e estilística do filme argentino O Pântano (La Ciénaga, Lucrecia Martel, 2001). A discussão parte do pressuposto de que a produção cinematográfica contemporânea costuma privilegiar a instância visual, relegando aos elementos sonoros uma função secundária de mero reforço da construção do sentido imagético. Para dar materialidade à discussão, realizamos uma análise detalhada da sequência de abertura do filme, que emprega a estratégia de combinar enquadramentos fechados e close-ups de objetos e partes do corpo humano com ruídos naturais amplificados, a fim de construir uma paisagem sonora hiper-real, propondo assim um modelo de escuta em que os sons afetam e modificam o sentido narrativo das imagens. Dessa maneira, o longa-metragem consegue subverter a tendência dominante e explorar os sons do cotidiano de forma autônoma e criativa. Assim, a partir da observação cuidadosa desta cena, que funciona como um microcosmo do processo criativo sonoro de todo o filme, propomos uma reflexão atenta sobre o papel dos sons no estabelecimento de uma relação mais sinestésica do que meramente informativa entre espectador e diegese fílmica.Universidade Federal de Juiz de Fora2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/2155010.34019/1981-4070.2019.v13.21550Lumina; v. 13 n. 3 (2019): Dossiê: Comunicação Política, Eleições 2018 e Campanha Permanente; 200-2151981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21550/20042Copyright (c) 2019 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessCoutinho, RobertaCarreiro, Rodrigo2020-02-11T17:28:51Zoai:periodicos.ufjf.br:article/21550Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2020-02-11T17:28:51Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Beyond the image: the role of sound effects in La Cienaga
Para além da imagem: o papel dos efeitos sonoros no filme O Pântano
title Beyond the image: the role of sound effects in La Cienaga
spellingShingle Beyond the image: the role of sound effects in La Cienaga
Coutinho, Roberta
sound design
hiper-realismo
paisagem sonora
Lucrecia Martel
cinema argentino
title_short Beyond the image: the role of sound effects in La Cienaga
title_full Beyond the image: the role of sound effects in La Cienaga
title_fullStr Beyond the image: the role of sound effects in La Cienaga
title_full_unstemmed Beyond the image: the role of sound effects in La Cienaga
title_sort Beyond the image: the role of sound effects in La Cienaga
author Coutinho, Roberta
author_facet Coutinho, Roberta
Carreiro, Rodrigo
author_role author
author2 Carreiro, Rodrigo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Roberta
Carreiro, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv sound design
hiper-realismo
paisagem sonora
Lucrecia Martel
cinema argentino
topic sound design
hiper-realismo
paisagem sonora
Lucrecia Martel
cinema argentino
description Este artigo tem como objetivo principal investigar o papel de sons ambientes e ruídos naturais do cotidiano na construção narrativa e estilística do filme argentino O Pântano (La Ciénaga, Lucrecia Martel, 2001). A discussão parte do pressuposto de que a produção cinematográfica contemporânea costuma privilegiar a instância visual, relegando aos elementos sonoros uma função secundária de mero reforço da construção do sentido imagético. Para dar materialidade à discussão, realizamos uma análise detalhada da sequência de abertura do filme, que emprega a estratégia de combinar enquadramentos fechados e close-ups de objetos e partes do corpo humano com ruídos naturais amplificados, a fim de construir uma paisagem sonora hiper-real, propondo assim um modelo de escuta em que os sons afetam e modificam o sentido narrativo das imagens. Dessa maneira, o longa-metragem consegue subverter a tendência dominante e explorar os sons do cotidiano de forma autônoma e criativa. Assim, a partir da observação cuidadosa desta cena, que funciona como um microcosmo do processo criativo sonoro de todo o filme, propomos uma reflexão atenta sobre o papel dos sons no estabelecimento de uma relação mais sinestésica do que meramente informativa entre espectador e diegese fílmica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21550
10.34019/1981-4070.2019.v13.21550
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21550
identifier_str_mv 10.34019/1981-4070.2019.v13.21550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21550/20042
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 13 n. 3 (2019): Dossiê: Comunicação Política, Eleições 2018 e Campanha Permanente; 200-215
1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
repository.name.fl_str_mv Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.lumina@ufjf.br
_version_ 1798675254978019328