A representação dos sons do mundo no cinema de Lucrecia Martel: imersão em um universo sonoro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COUTINHO, Roberta Ambrozio de Azeredo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29610
Resumo: Esta pesquisa se propôs a realizar um estudo sobre a representação dos sons do mundo na cinematografia da diretora argentina Lucrecia Martel. Partiu-se da problemática de que estas sonoridades cotidianas – produzidas pelos diversos ambientes, pelo homem e, também, pelo contato entre eles –, as quais são convencionalmente representadas no cinema contemporâneo enquanto meros acessórios figurativos da imagem, assumem papéis autônomos e determinantes na concepção narrativa e estética da obra da cineasta. O enfoque teórico deste trabalho se concentrou no conceito de hiper-realismo sonoro e no modelo conceitual denominado Tri-círculo, do pesquisador Michel Chion, o qual busca dar conta da movimentação dos sons pelo espaço do quadro fílmico. A análise do último capítulo baseou-se no estabelecimento de um diálogo entre a perspectiva teórica adotada ao longo do texto e a investigação acerca dos recursos estilísticos explorados na criação da matéria sonora, especificamente daquela que não é voz e nem música, nos três longas-metragens da diretora. Desta maneira, buscou-se problematizar e compreender como o som é um componente fundamental nos engendramentos de sentido dos filmes analisados e na consequente caracterização da identidade peculiar que demarca o estilo autoral de Martel.
id UFPE_5dac9f4b5c7e578f65e68e6292377e7a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/29610
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling COUTINHO, Roberta Ambrozio de Azeredohttp://lattes.cnpq.br/5346258671762343http://lattes.cnpq.br/0263456536361820CARREIRO, Rodrigo Octavio D'Azevedo2019-03-08T15:12:48Z2019-03-08T15:12:48Z2017-03-03https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29610Esta pesquisa se propôs a realizar um estudo sobre a representação dos sons do mundo na cinematografia da diretora argentina Lucrecia Martel. Partiu-se da problemática de que estas sonoridades cotidianas – produzidas pelos diversos ambientes, pelo homem e, também, pelo contato entre eles –, as quais são convencionalmente representadas no cinema contemporâneo enquanto meros acessórios figurativos da imagem, assumem papéis autônomos e determinantes na concepção narrativa e estética da obra da cineasta. O enfoque teórico deste trabalho se concentrou no conceito de hiper-realismo sonoro e no modelo conceitual denominado Tri-círculo, do pesquisador Michel Chion, o qual busca dar conta da movimentação dos sons pelo espaço do quadro fílmico. A análise do último capítulo baseou-se no estabelecimento de um diálogo entre a perspectiva teórica adotada ao longo do texto e a investigação acerca dos recursos estilísticos explorados na criação da matéria sonora, especificamente daquela que não é voz e nem música, nos três longas-metragens da diretora. Desta maneira, buscou-se problematizar e compreender como o som é um componente fundamental nos engendramentos de sentido dos filmes analisados e na consequente caracterização da identidade peculiar que demarca o estilo autoral de Martel.This research proposes to perform a study on the representation of the sounds of the world in the cinematography of the Argentine director Lucrecia Martel. It starts from the problematic that these everyday sounds - produced by the different environments, by man, and also by the contact between them -, which are conventionally represented in the contemporary cinema as mere figurative accessories of the image, assume autonomous and determinant roles in the narrative and aesthetic conception of filmmaker work. The theoretical approach of this work focuses on the concept of hyper-realism sound and on the conceptual model called Tri-circle, by the researcher Michel Chion, which seeks to account the sounds movement by the space of the film frame. The last chapter’s analysis is based on the establishment of a dialogue between the theoretical perspective adopted throughout the text and the investigation about the stylistic resources explored in the creation of the sonic matter, specifically that one which is neither voice or music, in the three director's movies. In this way, we try to problematize and to understand how the sound is a fundamental component in the sense engenderings of the films analyzed and in the consequent characterization of the peculiar identity that demarcates the authorial style of Martel.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessExperiência sonoraEstudos do som cinematográficoAnálise fílmicaLucrecia MartelNuevo cine ArgentinoA representação dos sons do mundo no cinema de Lucrecia Martel: imersão em um universo sonoroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Roberta Ambrozio de Azeredo Coutinho.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Roberta Ambrozio de Azeredo Coutinho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1154https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29610/5/DISSERTAC%cc%a7A%cc%83O%20Roberta%20Ambrozio%20de%20Azeredo%20Coutinho.pdf.jpg13d31bfebf4cc7f8bc5ba006f82ccc34MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Roberta Ambrozio de Azeredo Coutinho.pdfDISSERTAÇÃO Roberta Ambrozio de Azeredo Coutinho.pdfapplication/pdf3546622https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29610/1/DISSERTAC%cc%a7A%cc%83O%20Roberta%20Ambrozio%20de%20Azeredo%20Coutinho.pdf3e6acca11560c37153cac330aabfe4aaMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29610/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29610/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDISSERTAÇÃO Roberta Ambrozio de Azeredo Coutinho.pdf.txtDISSERTAÇÃO Roberta Ambrozio de Azeredo Coutinho.pdf.txtExtracted texttext/plain548265https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29610/4/DISSERTAC%cc%a7A%cc%83O%20Roberta%20Ambrozio%20de%20Azeredo%20Coutinho.pdf.txte7cc039666e772eb3ea6cee27c937b24MD54123456789/296102019-10-25 23:29:51.392oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T02:29:51Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A representação dos sons do mundo no cinema de Lucrecia Martel: imersão em um universo sonoro
title A representação dos sons do mundo no cinema de Lucrecia Martel: imersão em um universo sonoro
spellingShingle A representação dos sons do mundo no cinema de Lucrecia Martel: imersão em um universo sonoro
COUTINHO, Roberta Ambrozio de Azeredo
Experiência sonora
Estudos do som cinematográfico
Análise fílmica
Lucrecia Martel
Nuevo cine Argentino
title_short A representação dos sons do mundo no cinema de Lucrecia Martel: imersão em um universo sonoro
title_full A representação dos sons do mundo no cinema de Lucrecia Martel: imersão em um universo sonoro
title_fullStr A representação dos sons do mundo no cinema de Lucrecia Martel: imersão em um universo sonoro
title_full_unstemmed A representação dos sons do mundo no cinema de Lucrecia Martel: imersão em um universo sonoro
title_sort A representação dos sons do mundo no cinema de Lucrecia Martel: imersão em um universo sonoro
author COUTINHO, Roberta Ambrozio de Azeredo
author_facet COUTINHO, Roberta Ambrozio de Azeredo
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5346258671762343
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0263456536361820
dc.contributor.author.fl_str_mv COUTINHO, Roberta Ambrozio de Azeredo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CARREIRO, Rodrigo Octavio D'Azevedo
contributor_str_mv CARREIRO, Rodrigo Octavio D'Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência sonora
Estudos do som cinematográfico
Análise fílmica
Lucrecia Martel
Nuevo cine Argentino
topic Experiência sonora
Estudos do som cinematográfico
Análise fílmica
Lucrecia Martel
Nuevo cine Argentino
description Esta pesquisa se propôs a realizar um estudo sobre a representação dos sons do mundo na cinematografia da diretora argentina Lucrecia Martel. Partiu-se da problemática de que estas sonoridades cotidianas – produzidas pelos diversos ambientes, pelo homem e, também, pelo contato entre eles –, as quais são convencionalmente representadas no cinema contemporâneo enquanto meros acessórios figurativos da imagem, assumem papéis autônomos e determinantes na concepção narrativa e estética da obra da cineasta. O enfoque teórico deste trabalho se concentrou no conceito de hiper-realismo sonoro e no modelo conceitual denominado Tri-círculo, do pesquisador Michel Chion, o qual busca dar conta da movimentação dos sons pelo espaço do quadro fílmico. A análise do último capítulo baseou-se no estabelecimento de um diálogo entre a perspectiva teórica adotada ao longo do texto e a investigação acerca dos recursos estilísticos explorados na criação da matéria sonora, especificamente daquela que não é voz e nem música, nos três longas-metragens da diretora. Desta maneira, buscou-se problematizar e compreender como o som é um componente fundamental nos engendramentos de sentido dos filmes analisados e na consequente caracterização da identidade peculiar que demarca o estilo autoral de Martel.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-08T15:12:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-03-08T15:12:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29610
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Comunicacao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29610/5/DISSERTAC%cc%a7A%cc%83O%20Roberta%20Ambrozio%20de%20Azeredo%20Coutinho.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29610/1/DISSERTAC%cc%a7A%cc%83O%20Roberta%20Ambrozio%20de%20Azeredo%20Coutinho.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29610/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29610/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29610/4/DISSERTAC%cc%a7A%cc%83O%20Roberta%20Ambrozio%20de%20Azeredo%20Coutinho.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 13d31bfebf4cc7f8bc5ba006f82ccc34
3e6acca11560c37153cac330aabfe4aa
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
e7cc039666e772eb3ea6cee27c937b24
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310635704287232