O lugar da matemática no curso de licenciatura em pedagogia da Universidade do Estado Da Bahia, Campus II – Alagoinhas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Márcia Laiane Cerqueira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11896/3616
Resumo: O tema do presente estudo é o lugar da Matemática no curso de Pedagogia da UNEB, campus II – Alagoinhas, no qual ele se desenvolve sob um processo de cooperação interdepartamental com o curso de Pedagogia da UNEB, campus XI – Serrinha, que tem como produto a formação do pedagogo. Os estudos relacionados à formação de professores para a educação infantil mostram um avanço nas discussões sobre as particularidades que envolvem essa formação. Desta forma, este trabalho tem como objetivo principal investigar o lugar da Matemática no curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, campus II – Alagoinhas, de modo a realizar uma análise da visão dos estudantes do curso de Pedagogia sobre a Matemática, sobre os conhecimentos da Matemática, bem como identificar suas concepções acerca da aprendizagem adquirida no seu processo de formação inicial em Matemática. Tendo por base os conhecimentos teóricos, pedagógicos e práticos, procuramos responder à seguinte questão de pesquisa: “Como os saberes de Matemática se apresentam no Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia da UNEB – (Campus II)/ Campus XI Serrinha?”. Na busca por respostas para nossa questão de pesquisa, fomos em busca de aspectos constitutivos do PPP do curso de licenciatura em Pedagogia da UNEB, campus XI, Serrinha, buscando confrontá-los com os entendimentos produzidos pelos estudantes desta formação. Como conclusão, acreditamos que os Saberes Matemáticos vêm se revelando no decorrer do curso de Pedagogia da UNEB, campus II – Alagoinhas, ganhando um espaço nas atividades que permeiam o processo formativo do Pedagogo através das propostas de ensino e extensão estabelecidas e ofertadas nesse ambiente.
id UNEB-8_c5e1486f1d03c697f0ba5cd60e904aef
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3616
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling O lugar da matemática no curso de licenciatura em pedagogia da Universidade do Estado Da Bahia, Campus II – AlagoinhasThe Place of Mathematics in the Pedagogy Degree Program at the State University of Bahia, CAMPUS II – AlagoinhasSaber MatemáticoFormação InicialConhecimento MatemáticoCurso de PedagogiaO tema do presente estudo é o lugar da Matemática no curso de Pedagogia da UNEB, campus II – Alagoinhas, no qual ele se desenvolve sob um processo de cooperação interdepartamental com o curso de Pedagogia da UNEB, campus XI – Serrinha, que tem como produto a formação do pedagogo. Os estudos relacionados à formação de professores para a educação infantil mostram um avanço nas discussões sobre as particularidades que envolvem essa formação. Desta forma, este trabalho tem como objetivo principal investigar o lugar da Matemática no curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, campus II – Alagoinhas, de modo a realizar uma análise da visão dos estudantes do curso de Pedagogia sobre a Matemática, sobre os conhecimentos da Matemática, bem como identificar suas concepções acerca da aprendizagem adquirida no seu processo de formação inicial em Matemática. Tendo por base os conhecimentos teóricos, pedagógicos e práticos, procuramos responder à seguinte questão de pesquisa: “Como os saberes de Matemática se apresentam no Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia da UNEB – (Campus II)/ Campus XI Serrinha?”. Na busca por respostas para nossa questão de pesquisa, fomos em busca de aspectos constitutivos do PPP do curso de licenciatura em Pedagogia da UNEB, campus XI, Serrinha, buscando confrontá-los com os entendimentos produzidos pelos estudantes desta formação. Como conclusão, acreditamos que os Saberes Matemáticos vêm se revelando no decorrer do curso de Pedagogia da UNEB, campus II – Alagoinhas, ganhando um espaço nas atividades que permeiam o processo formativo do Pedagogo através das propostas de ensino e extensão estabelecidas e ofertadas nesse ambiente.The subject of the present study is the place of Mathematics in the Pedagogy course at UNEB, campus II, Alagoinhas, where it is developed under a process of interdepartmental cooperation of the Pedagogy course at UNEB, campus XI, Serrinha and which has as a product the pedagogue training. Studies related to teacher training for early childhood education show an advance in discussions about the particularities that involve this training. In this way, this work has as main objective to investigate the place of Mathematics in the Pedagogy course of the Universidade do Estado da Bahia-UNEB, campus II - Alagoinhas, in order to carry out an analysis of the vision of the students of the Pedagogy course on Mathematics, on the knowledge of Mathematics, as well as to identify their conceptions about the learning acquired in their process of initial formation in Mathematics, based on theoretical, pedagogical and practical knowledge, we seek to answer the following research question: "How does Mathematics knowledge present itself? in the Political Pedagogical Project of the Pedagogy Course at UNEB – (Campus II)/ Campus XI Serrinha?”. In the search for answers to our research question, we go in search of constitutive aspects of the PPP of the degree in Pedagogy at UNEB, campus XI, Serrinha, seeking to confront it with the understandings produced by the students of this training. In conclusion, we believe that Mathematical Knowledge has been revealed during the Pedagogy course at UNEB, campus II - Alagoinhas, gaining space in the activities that permeate the educational process of the Pedagogue through the teaching and extension proposals established and offered in it.Leal, Maria de Fátima CostaSilva, Maria Eliana Santana da CruzFrança, Magdalânia CaubyOliveira, Márcia Laiane Cerqueira2022-10-13T12:22:22Z2022-10-13T12:22:22Z2022-09-01info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfOLIVEIRA, Márcia Laiane Cerqueira. O lugar da matemática no curso de licenciatura em pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, CAMPUS II – Alagoinhas. Orientadora: Maria de Fátima Costa Leal. 2022. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022.http://hdl.handle.net/20.500.11896/3616porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-05-24T03:00:42Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/3616Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-05-24T03:00:42Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv O lugar da matemática no curso de licenciatura em pedagogia da Universidade do Estado Da Bahia, Campus II – Alagoinhas
The Place of Mathematics in the Pedagogy Degree Program at the State University of Bahia, CAMPUS II – Alagoinhas
title O lugar da matemática no curso de licenciatura em pedagogia da Universidade do Estado Da Bahia, Campus II – Alagoinhas
spellingShingle O lugar da matemática no curso de licenciatura em pedagogia da Universidade do Estado Da Bahia, Campus II – Alagoinhas
Oliveira, Márcia Laiane Cerqueira
Saber Matemático
Formação Inicial
Conhecimento Matemático
Curso de Pedagogia
title_short O lugar da matemática no curso de licenciatura em pedagogia da Universidade do Estado Da Bahia, Campus II – Alagoinhas
title_full O lugar da matemática no curso de licenciatura em pedagogia da Universidade do Estado Da Bahia, Campus II – Alagoinhas
title_fullStr O lugar da matemática no curso de licenciatura em pedagogia da Universidade do Estado Da Bahia, Campus II – Alagoinhas
title_full_unstemmed O lugar da matemática no curso de licenciatura em pedagogia da Universidade do Estado Da Bahia, Campus II – Alagoinhas
title_sort O lugar da matemática no curso de licenciatura em pedagogia da Universidade do Estado Da Bahia, Campus II – Alagoinhas
author Oliveira, Márcia Laiane Cerqueira
author_facet Oliveira, Márcia Laiane Cerqueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leal, Maria de Fátima Costa
Silva, Maria Eliana Santana da Cruz
França, Magdalânia Cauby
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Márcia Laiane Cerqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Saber Matemático
Formação Inicial
Conhecimento Matemático
Curso de Pedagogia
topic Saber Matemático
Formação Inicial
Conhecimento Matemático
Curso de Pedagogia
description O tema do presente estudo é o lugar da Matemática no curso de Pedagogia da UNEB, campus II – Alagoinhas, no qual ele se desenvolve sob um processo de cooperação interdepartamental com o curso de Pedagogia da UNEB, campus XI – Serrinha, que tem como produto a formação do pedagogo. Os estudos relacionados à formação de professores para a educação infantil mostram um avanço nas discussões sobre as particularidades que envolvem essa formação. Desta forma, este trabalho tem como objetivo principal investigar o lugar da Matemática no curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, campus II – Alagoinhas, de modo a realizar uma análise da visão dos estudantes do curso de Pedagogia sobre a Matemática, sobre os conhecimentos da Matemática, bem como identificar suas concepções acerca da aprendizagem adquirida no seu processo de formação inicial em Matemática. Tendo por base os conhecimentos teóricos, pedagógicos e práticos, procuramos responder à seguinte questão de pesquisa: “Como os saberes de Matemática se apresentam no Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia da UNEB – (Campus II)/ Campus XI Serrinha?”. Na busca por respostas para nossa questão de pesquisa, fomos em busca de aspectos constitutivos do PPP do curso de licenciatura em Pedagogia da UNEB, campus XI, Serrinha, buscando confrontá-los com os entendimentos produzidos pelos estudantes desta formação. Como conclusão, acreditamos que os Saberes Matemáticos vêm se revelando no decorrer do curso de Pedagogia da UNEB, campus II – Alagoinhas, ganhando um espaço nas atividades que permeiam o processo formativo do Pedagogo através das propostas de ensino e extensão estabelecidas e ofertadas nesse ambiente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-13T12:22:22Z
2022-10-13T12:22:22Z
2022-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Márcia Laiane Cerqueira. O lugar da matemática no curso de licenciatura em pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, CAMPUS II – Alagoinhas. Orientadora: Maria de Fátima Costa Leal. 2022. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022.
http://hdl.handle.net/20.500.11896/3616
identifier_str_mv OLIVEIRA, Márcia Laiane Cerqueira. O lugar da matemática no curso de licenciatura em pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, CAMPUS II – Alagoinhas. Orientadora: Maria de Fátima Costa Leal. 2022. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus II, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2022.
url http://hdl.handle.net/20.500.11896/3616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131151990554624