“Tenho medo de Matemática”: memórias escolares por estudantes de Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Fátima Fiorezano da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245914
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
id UFSC_71a0f7eed2c56ab293920e8924bd83ac
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/245914
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling “Tenho medo de Matemática”: memórias escolares por estudantes de PedagogiaEducação MatemáticaMatemática emocionalFormação inicial de ProfessoresMemóriasCurso de PedagogiaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.A presente pesquisa investigou os medos em relação à Matemática por estudantes de Pedagogia. Para tanto, analisamos memórias escolares de estudantes e professoras (ex-estudantes de Pedagogia), que destacam situações de medo, dificuldades e angústias em relação à Matemática. A sustentação teórica está vinculada ao campo de estudos sobre Matemática emocional, a importância da formação em Educação Matemática dos futuros pedagogos e a própria história de vida escolar da pesquisadora em relação à matemática. Os dados da pesquisa são constituídos por memórias escolares produzidas nos últimos vinte anos e que compõem o arquivo pessoal da professora orientadora da pesquisa. Dessa forma, a investigação se caracteriza como uma pesquisa documental. Foram realizadas leituras e seleção de algumas memórias representativas que evidenciavam aspectos relacionados a cada uma das categorias definidas: medo, dificuldades e angústias. A seleção das memórias se deu por aquelas que mais se aproximavam da própria memória da pesquisadora. A análise possibilitou identificar os diferentes medos, dificuldades e angústias relatados pelas estudantes e professoras, levando-nos a refletir sobre a importância de lidar com esse sentimento na escola e por meio de práticas e propostas, repensarmos formas de trabalharmos a Matemática em sala de aula para que os estudantes ressignifiquem a aprendizagem matemática, construindo um novo pensamento e sentimento a respeito dessa disciplina. Tomar consciência de tais aspectos possibilita ao futuro professor, repensar sobre seu processo formativo bem como construir uma possibilidade de ser um professor que ensina matemática diferente, que não reforce ou mesmo potencialize os medos em relação à Matemática escolar.Florianópolis, SC.Grando, Regina CéliaUniversidade Federal de Santa Catarina.Silveira, Fátima Fiorezano da2023-05-18T18:39:07Z2023-05-18T18:39:07Z2023-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis55application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245914Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-05-18T18:39:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/245914Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-05-18T18:39:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv “Tenho medo de Matemática”: memórias escolares por estudantes de Pedagogia
title “Tenho medo de Matemática”: memórias escolares por estudantes de Pedagogia
spellingShingle “Tenho medo de Matemática”: memórias escolares por estudantes de Pedagogia
Silveira, Fátima Fiorezano da
Educação Matemática
Matemática emocional
Formação inicial de Professores
Memórias
Curso de Pedagogia
title_short “Tenho medo de Matemática”: memórias escolares por estudantes de Pedagogia
title_full “Tenho medo de Matemática”: memórias escolares por estudantes de Pedagogia
title_fullStr “Tenho medo de Matemática”: memórias escolares por estudantes de Pedagogia
title_full_unstemmed “Tenho medo de Matemática”: memórias escolares por estudantes de Pedagogia
title_sort “Tenho medo de Matemática”: memórias escolares por estudantes de Pedagogia
author Silveira, Fátima Fiorezano da
author_facet Silveira, Fátima Fiorezano da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grando, Regina Célia
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Fátima Fiorezano da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Matemática emocional
Formação inicial de Professores
Memórias
Curso de Pedagogia
topic Educação Matemática
Matemática emocional
Formação inicial de Professores
Memórias
Curso de Pedagogia
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-18T18:39:07Z
2023-05-18T18:39:07Z
2023-03-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245914
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 55
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652269460127744