Aprender a ensinar matemática nos cursos de Pedagogia das IES públicas do Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35014 |
Resumo: | Objetivamos neste artigo expor uma investigação realizada sobre os programas das disciplinas que envolvem o ensino de matemática nos cursos de Pedagogia, modalidade presencial das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Paraná, a fim de identificar o que é proposto aos futuros professores. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, nesta investigação, desenvolvemos uma pesquisa documental em 18 cursos de Pedagogia, totalizando 23 programas de disciplinas como fonte de investigação. Para caracterização dos documentos, análise e apreensão do objeto de estudo valemo-nos dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Os resultados estão organizados em três categorias: a) O sujeito na organização do ensino: a Educação Infantil em foco; b) A forma de ensinar: O lúdico como possibilidade educativa na infância; e c) Os conteúdos matemáticos: o que deve aprender o pedagogo? |
id |
UFJF-6_d4ff0351415d1b2b1c5c1e8195491ae7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/35014 |
network_acronym_str |
UFJF-6 |
network_name_str |
Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprender a ensinar matemática nos cursos de Pedagogia das IES públicas do ParanáCurso de pedagogiaFormação inicial de professoresEnsino de MatemáticaPrograma Disciplinar Objetivamos neste artigo expor uma investigação realizada sobre os programas das disciplinas que envolvem o ensino de matemática nos cursos de Pedagogia, modalidade presencial das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Paraná, a fim de identificar o que é proposto aos futuros professores. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, nesta investigação, desenvolvemos uma pesquisa documental em 18 cursos de Pedagogia, totalizando 23 programas de disciplinas como fonte de investigação. Para caracterização dos documentos, análise e apreensão do objeto de estudo valemo-nos dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Os resultados estão organizados em três categorias: a) O sujeito na organização do ensino: a Educação Infantil em foco; b) A forma de ensinar: O lúdico como possibilidade educativa na infância; e c) Os conteúdos matemáticos: o que deve aprender o pedagogo? Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática2021-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/3501410.34019/2594-4673.2021.v5.35014Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 5 n. 1 (2021): Janeiro-Dezembro2594-4673reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35014/23683Copyright (c) 2021 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Edilson de Araújo dosMoya, Paula TamyrisMoraes, Silvia Pereira Gonzaga deLacanallo Arrais, Luciana Figueiredo2021-07-25T20:50:56Zoai:periodicos.ufjf.br:article/35014Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/indexPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/oairevista.ridema@gmail.com||2594-46732594-4673opendoar:2021-07-25T20:50:56Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprender a ensinar matemática nos cursos de Pedagogia das IES públicas do Paraná |
title |
Aprender a ensinar matemática nos cursos de Pedagogia das IES públicas do Paraná |
spellingShingle |
Aprender a ensinar matemática nos cursos de Pedagogia das IES públicas do Paraná Santos, Edilson de Araújo dos Curso de pedagogia Formação inicial de professores Ensino de Matemática Programa Disciplinar |
title_short |
Aprender a ensinar matemática nos cursos de Pedagogia das IES públicas do Paraná |
title_full |
Aprender a ensinar matemática nos cursos de Pedagogia das IES públicas do Paraná |
title_fullStr |
Aprender a ensinar matemática nos cursos de Pedagogia das IES públicas do Paraná |
title_full_unstemmed |
Aprender a ensinar matemática nos cursos de Pedagogia das IES públicas do Paraná |
title_sort |
Aprender a ensinar matemática nos cursos de Pedagogia das IES públicas do Paraná |
author |
Santos, Edilson de Araújo dos |
author_facet |
Santos, Edilson de Araújo dos Moya, Paula Tamyris Moraes, Silvia Pereira Gonzaga de Lacanallo Arrais, Luciana Figueiredo |
author_role |
author |
author2 |
Moya, Paula Tamyris Moraes, Silvia Pereira Gonzaga de Lacanallo Arrais, Luciana Figueiredo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Edilson de Araújo dos Moya, Paula Tamyris Moraes, Silvia Pereira Gonzaga de Lacanallo Arrais, Luciana Figueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curso de pedagogia Formação inicial de professores Ensino de Matemática Programa Disciplinar |
topic |
Curso de pedagogia Formação inicial de professores Ensino de Matemática Programa Disciplinar |
description |
Objetivamos neste artigo expor uma investigação realizada sobre os programas das disciplinas que envolvem o ensino de matemática nos cursos de Pedagogia, modalidade presencial das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Paraná, a fim de identificar o que é proposto aos futuros professores. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, nesta investigação, desenvolvemos uma pesquisa documental em 18 cursos de Pedagogia, totalizando 23 programas de disciplinas como fonte de investigação. Para caracterização dos documentos, análise e apreensão do objeto de estudo valemo-nos dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Os resultados estão organizados em três categorias: a) O sujeito na organização do ensino: a Educação Infantil em foco; b) A forma de ensinar: O lúdico como possibilidade educativa na infância; e c) Os conteúdos matemáticos: o que deve aprender o pedagogo? |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35014 10.34019/2594-4673.2021.v5.35014 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35014 |
identifier_str_mv |
10.34019/2594-4673.2021.v5.35014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35014/23683 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 5 n. 1 (2021): Janeiro-Dezembro 2594-4673 reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática |
collection |
Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.ridema@gmail.com|| |
_version_ |
1797069117660856321 |