Aprender a ensinar matemática nos cursos de Pedagogia das IES públicas do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Edilson de Araújo dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moya, Paula Tamyris, Moraes, Silvia Pereira Gonzaga de, Lacanallo Arrais, Luciana Figueiredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35014
Resumo: Objetivamos neste artigo expor uma investigação realizada sobre os programas das disciplinas que envolvem o ensino de matemática nos cursos de Pedagogia, modalidade presencial das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Paraná, a fim de identificar o que é proposto aos futuros professores. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, nesta investigação, desenvolvemos uma pesquisa documental em 18 cursos de Pedagogia, totalizando 23 programas de disciplinas como fonte de investigação. Para caracterização dos documentos, análise e apreensão do objeto de estudo valemo-nos dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Os resultados estão organizados em três categorias: a) O sujeito na organização do ensino: a Educação Infantil em foco; b) A forma de ensinar: O lúdico como possibilidade educativa na infância; e c) Os conteúdos matemáticos: o que deve aprender o pedagogo?
id UFJF-6_d4ff0351415d1b2b1c5c1e8195491ae7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/35014
network_acronym_str UFJF-6
network_name_str Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
repository_id_str
spelling Aprender a ensinar matemática nos cursos de Pedagogia das IES públicas do ParanáCurso de pedagogiaFormação inicial de professoresEnsino de MatemáticaPrograma Disciplinar Objetivamos neste artigo expor uma investigação realizada sobre os programas das disciplinas que envolvem o ensino de matemática nos cursos de Pedagogia, modalidade presencial das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Paraná, a fim de identificar o que é proposto aos futuros professores. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, nesta investigação, desenvolvemos uma pesquisa documental em 18 cursos de Pedagogia, totalizando 23 programas de disciplinas como fonte de investigação. Para caracterização dos documentos, análise e apreensão do objeto de estudo valemo-nos dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Os resultados estão organizados em três categorias: a) O sujeito na organização do ensino: a Educação Infantil em foco; b) A forma de ensinar: O lúdico como possibilidade educativa na infância; e c) Os conteúdos matemáticos: o que deve aprender o pedagogo? Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática2021-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/3501410.34019/2594-4673.2021.v5.35014Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 5 n. 1 (2021): Janeiro-Dezembro2594-4673reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35014/23683Copyright (c) 2021 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Edilson de Araújo dosMoya, Paula TamyrisMoraes, Silvia Pereira Gonzaga deLacanallo Arrais, Luciana Figueiredo2021-07-25T20:50:56Zoai:periodicos.ufjf.br:article/35014Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/indexPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/oairevista.ridema@gmail.com||2594-46732594-4673opendoar:2021-07-25T20:50:56Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprender a ensinar matemática nos cursos de Pedagogia das IES públicas do Paraná
title Aprender a ensinar matemática nos cursos de Pedagogia das IES públicas do Paraná
spellingShingle Aprender a ensinar matemática nos cursos de Pedagogia das IES públicas do Paraná
Santos, Edilson de Araújo dos
Curso de pedagogia
Formação inicial de professores
Ensino de Matemática
Programa Disciplinar
title_short Aprender a ensinar matemática nos cursos de Pedagogia das IES públicas do Paraná
title_full Aprender a ensinar matemática nos cursos de Pedagogia das IES públicas do Paraná
title_fullStr Aprender a ensinar matemática nos cursos de Pedagogia das IES públicas do Paraná
title_full_unstemmed Aprender a ensinar matemática nos cursos de Pedagogia das IES públicas do Paraná
title_sort Aprender a ensinar matemática nos cursos de Pedagogia das IES públicas do Paraná
author Santos, Edilson de Araújo dos
author_facet Santos, Edilson de Araújo dos
Moya, Paula Tamyris
Moraes, Silvia Pereira Gonzaga de
Lacanallo Arrais, Luciana Figueiredo
author_role author
author2 Moya, Paula Tamyris
Moraes, Silvia Pereira Gonzaga de
Lacanallo Arrais, Luciana Figueiredo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Edilson de Araújo dos
Moya, Paula Tamyris
Moraes, Silvia Pereira Gonzaga de
Lacanallo Arrais, Luciana Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Curso de pedagogia
Formação inicial de professores
Ensino de Matemática
Programa Disciplinar
topic Curso de pedagogia
Formação inicial de professores
Ensino de Matemática
Programa Disciplinar
description Objetivamos neste artigo expor uma investigação realizada sobre os programas das disciplinas que envolvem o ensino de matemática nos cursos de Pedagogia, modalidade presencial das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Paraná, a fim de identificar o que é proposto aos futuros professores. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, nesta investigação, desenvolvemos uma pesquisa documental em 18 cursos de Pedagogia, totalizando 23 programas de disciplinas como fonte de investigação. Para caracterização dos documentos, análise e apreensão do objeto de estudo valemo-nos dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Os resultados estão organizados em três categorias: a) O sujeito na organização do ensino: a Educação Infantil em foco; b) A forma de ensinar: O lúdico como possibilidade educativa na infância; e c) Os conteúdos matemáticos: o que deve aprender o pedagogo?
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35014
10.34019/2594-4673.2021.v5.35014
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35014
identifier_str_mv 10.34019/2594-4673.2021.v5.35014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35014/23683
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 5 n. 1 (2021): Janeiro-Dezembro
2594-4673
reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
collection Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.ridema@gmail.com||
_version_ 1797069117660856321